

  

    

      

    

  




Renato Cruz




TV digital no Brasil









Tecnologia versus política




EDITORA SENAC SÃO PAULO – SÃO PAULO – 2019




  [image: ]




  Nota do editor




  A televisão é o meio de comunicação de maior alcance no Brasil: 93% das residências contam com televisores, de acordo com pesquisa realizada em 2006 pelo IBGE. A TV aberta recebeu 59% do investimento publicitário feito no país em 2002, que totalizou US$ 3,313 bilhões. E, conforme investigação da Procuradoria da República do Distrito Federal, um em cada dez deputados é proprietário direto de emissora de rádio ou de televisão, sem contar aqueles com concessões em nome de parentes ou empregados.




  Ao reunir essas informações e acompanhar os bastidores do processo de escolha da tecnologia japonesa para operar a TV digital no Brasil, Renato Cruz se viu com os elementos de uma telenovela nas mãos. Uma trama desenvolvida, neste livro, com detalhes em “alta definição”. Para esclarecer o cenário atual, o autor reconstitui a chegada da televisão ao país, em 1950, e narra a formação das principais emissoras brasileiras, que hoje se vêem obrigadas a se adaptar à chamada convergência (a possibilidade de transmissão de voz, vídeo e dados a partir de qualquer meio e de forma intercambiável).




  O Senac São Paulo, sempre atento aos estudos relativos à comunicação e cultura, reafirma, com TV digital no Brasil: tecnologia versus política, sua tradição em manter leitores atualizados e bem informados sobre as decisões que, neste caso, mudaram – e continuarão a mudar – a história do veículo de massa mais influente do país.




  [image: ]




  Prefácio




  Este trabalho do jornalista Renato Cruz representa uma das melhores contribuições à história das decisões governamentais brasileiras, ao registrar e analisar com precisão e objetividade todos os passos do processo de escolha do padrão tecnológico para o chamado Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD).




  Há mais de dez anos Renato Cruz associa seu trabalho profissional como jornalista ao estudo e à pesquisa nas áreas de comunicações e tecnologia da informação. Desse modo, tem podido acompanhar o dia-a-dia daqueles setores e aprofundar sua análise sobre as políticas públicas e os projetos elaborados pelo governo federal.




  Neste livro, o jornalista mostra como a escolha do padrão japonês (ISDB) de TV digital já estava definida muito antes da análise e da comparação com seus competidores – os padrões norte-americano (ATSC) e europeu (DVB). Em lugar de comportar-se com a isenção e independência de um juiz nessa concorrência internacional, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, manifestou em diversas oportunidades ao longo do processo de escolha sua preferência pessoal pelo padrão japonês. Noutras ocasiões, o ministro afirmava que o ISDB era o único que correspondia às exigências do Brasil, ao atender aos requisitos de alta definição, mobilidade, multiprogramação e interatividade. A preferência do ministro coincidiu sempre com a preferência das emissoras de televisão.




  O trabalho de Renato Cruz mostra também os males da politização e da falta de coordenação do projeto de TV digital brasileira. Iniciativas positivas como a convocação de mais de uma centena de pesquisadores das universidades brasileiras acabaram prejudicadas pela interrupção ou pelos atrasos na liberação de recursos de financiamento. Desse modo, a TV digital brasileira acaba sendo inaugurada em dezembro de 2007, sem middleware (o software que permite a interatividade), sem recursos de mobilidade e sem set-top boxes (sintonizadores digitais) em volume suficiente para o funcionamento do sistema. E mais: sem conteúdos de alta definição em quantidade mínima que estimulem o cidadão a investir em novos equipamentos.




  Ao final, o presidente da República e o ministro das Comunicações anun­ciam as razões e vantagens da escolha de um sistema misto, nipo-brasileiro, baseado no padrão ISDB, ressaltando uma suposta contrapartida japonesa: a instalação de uma indústria de semicondutores no Brasil. Na realidade, conforme demonstram os documentos oficiais assinados em Tóquio e em Brasília, nem governo nem empresas japonesas assumiram qualquer compromisso efetivo de instalação dessa indústria de semicondutores.




  O maior mérito deste livro é, sem dúvida, registrar fielmente todos os momentos desse processo de definição das características da TV digital brasileira, seus bastidores e a guerra surda entre emissoras de televisão e empresas de telecomunicações, mobilizando todos os tipos de lobbies de ambos os lados, no Congresso Nacional e nos meios de comunicação.




  Ethevaldo Siqueira


  Colunista do jornal O Estado de S. Paulo e da rádio CBN




  [image: ]




  Agradecimentos




  Para minha mulher, Rosana, e minhas filhas, Renata, Karina e Samanta, pelo apoio e por todo o tempo que deixei de dedicar a elas enquanto trabalhava neste texto.




  Aos meus pais, Décio e Luci, e aos meus irmãos, Gisele e Paulo, pela força.




  Ao professor Luiz Fernando Santoro, que orientou a tese que deu origem ao livro.




  Ao jornalista Ethevaldo Siqueira e aos professores João Antônio Zuffo, Laurindo Lalo Leal Filho e Almir Almas, que participaram da minha banca de doutorado.




  Aos meus editores no Estadão, Ari Schneider e Cida Damasco, pela oportunidade de acompanhar de perto o processo de decisão da TV digital.




  A todos que contribuíram para esta pesquisa, com entrevistas, documentos e sugestões.




  “Não existe outro lado. Isto é televisão, e não telefone. A diferença é grande.”




  Willy Wonka, em A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005).




