
		
			[image: 1.png]
		


		
			
				[image: ]
			

		


		
			[image: ] 

			

Reitora:

			Berenice Quinzani Jordão

			


			Vice-Reitor:

			Ludoviko Carnascialli dos Santos

			


			
			

			
				[image: ]
			

			




			Diretor:

			Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de Mello

			


			Conselho Editorial:

			Abdallah Achour Junior

			Daniela Braga Paiano

			Edison Archela

			Efraim Rodrigues

			Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de Mello (Presidente)

			Maria Luiza Fava Grassiotto 

			Maria Rita Zoéga Soares

			Marcos Hirata Soares

			Rodrigo Cumpre Rabelo

			Rozinaldo Antonio Miami

			


			A Eduel é afiliada à

			


			[image: ]

		


		
			Catalogação elaborada pela Divisão de Processos Técnicos

			Biblioteca Central da Universidade Estadual de Londrina

			


			Dados Internacionais de Catalogação-na-publicação (CIP)

			


			C837t

			


			Costa, Osmani Ferreira da.
Televisão e política [livro eletrônico] : uma história dos canais e redes de TV no Paraná (1954 - 1985) / Osmani Ferreira da Costa. - Londrina: Eduel, 2015

			Inclui bibliografia.

			ISBN 978-85-7216-751-2

			


			1. Televisão e política- Paraná. 2. Estações de televisão - Paraná. 3. Estações de televisão- Concessões - Paraná. 4. Comunicação social - Séc. XX. I. Título.

			


			CDU 654.191:32

			


			Direitos reservados à

			Editora da Universidade Estadual de Londrina

			Campus Universitário

			Caixa Postal 6001

			86051-990 Londrina PR

			Fone/Fax: (43) 3371-4673

			e-mail: eduel@uel.br

			www.uel.br/editora

			


			Depósito Legal na Biblioteca Nacional

			


			2015

		

		
		


		
				“A televisão é a cara do país. Ela é a imagem não só da democracia, ela é a imagem do comportamento. O comportamento político da televisão é o comportamento político que o país está vivendo. A pessoa que diz ‘eu não vejo televisão’, é uma pessoa esnobe, não é uma pessoa autêntica. 

			Quem não vê televisão, não vê o seu país. Ou não vê nada.”

				Samuel Wainer – jornalista e escritor brasileiro (1912-1980)

			  

		


		
			Dedicatórias

			Às memórias de meus pais, Santos e Leandrina, que apesar das dificuldades financeiras e da pouca escolaridade de ambos, não mediram esforços nem sofrimentos para que eu trocasse os caminhões de bóias-frias, do interior paulista, pelas carteiras da Universidade Estadual de Londrina.

			Aos meus melhores companheiros, Janice e José Vítor, pela alegria, força, compreensão, carinho e amor nos últimos 25 anos.

		


		
			SUMÁRIO

			Dedicatórias

			APRESENTAÇÃO

			INTRODUÇÃO

			CAPÍTULO 1 - O QUADRO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX

			CAPÍTULO 2 - DOZE EMISSORAS DE TELEVISÃO NO AR

			CAPÍTULO 3 - CONCESSÕES TELEVISIVAS E RELAÇÕES POLÍTICAS

			CAPÍTULO 4 - A FORMAÇÃO DAS PIONEIRAS DE TV

			CONSIDERAÇÕES FINAIS

			REFERÊNCIAS 

		


		
			APRESENTAÇÃO

			“[...] Tire a TV de dentro do Brasil e o Brasil desaparece, ou seja, a representação que o Brasil faz de si mesmo praticamente é desligada. A TV une e iguala, no plano imaginário, um país cuja realidade é constituída de contrastes, conflitos e contradições violentas. A TV conseguiu produzir a unidade imaginária onde só havia disparidades materiais. Sem tal unidade, o Brasil não se reconheceria Brasil. Ou, pelo menos, não se reconheceria como o Brasil que tem sido” (Eugênio Bucci, Videologias, 2004, p. 222).