  [image: ]




  Introdução




  A TV digital aberta estreou no Brasil em 2 de dezembro de 2007, com transmissões na cidade de São Paulo. Trata-se da maior transformação já enfrentada pelo meio de comunicação mais popular do País. A digitalização traz a TV para o mundo da convergência, em que toda informação é transportada por qualquer tipo de rede. Apesar da posição dominante, com presença nas residências de 93% dos brasileiros, a TV entra no jogo da convergência em desvantagem: sua rede é unidirecional, e depende da infra-estrutura de uma operadora de telecomunicações para se tornar interativa, para receber informações da casa do telespectador e para servi-lo com conteúdo personalizado.




  O governo brasileiro assinou um acordo com os japoneses, em 29 de junho de 2006, para que o padrão de TV digital daquele país, chamado ISDB-T, o preferido dos radiodifusores, servisse de base para o sistema adotado aqui no Brasil. A decisão sobre o padrão de TV digital foi uma vitória do poder político das emissoras de televisão sobre o poder econômico das empresas de telecomunicações. Pela primeira vez, as grandes redes de TV se viram em posição fragilizada, com sua hegemonia ameaçada pela globalização e pela convergência. Uma vez mais venceram a parada, lançando mão da força política em um ano eleitoral e adiando por algum tempo a invasão de seu mercado.




  “O acordo que hoje assinamos com o Japão nos ajudará a recuperar esse tempo perdido na indústria de semicondutores e a avançar ainda mais na área de software”, afirmou orgulhoso o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a cerimônia de assinatura do acordo, em Brasília, da qual participou o ministro das Comunicações do Japão, Heizo Takenaka.[1] Apesar da declaração otimista, a decisão sobre a TV digital acabou desconectada das políticas públicas de tecnologia e de comunicações. O governo não obteve nenhuma proposta firme de instalação de fábrica de semicondutores no Brasil, como vinha indicando durante o processo. O padrão japonês – apesar de mais avançado tecnologicamente, posto que mais novo – é o que traz menos vantagens para a indústria local e para o comércio exterior. O projeto do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD), que mobilizou os pesquisadores brasileiros e obteve resultados consistentes, não teve continuidade, pois não houve recursos para financiar a pesquisa em 2006. A inclusão digital pela televisão, uma das promessas do começo do governo, se encontra ameaçada, já que depende em grande medida da continuidade do trabalho de pesquisa no País. A interatividade não estava disponível na estréia e os detentores dos padrões internacionais não se preocuparam com essa possibilidade, pois o problema da inclusão digital, nos países desenvolvidos, foi resolvido de outra maneira.




  A internet, com as conexões rápidas e a diversidade cada vez maior de dispositivos conectados, ameaça as empresas tradicionais do mercado audiovisual. O filme e a televisão começam a passar por uma revolução que se encontra mais aprofundada no mercado da música. O avanço tecnológico destrói e cria novos mercados. Como escreveu o economista austríaco Joseph Schumpeter:






  

  A abertura de novos mercados, estrangeiros e domésticos, e o desenvolvimento organizacional da oficina e fábrica para empresas como a U.S. Steel demonstram o mesmo processo de mutação industrial – se devo usar este termo biológico – que incessantemente revoluciona a estrutura econômica a partir de dentro, destruindo incessantemente o antigo, criando incessantemente um novo. Este processo de Destruição Criativa é um fato essencial do capitalismo.[2]


  




  A digitalização fez com que qualquer tipo de informação se transformasse em bits, conjunto de informações que podem ser representadas por zeros e uns, desligado e ligado. Dessa forma, todas as redes passaram a ser capazes de transmitir qualquer tipo de informação, seja texto, software, música ou vídeo. Por um lado, isso abre a possibilidade de as emissoras de televisão entrarem em novos mercados, como o de transmissão de dados. Por outro, faz com que essas empresas tenham redes de grande capacidade, mas unidirecionais. Elas dependem de outras redes, como as que estão nas mãos das operadoras de telecomunicações, para transportar informação da casa do espectador para a sua central, o que é essencial às formas mais sofisticadas de interatividade. A radiodifusão é a última área das comunicações a se digitalizar.




  A decisão do governo afeta somente a televisão aberta. A TV a cabo se digitalizou recentemente, enquanto a TV via satélite é digital desde o início das operações. A difusão da banda larga, fixa ou sem fio, torna cada vez mais os computadores e os telefones móveis meios de comunicação, se não de massa, de grandes grupos. A terceira geração (3G), que traz a banda larga para o celular e permite a recepção de vídeo com qualidade, já chegou ao País. Os radiodifusores brasileiros começam a sentir a pressão, temendo perder au­diência (e, em conseqüência, receita) para os novos meios digitais.




  Mas qual é a importância da televisão digital? A digitalização representa um salto maior que a passagem da TV em preto-e-branco para a TV em cores, que aconteceu no Brasil em 1972. A TV digital traz recursos como novos serviços interativos, parecidos com o da internet; alta definição, com imagem melhor que a do DVD; multiprogramação, a transmissão de até quatro programas simultâneos no mesmo canal; mobilidade e portabilidade, com recepção do sinal em veículos em movimento e também no celular. Das quatro características novas, somente a alta definição estava presente no lançamento da TV digital no Brasil, em dezembro.




  A digitalização torna os televisores mais próximos dos computadores, com capacidade de processamento e armazenamento de dados. A TV digital permite serviços como educação à distância, compras pela televisão, banco eletrônico, acesso à internet e correio eletrônico, informações da Receita Federal e da Previdência, entre outros. A conexão poderia ser feita por um serviço de telecomunicações, como a linha de telefonia fixa, o celular ou outras alternativas que estiverem disponíveis. As emissoras, no entanto, não vêem com bons olhos a possibilidade.




  Durante o período de transição, que deve ir pelo menos até 2016, a transmissão digital irá conviver com a analógica. Com isso, cada emissora passa a ocupar dois canais. O consumidor não precisa mudar imediatamente de equipamento. Durante esse período, seu aparelho antigo continua a funcionar. Quem não quer comprar um televisor novo, mas mesmo assim desfrutar da nova tecnologia, tem a opção de comprar um conversor, o set-top box, que, apesar de não garantir toda a qualidade da imagem digital nos televisores de tubo, dará acesso a recursos como multiprogramação e interatividade, se estiverem disponíveis.




  Os conversores disponíveis no lançamento da TV digital em dezembro vieram sem o Ginga, o software de interatividade que é a única tecnologia genuinamente brasileira incorporada ao chamado sistema nipo-brasileiro. As principais emissoras comerciais decidiram que não vão adotar a multipro­gramação, com medo de fragmentarem a audiência. O celular com recepção de TV aberta não estava disponível, pois os modelos existentes no Japão não funcionam nas redes brasileiras de telefonia móvel.




  A decisão da TV digital, como foi tomada, pode ser interpretada como uma medida defensiva, resultado da pressão das emissoras. A idéia foi melhorar a qualidade do vídeo, ampliar os dispositivos de recepção (com a mobilidade), para manter tudo como está, sem mudar o modelo de negócios. A grande questão é quanto tempo será possível segurar as mudanças trazidas pelo avanço tecnológico. O risco é de os radiodifusores descobrirem depois que, enquanto tentavam barrar politicamente a entrada de novas empresas no mercado, já ficou tarde para fazer qualquer coisa e o jogo foi perdido.




  [1] Gerusa Marques, “Governo assina decreto e diz que TV digital chega a SP em 8 meses”, em O Estado de S. Paulo, São Paulo, 30-7-2006, p. B14.




  [2] Joseph Schumpeter, Capitalism, Socialism and Democracy (Nova York: Harper, 1975), p. 83.




  [image: ]




  O modelo de televisão no Brasil




  Almécegas é um vilarejo a 130 km de Fortaleza (CE), onde cerca de 800 pessoas vivem sem telefone, luz elétrica, água encanada ou esgoto. A Escola de Ensino Fundamental Santa Luzia tem um laboratório com cinco computadores movidos a energia solar. Nas residências, a luz mais comum é do candeeiro. A casa de Maria Ivone da Silva, de 12 anos, tem televisão. Um aparelho pequeno, com imagem em preto-e-branco. Aliberto, pai de Ivone, liga a TV em uma bateria de carro para assistir com a mulher e os cinco filhos. De quinze em quinze dias, Aliberto tem que ir ao centro de Trairi, a cidade mais próxima, para recarregar a bateria da televisão. O que eles assistem? As novelas, o Jornal Nacional e o futebol. No lugar do candeeiro, as noites da família são iluminadas pelos raios catódicos.




  A TV é o meio de comunicação de maior alcance no País. E também o mais influente. De acordo com a Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (PNAD) de 2006, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),[1] o aparelho de televisão está em 93% das residências, uma presença maior que a do rádio (87,9%), a do telefone fixo (46,8%) ou a do computador (22,1%). Apesar do crescimento, a internet está em somente 16,9% das casas. Em 2006, existiam cerca de 70 milhões de televisores no País. A força da televisão contrasta com o alcance limitado de outros meios, principalmente os impressos. A circulação média diária de jornais, que estava em 7,883 milhões no ano 2000, ficou em 7,23 milhões em 2006, uma queda de 8,3%, segundo a Associação Nacional de Jornais (ANJ).




  O modelo dominante no Brasil é o da televisão comercial, financiada pela publicidade, como acontece nos Estados Unidos. Ou seja, o principal negócio das redes é vender espectadores aos anunciantes. As operações são verticalmente integradas. As emissoras produzem, empacotam e distribuem vídeo. No contexto do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD), o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) fez um estudo da cadeia de valor da televisão, dividindo-a em quatro etapas: produção de conteúdo, programação, distribuição/entrega e consumo. O estudo recebeu críticas dos radiodifusores, que viram nessa divisão uma ameaça a seu modelo de negó­cios. Na realidade, o CPqD aplicou uma visão de telecomunicações ao setor de radiodifusão. Essa visão tem como base o modelo europeu, no qual vários ­países – como Reino Unido, Espanha, Finlândia e Suécia – separaram as operações de rede e de serviço desde a TV analógica. Cada uma das atividades fica a cargo de empresas diferentes, fazendo com que o setor deixe de ser integrado verticalmente. Outros países, como a Itália, fizeram a separação entre rede e conteúdo com a introdução da TV digital.[2]




  A TV aberta recebeu 59% do investimento publicitário feito no Brasil em 2002, que totalizou US$ 3,313 bilhões. Em segundo lugar ficaram os jornais (20%), seguidos das revistas (9,5%) e do rádio (4,6%). Segundo o CPqD,[3] a participação de cada rede nesse bolo pode ser estimada de forma indireta por meio de sua participação na audiência nos sete dias da semana, das 7 às 24 horas, com público maior de 2 anos. A audiência da Globo, a líder de mercado, atingiu 53% em 2005. A receita bruta da Globo Comunicação e Participações S.A., que reúne as empresas do grupo, somou R$ 5,959 bilhões naquele ano.




  [image: ]




  [image: ]




  Gráficos 1A e 1B. Distribuição dos investimentos publicitários.­




  Fonte: Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, Cadeia de valor: projeto sistema brasileiro de ­televisão digital. Modelo de ­implantação OS 40539, Campinas, CPqD/Funtel, 15-10-2004.




  O relatório da Globo não informou a participação anual da venda de publicidade na receita, mas trouxe a informação referente ao último trimestre: 70% do total, o que incluiu TV aberta, TV paga, publicações e outros. Se o porcentual se manteve em 2005, a receita publicitária da Globo foi próxima de R$ 4,170 bilhões, o que representa 26% dos R$ 16 bilhões que movimentou todo o mercado brasileiro naquele ano, conforme o Projeto Inter-Meios, citado no relatório. O setor de TV – aberta e paga – registrou receita publicitária anual de R$ 9,9 bilhões.