			A epígrafe acima resume de maneira contumaz a dimensão que a televisão conquistou e tem desempenhado em nosso país a partir da década de 1970, embora o meio já contasse com emissões regulares, no Brasil, desde o ano 1950. A centralidade da televisão na vida nacional, que é percebida e sentida pela população de modo geral, reforçada pela memória de agentes ligados ao meio ou veiculada pelas redes e emissoras em atuação, quer via programação quer em seus sites, enfocada e analisada em diversas pesquisas acadêmicas e discutida em fóruns de debate ocupados com questões da comunicação social eletrônica brasileira. O papel na formação de um imaginário nacional, cujas condições e resultados tão bem balizados por Eugênio Bucci no trecho destacado, que tende a ser ressaltado apenas positivamente pela memória oficial de redes e emissoras televisivas, ficando as consequências preocupantes e nocivas dele somente salientadas pela pesquisa acadêmica e por discussões de fóruns especializados. 

			De qualquer forma, o papel e a condição excepcionais que a TV tem desfrutado na vida nacional nas últimas quatro décadas se tornaram possíveis em razão de se alicerçarem em um feixe de relações sociais entre o meio e a política. Relações que se interseccionam, de maneira direta ou indireta, à dimensão tecnológica e da produção da TV. Interseções essas desenroladas, no tempo e no espaço, por meio de incontáveis expedientes rotineiros da TV, por vezes, nutrindo, até mesmo de maneira inconsciente, a submissão do meio à política instituída, bem como via ações estratégicas encetadas pelos concessionários de emissoras televisivas para manterem e ampliarem não apenas o lucro particular, mas também sua posição no campo televisivo nacional. Em grande parte, tal quadro brasileiro se entende pelo fato de a exploração do serviço de emissão televisiva, assim como a radiofônica, ser legalmente operada por concessão pública, logo, fornecida pelo Estado, cuja gestão se encontra submetida a governos os quais atuam em um altamente concretado poder Executivo.

			Mas, o âmbito da pesquisa acadêmica ainda é marcado pela pouca ênfase nos estudos históricos das relações entre a TV e a política no Brasil. Na área de pesquisa da Comunicação, assim como das Ciências Sociais, o enfoque histórico do tema é restrito a uma minoria de trabalhos. Entretanto, a televisão é quase ausente no rol de objetos e fontes da pesquisa na área de História. Estudos históricos sobre a TV, tanto em uma área quanto em outra, guardam em comum a ausência de perspectiva que dotem de historicidade as relações televisão/política no Brasil. Isso equivale a dizer que ao focarem específicas relações entre o meio e a política em determinado período – com preponderância do enfoque sobre o meio na ditadura militar – acabam por não dar a conhecê-las e compreendê-las ao longo da trajetória televisiva brasileira e em diferentes regiões do país. Assim, desconsideram particularidades e imbricações de diferentes temporalidades e dinâmicas regionais, em termos de respostas e adequações ao que se pode chamar tendência mais geral ou nacional.        

			Dentro de uma abordagem que privilegia a historicidade, inscreve-se este livro do professor Osmani Ferreira da Costa. Livro que dispõe de potencial para contribuir, de maneira fértil, ao melhor e mais aprofundado conhecimento histórico das relações entre a TV e a política no Estado do Paraná, mas não sem deixar de jogar luzes aos desdobramentos e às interfaces delas com o quadro nacional, seja da ordem política, seja da comunicação social. Ademais, diferentemente da maioria dos trabalhos acadêmicos, que se centra no estudo das relações entre TV e política apenas na ditadura militar, o livro de Osmani Ferreira da Costa dá a conhecer e a compreender historicamente continuidades e potencializações de vários elementos daquelas relações ao longo das décadas de 1950 a 1980. Período que compreende as primeiras emissões regulares da televisão no Brasil até a consolidação da TV como meio soberano da comunicação social brasileira, condição alcançada com o ocaso do regime militar, o qual, entre tantas tétricas e reprováveis práticas contra os direitos humanos e a justiça social, notabilizou-se por amplos investimentos no setor de telecomunicações, no entanto, consonantes à sinistra Doutrina de Segurança Nacional.               