  A concentração de audiência é grande, mas vem caindo ano a ano. A Globo, que tinha 65% em 1995, perdeu 12 pontos em 10 anos. Mesmo assim, continua com mais que o dobro da segunda colocada, o SBT, que possuía 20% de participação em 2003, versus 55% da líder. A Globo compete com outras cinco grandes redes comerciais. Além de ter a maior audiência e faturamento, também tem a melhor cobertura, presente em 5.443 municípios e 99,59% das residências com televisão.[4] Das 117 geradoras, cinco são próprias e 112 afiliadas.[5]




  [image: ]




  Gráfico 2. Participação de audiência nacional das redes em 2003.




  Fonte: Mídia Dados 2004 (São Paulo: Grupo de Mídia de São Paulo, 2004).




  As principais concorrentes da Globo – SBT e Rede Record – não dependem exclusivamente da receita de publicidade. A Rede Record pertence ao bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus, que destina R$ 240 milhões por ano à televisão, segundo estimativas, comprando horário de madrugada acima do preço de mercado. No fim de 2006, a Record estava próxima de se consolidar no segundo lugar em audiência e faturamento, no lugar do SBT. No início de 2006, a rede se tornou a segunda maior de audiência no horário nobre, entre 18 horas e 24 horas.[6] A fórmula de programação da Record para consolidar o segundo lugar é seguir a líder de audiência: telenovelas com atores e autores globais e um clone do Jornal Nacional.




  A Universal ficaria em terceiro lugar no ranking dos maiores anunciantes do País em 2005, da revista Meio & Mensagem, depois de Casas Bahia (R$ 1 bilhão) e Unilever (R$ 268 milhões). A Liderança, do Grupo Silvio Santos, investiu R$ 162 milhões. A Record não nega nem confirma o investimento de R$ 240 milhões ao ano. Assim, como a emissora de Edir Macedo tem receita da Igreja Universal, o SBT tem como anunciantes as empresas do Grupo Silvio Santos, de seu controlador, Senor Abravanel, que vende produtos como a Telesena e o Baú da Felicidade.




  Tabela 1. Principais redes comerciais abertas do Brasil




  

    

      

        	

          Rede


        



        	

          Geradoras


        



        	

          Municípios


        



        	

          Presença em domicílios com TV (%)


        



        	

          Controle


        

      




      

        	

          Globo


        



        	

          117


        



        	

          5.443


        



        	

          99,59


        



        	

          Família Marinho


        

      




      

        	

          SBT


        



        	

          97


        



        	

          4.862


        



        	

          97,27


        



        	

          Senor Abravanel*


        

      




      

        	

          Record


        



        	

          68


        



        	

          3.925


        



        	

          90,26


        



        	

          Edir Macedo


        

      




      

        	

          Bandeirantes


        



        	

          42


        



        	

          3.158


        



        	

          87,90


        



        	

          João Carlos Saad


        

      




      

        	

          RedeTV!


        



        	

          38


        



        	

          3.480


        



        	

          81,93


        



        	

          Amílcare Dalevo Jr.


        

      




      

        	

          CNT


        



        	

          18


        



        	

          232


        



        	

          35,46


        



        	

          Família Martinez


        

      


    

  




  * Senor Abravanel é o nome real de Silvio Santos.


  Fonte: C. R. S. Bolaño & V. C. Brittos, “A economia política do mercado brasileiro de televisão”, em A. Barbosa Filho et al. (orgs.), Mídias digitais: convergência tecnológica e inclusão social, Coleção Comunicação-estudos (São Paulo: Paulinas, 2005), pp. 85-118.




  Poder político




  Um em cada dez deputados é proprietário direto de rádio ou televisão, o que é proibido pela Constituição, conforme investiga a Procuradoria da República do Distrito Federal.[7] De 513 deputados, 50 têm emissoras, sem contar aqueles com concessões em nome de parentes ou empregados. A lista da Procuradoria não inclui os 25 senadores que são donos de empresas de rádio e TV. Quatorze são proprietários diretos e 11 indiretos. O artigo 54 da Constituição proíbe deputados e senadores, desde a posse, de serem “proprietários, controladores ou diretores de empresa que goze de favor decorrente de contrato com pessoa jurídica de direito público, ou nela exercer função remunerada”.[8] O artigo seguinte prevê perda de mandato para quem desobedecer ao dispositivo. O pedido de investigação de irregularidades foi apresentado à Procuradoria pelo Projor, entidade mantenedora do Observatório da Imprensa. A lista surgiu a partir de uma pesquisa do professor Venício A. de Lima, da Universidade de Brasília (UnB).




  O poder político da televisão foi construído durante a ditadura militar e consolidado na redemocratização. Durante os governos militares, a TV era vista como ferramenta de poder e instrumento de integração nacional, fazendo parte da estratégia de manutenção da ditadura. Isso se refletiu na cobertura dos telejornais. Em 1984, as manifestações pela volta das eleições diretas tinham cobertura somente regional na Rede Globo. Os comícios, que se realizavam por todo o País, não apareciam nos noticiários nacionais da rede. Um evento que reuniu milhões de pessoas na Praça da Sé, em São Paulo, no dia 25 de janeiro, foi o primeiro a ser noticiado pelo Jornal Nacional, mas teve chamada e abertura falando do aniversário de 430 anos da cidade. Somente no meio da matéria era dito que os manifestantes queriam eleições diretas para presidente.[9]