			Focado nesse quadrante histórico da vida política e midiática, o livro apresentado traz à tona e explica a interferência decisiva do Executivo do Paraná nas demandas e obtenção de outorgas de canais por empresários da comunicação social ou políticos atuantes no estado. O contrário se deu em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, além de vários outros estados, visto que nestes as negociações para a obtenção de concessão televisiva envolveram apenas agentes da iniciativa privada ou políticos interessados em operar o meio e o Estado brasileiro, em síntese, os sucessivos presidentes da República. 

			Dotado de espessura historiográfica, o trabalho de Osmani Ferreira da Costa nos dá a conhecer e a compreender que as intervenções do Executivo paranaense na conquista de concessões televisivas para empresários e/ou políticos foram possíveis em razão de o governo estadual, independentemente de nomes que o ocupara no período enfocado, manteve-se na linha do adesismo e do situacionismo em relação ao poder central, logo, sempre respaldando os programas e os interesses do poder Executivo nacional. Contudo, a preponderância da interseção do Palácio Iguaçu, sede do Executivo do Paraná, nas negociações e na obtenção de concessões televisivas junto ao poder central foi aperfeiçoado durante o regime militar, de 1964 a 1985, além de se desenvolver em meio ao alto nível de imbricação da política estadual e nacional; além de interfaces entre concessionários paranaenses e seus congêneres atuando em redes televisivas com sedes no Rio de Janeiro e em São Paulo.  

			Não menos importante: o livro de Osmani Ferreira da Costa se revela um manancial de procedimentos metodológicos de pesquisa que podem ser apreendidos por outros pesquisadores da TV. Afirmativa que encontra devido respaldo na ampla pesquisa documental que o autor do livro realizou e no tratamento do material coletado com base em confrontos analíticos entre as diferentes fontes e o destas com a bibliografia especializada. Isso, sempre sem perder de vista as confluências entre o regional e o nacional, sejam as do campo político, sejam as do universo da comunicação social, notadamente o segmento televisivo. 

			Por fim, o livro de Osmani Ferreira da Costa reforça a ideia de que o debate público sobre a democratização do universo televisivo é candente e premente para a consolidação do direito cidadão à comunicação social no Paraná e no Brasil.

			Assis (SP), 10 de outubro de 2014.

			Áureo Busetto 

		


		
			INTRODUÇÃO

			Ao final de 2013, aproximadamente 98% dos lares brasileiros contavam com pelo menos um aparelho receptor de imagens e sons transmitidos por emissora de televisão (TV), segundo dados do IBGE. Estavam em operação no Brasil, naquele ano, 293 emissoras comerciais de TV aberta e outras 138 emissoras educativas. No Paraná, faziam parte desse conjunto 28 emissoras de empresas privadas e cinco educativas. O estado que contava com o maior número de emissoras de TV comerciais era São Paulo: 44. O Paraná aparecia em segundo lugar, ao lado de Minas Gerais, onde também operavam 28 TVs comerciais abertas. Em quarto lugar estava o Rio Grande do Sul, com 26 televisões geradoras.

			No Paraná, as principais redes regionais de televisão, em 2013, eram a Rede Paranaense de Comunicação (RPCTV), com oito emissoras afiliadas à nacional Rede Globo; a Rede Massa, com cinco canais geradores interligados ao SBT; e a Rede Independência de Comunicação (RICTV), com quatro emissoras afiliadas à Record. Outras três redes com atuação estadual – Bandeirantes, CNT e Tarobá – contavam com duas emissoras cada. 

			Para se atestar a importância do sistema de televisão entre os meios de comunicação de massa (MCM) no Brasil, basta citar que ele recebeu 64,8% – algo em torno de R$ 73,6 milhões – de toda verba publicitária do governo federal, em 2012. O segundo setor foi o de rádio, com 12,3%, pouco mais de R$ 14 milhões. Em terceiro lugar estavam os jornais, com 10,1% ou cerca de R$ 11,4 milhões. Na sequência, apareciam a internet (5,8%), mídias alternativas (3,7%), revistas (1,9%), mídias exteriores (1,3%) e cinema (0,1%). Do montante investido em propaganda pelo governo da presidente Dilma Rousseff (PT), naquele ano – cerca de R$ 113,7 milhões –, a Rede Globo foi a que mais recebeu: quase R$ 35 milhões (30,7%); a Rede Record ficou com pouco mais de R$ 12,5 milhões (11,1%); o grupo SBT contou com R$ 11,6 milhões (10,2%); e a Rede Bandeirantes recebeu perto de R$ 3,7 milhões (3,2%).

			Apesar de significativos, esses dados e números de 2012 e 2013 não consistiram em qualquer tipo de novidade, posto que, tendo se estruturado no Brasil a partir de 1950 – ano da inauguração da pioneira TV Tupi de São Paulo –, o conjunto de emissoras de televisão rapidamente assumiu, nas décadas seguintes, o papel de liderança entre os MCM no que se referia à grandeza da audiência popular, à expansão das redes regionais e nacionais e à captação de recursos publicitários públicos e privados.

			Em 5 de outubro de 2013, a atual Constituição do Brasil completou 25 anos de promulgação. Mesmo garantindo alguns avanços pontuais ao setor da comunicação social, ela não foi capaz de corrigir falhas no mecanismo legal de concessão de canais que levou à concentração de emissoras de TV em poder de pouquíssimas redes estaduais e nacionais. Com pequenas e ineficazes alterações, manteve-se na Carta Magna o mesmo método político e centralizado de outorgas em vigor desde 1950 e convalidado pelo Código Brasileiro de Telecomunicações (CBT), aprovado em 1962 e “aperfeiçoado” pelo regime militar em 1967. 

			Guiado pelo princípio segundo o qual é necessário estudar e interpretar o passado para melhor entender o presente, os objetivos centrais deste livro são: reconstituir e analisar, historicamente, as relações políticas que possibilitaram, no período de 1954 a 1985, as concessões de canais e os processos para a implantação e o funcionamento de 12 emissoras comerciais de TV no Paraná, assim como a formação das três primeiras redes televisivas paranaenses. Trata-se, portanto, de aprofundada reflexão sobre um processo peculiar da experiência nacional das concessões televisivas e da regionalização da TV, durante o qual parte significativa das concessões de canais1 de televisão no Paraná foi diretamente intermediada ou recebeu apoio decisivo de titulares do Palácio Iguaçu, sede do poder político-administrativo desse estado. 

			As outorgas das concessões televisivas para empresários da comunicação social ou políticos paranaenses surgiram ou passaram, em grande parte, naquele período, pela influência do poder executivo estadual. Logo, o processo de obtenção das concessões de canais de TV para o Paraná difere-se da maioria dos registrados nos principais estados brasileiros, posto que nesses, quase sempre, prevaleceram as relações diretas entre potenciais concessionários2 e o Executivo nacional, sem a intermediação de governos estaduais. Analisar e compreender historicamente os motivos da intermediação do Palácio do Iguaçu nos processos de concessões de emissoras, além de avaliar as consequências dessa ação no transcurso de estruturação do meio e no seu desenvolvimento em território paranaense, foram algumas das principais preocupações na elaboração deste livro.

			O marco cronológico inicial adotado se deveu ao fato de que, no ano de 1954, ocorreram as primeiras experiências televisivas no Estado do Paraná, especialmente em sua capital, Curitiba. O ano de 1985 foi tomado como marco cronológico final, porque nele ocorreu a inauguração da terceira e última emissora pertencente ao primeiro e maior grupo paranaense beneficiado com concessões pelo regime militar (1964-1985), estabelecendo-se assim o encerramento do ciclo original relacionado aos dois principais problemas que nortearam este texto: a política de concessões de canais e a regionalização da TV no Paraná.

			Estão contemplados aqui somente os canais geradores de empresas privadas que operavam com sinal aberto, em Very High Frequency (VHF), e no sistema analógico.3 O conteúdo foi desenvolvido com base na compulsação da bibliografia correlata ao tema, na análise dos três principais jornais diários do estado naquele período, na interpretação completa da legislação brasileira relativa às telecomunicações e à radiodifusão, que se encontra alicerçada em torno do CBT, e na realização de nove entrevistas com agentes diretamente envolvidos nas conquistas das concessões de canais televisivos do Paraná. 