  Com a abertura política, a televisão deixou de ser uma ferramenta de poder para se tornar um poder em si mesma. O jornalista Pedro Bial escreveu uma biografia que traça uma imagem bastante favorável do fundador da Rede Globo, Roberto Marinho. Segundo Bial,[10] o primeiro presidente pós-ditadura, Tancredo Neves, submeteu os nomes de cada um de seus ministros para a aprovação de Marinho. Entre eles, Antônio Carlos Magalhães como ministro das Comunicações. De acordo com o ex-presidente José Sarney, Tancredo chegou a dizer: “Eu brigo com o Papa, eu brigo com a Igreja Católica, eu brigo com o PMDB, com todo mundo, eu só não brigo com o doutor Roberto”. De acordo com alguns relatos, o nome de Maílson da Nóbrega para o Ministério da Fazenda do governo Sarney (1985-1989) foi escolhido por Roberto Marinho. Durante a presidência de Sarney, que acabou assumindo com a morte de Tancredo Neves, a Globo recebeu a concessão para explorar o serviço de TV a cabo.[11]




  A família Sarney é um exemplo de como o poder político regional está ligado às comunicações. Roseana Sarney, filha de José Sarney, é sócia na TV Mirante, retransmissora da Globo em São Luís (MA), ao lado dos irmãos Fernando José Macieira Sarney e Sarney Filho, deputado pelo PV-MA. Também controla a Rádio Mirante FM, de São Luís, com os irmãos, a Rádio Interior AM, em Caixas (MA), e a Rádio Interior AM, em Pinheiro (MA). Além das emissoras em nome da filha, o senador José Sarney (PMDB-AP) tem controle indireto sobre a TV Rádio Mirante do Maranhão (retransmissora da Globo), a Rádio Mirante do Maranhão AM e a Rádio Mirante do Maranhão FM, em Imperatriz (MA); a Rádio Difusora de Timon FM, em Timon; e a TV Itapicuru, em Codó (MA). Todas em nome de familiares.[12]




  Durante o governo Sarney, ACM, então ministro das Comunicações, indicou a Globo para ser sócia no Brasil da NEC, fabricante japonesa de eletrônicos. Concordatária, a NEC tinha acabado de perder seu principal cliente, o próprio ministério. Os japoneses acusavam de má gestão a Brasilinvest, sócio brasileiro anterior. Um mês depois de indicar a Globo, a TV Bahia, da família de ACM, passou a ser retransmissora da TV Globo em Salvador. Anteriormente, o sinal era retransmitido por uma concorrente, a TV Aratu. Marinho chegou a enfrentar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o caso NEC.[13] A compra da NEC pela Globo foi concluída em 1986. Segundo o engenheiro Carlindo Hugueney, detentor das patentes das centrais telefônicas Trópico, o grupo Brasilinvest foi submetido a um “garrote fino”, até concordar em ceder o controle para a Globo: “Todas as encomendas e pagamentos à NEC foram suspensos, até a transferência do controle ao Roberto Marinho”.[14]




  As concessões de televisão são ferramentas importantes para manter o poder regional. Durante a Constituinte, as concessões de rádio e televisão ajudaram a garantir a aprovação da emenda que aumentou para cinco anos o mandato do presidente Sarney. Foram distribuídas 82 concessões de TV, sendo 43 no ano da votação da emenda, 30 delas para parlamentares de partidos ­aliados do governo. Os integrantes do governo também foram beneficiados: o ministro ACM recebeu sete concessões de TV e o presidente Sarney, três.[15]




  A família do ex-senador Antônio Carlos Magalhães tem controle indireto sobre a Televisão Bahia, retransmissora da TV Globo em Salvador (BA); a TV Subaé, em Feira de Santana (BA); a Rádio Antena 1 de Ribeira do Pombal AM, em Ribeira do Pombal (BA); e sobre a Televisão Conquista, em Vitória da Conquista (BA).[16] A Rede Bahia, que reúne empresas controladas por familiares e aliados de ACM, é formada por seis geradoras de TV e 311 retransmissoras, todas afiliadas à Rede Globo; uma emissora de TV UHF; empresa de TV a cabo em Salvador e Feira de Santana; empresa de MMDS (TV paga por microondas) em três cidades do interior da Bahia e em Petrolina (PE); duas emissoras e uma rede de rádio FM; uma gravadora; uma editora musical; um jornal diário; uma gráfica; e uma empresa de conteúdo e entretenimento. Em 2000, a prefeitura de Salvador, sob controle de aliados de ACM, gastou R$ 14 milhões em publicidade, mais do que foi gasto em ensino fundamental ou transportes. As empresas da família do senador receberam 77% das verbas para anúncios em jornais e 67% do destinado para anúncios em TV aberta.[17]




  A televisão continuou a exercer o seu poder na primeira eleição direta presidencial, em 1989, em que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) perdeu para Fernando Collor de Mello (PRN) no segundo turno. A Rede Globo apresentou, no Jornal Nacional, um resumo favorável a Collor do último debate entre os candidatos, tanto na seleção dos momentos quanto no tempo. O candidato do PRN teve um minuto a mais que Lula. O próprio Boni (apelido de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho), então vice-presidente de Operações da Rede Globo, admitiu que a matéria ficou favorável a Collor.[18] O ex-presidente (1990-1992) é dono da TV Gazeta de Alagoas, retransmissora da Globo no Estado, de duas rádios e do jornal Gazeta das Alagoas.




  O presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) assinou em seu primeiro ano de governo o Decreto nº 1.720, obrigando licitação para a outorga de canais de rádio e TV. Ficaram de fora, no entanto, as estações retransmissoras de TV, que existiriam principalmente para repetir o sinal das geradoras. No lugar de licitação, a outorga de retransmissora era distribuída por simples portaria do Ministério das Comunicações. Das 1.848 outorgas de retransmissoras concedidas até 1997, ano em que foi votada a reeleição, 268 foram entregues a políticos; 342 ao SBT; 319 à Rede Globo; 310 à Rede Vida, ligada à Igreja Católica; 252 à Bandeirantes; 226 à Manchete; 151 à Record; e 125 às TVs educativas.[19]




  A utilização da televisão na política regional começou a incomodar a própria Globo. Em maio de 2001, a rede começou a intervir em afiliadas. A primeira foi a TV Gazeta de Alagoas, do ex-presidente Collor. A Central Globo de Jornalismo assumiu o comando do noticiário da emissora por considerá-lo fora dos padrões de qualidade estabelecidos. Ela acabou ainda intervindo na TV Sergipe, de Aracaju, do ex-governador Albano Franco (PSDB), e na TV Verdes Mares, de Fortaleza, do ex-deputado federal Edson Queiroz (PPB). Também em maio de 2001, o Jornal Nacional informou aos espectadores sobre a recusa da afiliada TV Bahia, de ACM, de transmitir imagens de protestos de estudantes que pediam a cassação do senador.[20]




  Além da situação irregular perante a Constituição, os parlamentares radiodifusores também desrespeitam o artigo 180 do Regimento Interno da Câmara ao participarem da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI). O artigo impede os deputados de legislarem em causa própria, obrigando-os a se declararem impedidos de votar e a avisarem a Mesa Diretora. A presença desses parlamentares na comissão impede que sejam votadas leis que atualizem o quadro regulatório das comunicações, como será discutido no capítulo “A política das comunicações”.[21]




  A televisão em rede




  As comunicações foram essenciais para o governo militar alcançar alguns dos objetivos de sua política de Segurança Nacional, como a integração do País, a partir do golpe de 1964. Os dois principais instrumentos foram a Empresa Brasileira de Telecomunicações (Embratel), que forneceu a infra-estrutura necessária, e a Rede Globo, responsável pelo conteúdo, moldado tanto pela identificação de interesses quanto pela força da censura, a partir do Ato Institucional nº 5, de 13 de dezembro de 1968. Antes, as emissoras eram operações isoladas, mesmo quando um grupo possuía várias delas. Com trajetórias paralelas, não foi à toa que, em 2004, a Embratel, já privatizada, tornou-se sócia da Globo na Net, maior empresa de TV por assinatura do Brasil.




  A preparação da TV Globo começou em 9 de janeiro de 1951, quando a Rádio Globo encaminhou ao governo Eurico Gaspar Dutra (1946-1951) o pedido de concessão de canal de TV, seis meses depois da inauguração da TV Tupi. Em 13 de março de 1951, conseguiu a aprovação do pedido, pelo recém-empossado presidente Getúlio Vargas (1951-1954), que acabou revogando a concessão dois anos depois, em janeiro de 1953. A primeira concessão seria dada por Juscelino Kubitschek (1956-1961), em 1957, e a segunda, para Brasília, por João Goulart (1961-1964). Para mostrar distância entre Marinho e a ditadura militar, Pedro Bial apontou que a Rede Globo não recebeu nenhuma emissora do governo depois dos canais concedidos por Juscelino e Goulart.[22] As concessões em São Paulo, Bauru e Recife foram compradas de Vítor da Costa; a de Belo Horizonte, de João Batista do Amaral; a de Juiz de Fora, de Geraldo Mendes.[23]




  A TV Globo entrou no ar em 26 de abril de 1965, no Rio de Janeiro. Pouco depois, em 16 de setembro do mesmo ano, nascia a Embratel, como detentora das concessões de comunicação de longa distância nacional e internacional. Como descreveu Walter Clark, a Globo:




  

  Era a emissora mais moderna e bem equipada do Rio, embora pequena em comparação com as concorrentes. Tinha um prédio especialmente construído para abrigá-la e um conjunto de câmeras e aparelhos de videoteipe que tiniam de novos. Mas os seus primeiros meses de operação não foram felizes. Ela gastou muito dinheiro e não faturou nada. Mudou várias vezes a direção comercial e quem estava no comando era o mesmo Cerqueira Leite, que havia sido meu chefe na TV Rio. Ele também não tinha sucesso. Na direção geral, Rubens Amaral não conseguia bons resultados e enfrentava despesas quatro vezes maiores que a receita. No final do ano, depois de investir e perder muito mais que imaginava, Roberto Marinho já havia concluído que tinha que mexer na equipe original.[24]


  




  Em 1966, Boni promoveu uma reunião entre seu patrão na época, João Jorge Saad, da TV Bandeirantes, e Roberto Marinho, na casa deste, no Cosme Velho. A idéia do futuro criador do “padrão Globo de qualidade” era associar os dois empresários, criando a primeira rede de TV do Brasil. Marinho aceitou, mas Saad não. Daí, Boni pediu demissão e tentou formar a rede que sonhava na TV Tupi, onde também não obteve sucesso.[25] Foi naquele ano que a Globo chegou em São Paulo, com a compra da TV Paulista.[26]




  Boni chegou na TV Globo em março de 1967 com o objetivo de transformá-la em uma rede nacional de televisão. A formação dessa rede era um sonho que tinha já há algum tempo com o amigo Walter Clark, que estava na Globo.[27] Com as mudanças feitas por profissionais como Boni e Clark, a Globo conseguiu elevar sua audiência de 28% em 1965 para 49% em 1968, no Rio de Janeiro. Em São Paulo, a briga era mais difícil por causa da concorrência com a Record. Somente em 1968, a emissora conseguiu colocar uma de suas atrações, o Programa Silvio Santos, entre as dez mais assistidas pelos paulistanos.[28]




  Um dos pontos de contato da Globo com os militares era Walter Ramos Poyares. Responsável pela imagem de Roberto Marinho e das Organizações Globo desde 1952, foi professor na Aeronáutica, no Exército e na Marinha. Criou o primeiro Centro de Comunicações e Relações Públicas do Exército e foi professor de Ernani D’Aguiar, por ele indicado para montar uma assessoria de Relações Públicas para o presidente Arthur da Costa e Silva (1967-1969). Ele já havia sugerido a criação da assessoria a Castelo Branco, logo depois do golpe de 1964.[29]




  A Globo tinha começado a montar sua rede antes da infra-estrutura de repetidores de microondas da Embratel, ainda em 1968. Quando comprou a TV Belo Horizonte, de Pipa Amaral, vieram juntos os postos de microondas da Sociedade de Rádio Comunicações, que interligavam São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, atualizados com equipamentos de segunda mão comprados de empresas americanas. A Globo também conectou a emissora de São Paulo a outra que possuía em Bauru, comprada de Victor Costa. A qualidade do serviço da rede própria, no entanto, não era suficiente. Depois de enfrentar um incêndio em São Paulo, a Globo começou a contratar o serviço da Embratel, em julho de 1969, com custos cinco vezes maiores que a rede própria.[30]




  A televisão brasileira entrou na era das transmissões via satélite em 28 de fevereiro de 1969, dia em que a Embratel inaugurou, em Itaboraí (RJ), sua Estação Terrena de Comunicação Via Satélite de Tanguá. Através das imagens recebidas do satélite Intelsat III, os brasileiros puderam assistir a uma entrevista com o papa Paulo VI, transmitida “direto de Roma”, que na verdade havia sido gravada no dia anterior, pela Rede Globo. O plano era inaugurar a transmissão via satélite com a transmissão do vôo da Apolo 9, em Cabo Kennedy, mas o lançamento da nave foi adiado para 3 de março. Em 20 de julho do mesmo ano, a televisão brasileira mostrou ao vivo as imagens do primeiro homem a pisar em solo lunar, o astronauta americano Neil Armstrong. Mais de 600 milhões de pessoas acompanharam as imagens em todo o mundo.[31]




  Em março de 1969, a Embratel inaugurou o Tronco Sul, que permitiu integrar, por uma rede terrestre de microondas, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre. A rede era formada por repetidores posicionados a intervalos de quase 50 km de distância, que recebiam o sinal do equipamento anterior, amplificavam e o retransmitiam para o próximo. O primeiro produto a fazer uso pleno da tecnologia foi o Jornal Nacional, lançado em 1º de setembro daquele ano.[32] Como disse o jornalista Armando Nogueira:




  

  O que havia de errado na Tupi? Simplesmente ela não constituía uma rede de televisão. A Tupi do Rio, por exemplo, exibia uma novela e a de São Paulo apresentava outra, completamente diferente e com elenco paulista. Cada uma produzia suas novelas, fato que onerava demasiadamente a emissora. O que queria a Globo? Por meio da rede de transmissão da Embratel, ela pretendia gerar ao vivo uma programação uniforme para todo o Brasil, ao mesmo tempo. […] Havia uma tecnologia nascente, emergente, que era a Embratel. E a Globo acompanhou isso. […] Quando a Globo se transformou numa rede, tornou-se uma potência. E o Jornal Nacional funcionou como deflagrador de uma integração nacional.[33]


  




  Boni destacou como os interesses comerciais da Globo estavam em sintonia com a estratégia de integração do governo:




  

  Os militares queriam mostrar que o Brasil era um País de primeiro mundo e montaram a Embratel. Nós imaginamos que a primeira utilização óbvia dos enlaces de microondas seria o jornalismo, e começamos a pensar num programa nacional. A primeira pessoa que nos incentivou foi José Ulisses Alvarez Arce, diretor comercial. Ele disse que “seria um prato cheio para os clientes”. Havia um interesse comercial muito grande e, paralelamente, pensávamos que seria um serviço que a televisão prestaria, dando um passo além do simples entretenimento.[34]


  




  Em 1969, a Globo possuía três emissoras: Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Em 1971, foi inaugurada a TV Globo de Brasília, canal 10. No ano seguinte, iniciou as operações a TV Globo do Recife, canal 13. Em outubro de 1972, a Embratel concluiu a implantação dos troncos do Sistema Nacional de Telecomunicações. Em 1965, quando foi criada, havia um sistema de microondas de pouco mais de 2 mil km de extensão, ligando São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. Em 1972, eram mais de 11,5 mil km de rotas de microondas e 5,5 mil km de rotas de tropodifusão, interligando todas as capitais e as principais cidades do País. Durante a década de 1970, a Rede Globo investiu em rotas próprias para complementar o sistema de microondas da Embratel, interligando suas emissoras e levando o sinal dos grandes centros para cidades menores.[35] Segundo o ex-secretário geral do Ministério das Comunicações, Rômulo Furtado:




  

  Como a Globo já nasceu na era da comunicação a longa distância por microondas e, posteriormente, por satélite, ela pôde concentrar suas atividades numa grande central de produção no Rio de Janeiro e distribuir seus programas via Embratel a um custo acessível. Essa circunstância representou para a Globo uma grande vantagem em relação aos competidores. As demais emissoras não tiveram a mesma agilidade para se integrar ou talvez não dispuseram de recursos, porque a Rede Associada já se encontrava, então, em fase de declínio. A Copa de 1970, quando o Brasil foi tricampeão, foi a primeira a ser transmitida ao vivo, via satélite, para todas as capitais do País. A partir de 1974, a Embratel começou a desenvolver o Sistema Brasileiro de Comunicação por Satélite.[36]


  




  Em 1977, a Embratel se integrou ao consórcio internacional Intelsat, e começou a operar o Sistema Brasileiro de Telecomunicações por Satélite (SBTS). A autorização para lançar um satélite próprio, porém, viria somente em 1981. Quatro anos depois, a Embratel lançou o Brasilsat, primeiro satélite brasileiro. A TV Bandeirantes foi a primeira a usar o serviço via satélite da Embratel para transmitir seu sinal de São Paulo para as outras emissoras da rede em 1981. No ano seguinte, quem aderiu foi a Rede Globo, que contava com 27 emissoras em todo o País. O custo de implantação do sistema de comunicação via Intelsat era alto, exigindo instalação de antenas de sete metros de diâmetro. Mesmo assim, o sistema era muito mais confiável que a transmissão por microondas. Depois do lançamento do Brasilsat, as outras redes começaram a migrar para o serviço via satélite, que passou a exigir antenas de pouco mais de dois metros de diâmetro.[37]




  A vantagem técnica da Globo não se resumiu ao uso da infra-estrutura de telecomunicações. Desde a sua fundação, ela contava com o videoteipe, que permitia gravar e editar os programas. Em 1968, ela foi a primeira no Brasil a contar com o Editec, equipamento que facilitava a utilização do videoteipe. Até então, a edição das fitas era feita manualmente, com lupas e estiletes.[38] Antes de se consolidar a rede da Embratel, a programação viajava de uma cidade a outra do País gravada em fitas.




  Capital estrangeiro




  Além das vantagens técnicas e da sintonia com a estratégia de integração nacional da ditadura militar, a Globo foi a única a se beneficiar de capital e conhecimento estrangeiros em sua criação. Em 11 de junho de 1962, Walter Moreira Salles, ministro da Fazenda de João Goulart, recebeu uma carta do presidente do Conselho da Time-Life, Andrew Heiskell:




  

  […] estamos desejosos de proporcionar a estações brasileiras a experiência e os conhecimentos adquiridos, e de colaborar com parte do custo de instalação das estações mediante suprimentos em conta de participação nos lucros, sem participar, entretanto, da orientação intelectual ou administrativa das estações, como exige a Constituição brasileira.[39]


  




  Três anos depois, em 7 de junho, a polícia política do governador Carlos Lacerda prendeu, no Rio de Janeiro, o cubano Alberto Hernández Catá. Durante interrogatório que durou quatro horas, ele revelou estar a serviço do grupo americano de comunicação Time-Life, que tinha um contrato com a TV Globo, de Roberto Marinho. O contrato previa assistência da empresa americana para “instalações eletrônicas, técnica financeira e comercial”. De posse das informações, Lacerda escreveu uma carta ao presidente Castello Branco, enviou um ofício ao ministro da Justiça, Milton Campos, pedindo o fechamento da Globo e, em programa de televisão, denunciou a emissora.[40]




  O presidente do Sindicato dos Proprietários de Empresas de Radiodifusão do Estado da Guanabara, João Calmon, deputado federal e um dos homens fortes dos Diários Associados de Assis Chateaubriand, tentou conseguir de Roberto Marinho uma cópia do contrato, para verificar se desrespeitava o artigo 160 da Constituição, que proibia a participação de estrangeiros no capital de empresas jornalísticas e de radiodifusão. Não conseguiu. Mas o barulho foi tanto que o deputado Eurico de Oliveira, do PTB da Guanabara, decidiu criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o tema, e descobriu que eram dois contratos. De acordo com a imprensa da época, a TV Globo havia recebido US$ 5 milhões nos três anos anteriores da Time-Life.[41] A CPI conclui em 1966, por unanimidade, que os contratos da Globo com o grupo americano desrespeitavam a Constituição.[42]




  Para substituir Catá, foi enviado ao Brasil o nova-iorquino Joseph Wallach, que esteve à frente da TV Time-Life de San Diego, para o cargo de tesoureiro. Posteriormente, seria um dos homens fortes de Roberto Marinho. O dono da Globo depôs na Comissão Parlamentar de Inquérito em 26 de abril de 1966, das duas da tarde até quase três horas da manhã: “O Calmon fez uma coisa muito antipática para mim: em virtude da campanha dele, eu acabei sendo o único empresário de comunicação a trazer dinheiro dos americanos para aplicar aqui. Foi o Calmon que fez isso. Para mim foi uma coisa odiosa ficar com esse privilégio”.[43]




  Depois do acordo entre a Globo e a Time-Life, o governo brasileiro editou o Decreto-lei nº 236, em 28 de fevereiro de 1967, criando restrições aos empréstimos externos e à contratação de assistência técnica no exterior. Os contratos com a Time-Life previam um investimento do grupo americano, com contrapartida de participação no lucro da emissora brasileira, e a prestação de assistência técnica, por tempo determinado. Segundo o próprio Roberto Marinho,[44] o negócio foi comunicado ao presidente Humberto Castello Branco (1964-1967), que pediu pareceres ao consultor geral da República, ao Conselho Nacional de Telecomunicações (Contel) e ao Banco Central. Posteriormente, foi aprovado pelo presidente Costa e Silva.[45]

OEBPS/Images/cover.jpg
h A ST R L T S e R |
1y 0601 1g i it il ‘l.a B 1Y 1%
R b5 il xiﬁﬁgm e B g af
1l 10 o i1 sRE L Bk B 1350 48
B 06 ot Llnﬁb”ilﬂ'{r Gag, 10 101 28
1y M W i of ML N Gy 10X DY
ol yefo o6l i, 40 R0 | TTRTN o)
nzrél 1mnam‘n1‘iumnuq.u:w i 0 ﬁ
1§ iR A 08 it R 31
R R T T T 1l 1 T T e T TR L S
Ig Wi gl 19 o 0 1T by 1D B W
1 ¥ 1 C 1 1 01
i 1 1 1 1 E

Renato Cruz

TV digital no Brasil

Tecnologia versus politica

== S =

. -

RS A S A A LA LS
ol ot i 2

[ = e

s









OEBPS/Images/ab.jpg