			Tendo como pontos de partida as indústrias do cinema e da fotografia, que foram aperfeiçoadas nas últimas décadas do século XIX e nas primeiras do século XX, a tecnologia televisiva começou a ser desenvolvida sobretudo nos anos 1930, principalmente na Inglaterra e Alemanha, países logo seguidos pela França e pelos Estados Unidos da América (EUA). Depois da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), os EUA tomaram a liderança tecnológica que manteriam no setor televisivo até o início do século XXI, inclusive no âmbito da produção de programas. No Brasil, após a inauguração da TV Tupi, a televisão se espalhou como o novo símbolo de modernidade – como tinham sido, outrora, o jornal, o cinema e o rádio – pelas capitais Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre e Brasília, antes de ser implantada definitivamente em Curitiba, em 1960. 

			Ao longo da segunda metade do século XX, a televisão autodefinida como gratuita – mas, na realidade, financiada em grande parte pela publicidade, aí incluída a oficial – substituiu o rádio na preferência da população brasileira, tornando-se o principal MCM para o entretenimento e informação da maioria dela. Por operar seus sinais no espectro das ondas eletromagnéticas hertzianas, que estão sob o controle estatal, os canais de televisão sempre necessitaram, em todos os países, de algum tipo de licença das respectivas autoridades nacionais. No Brasil, ela é a chamada concessão de emissora de TV, outorgada pelo governo federal.

			As regras e códigos legais de controle da radiodifusão variaram de nação para nação, dependendo do sistema político vigente em cada uma delas, nas diferentes épocas do século passado. Em todos os sistemas políticos, porém, os estados nacionais sempre detiveram o poder de controle sobre a regulamentação do sistema de radiodifusão, incluindo-se o rádio, a TV e outros serviços públicos ligados às telecomunicações. Como comenta o historiador francês Jean-Noël Jeanneney (1996a, p. 227): “Não obstante, mesmo nos países de antiga tradição democrática, o Estado renuncia de muito má vontade a controlar diretamente a televisão”.4

			No país, o CBT unificou e organizou, em novos termos, a legislação sobre o setor da radiodifusão que vigorava de maneira pulverizada desde a década de 1930, quando do primeiro governo do presidente Getúlio Vargas. O sistema de concessões para a operação de canais televisivos, que vigorou no Brasil no século XX e segue quase inalterado, é conhecido como misto por prever a coexistência de emissoras estatais, educativas e privadas, estas últimas exploradas comercialmente.

			A política nacional adotada baseia-se no compromisso de responsabilidade social pela iniciativa privada, de acordo com a Constituição Federal. O Estado outorga uma licença – cujo nome técnico é concessão – para que a empresa de comunicação possa operar, a título precário, o canal de televisão. De 1934 até 1987, todas as constituições brasileiras afirmaram a competência monopolista da União – leia-se o poder Executivo federal – para explorar os serviços de radiodifusão, diretamente ou mediante concessão, por prazo fixo e com direito a rescisão pelo poder competente, sem interferência dos poderes Legislativo e Judiciário. A decisão era, portanto, uma prerrogativa exclusiva do Executivo por meio de decreto do presidente da República (COSTA, 2005, p. 33-36). Desse modo, durante o período delimitado neste livro, mas também antes e depois dele, as concessões de canais de televisão serviram no Brasil, de maneira preponderante, como moeda de troca para barganhas entre o poder Executivo federal, agentes políticos e os empresários do setor da comunicação.

			Livros a respeito da trajetória política da televisão, no país, foram raros no século XX, especialmente os produzidos por historiadores. Em sua maioria, eles eram realizados por profissionais de comunicação e priorizavam as efemérides. Só recentemente, a partir do início deste século, é que começaram a surgir alguns trabalhos na academia, entre dissertações e teses, analisando a questão da mídia em geral – e da televisão em particular –, com um mínimo de enfoque político e historiográfico. Mesmo assim, eles ainda são escassos e não específicos sobre a questão política envolvida diretamente nas concessões de TV, como neste livro.

			Segundo o historiador Roberto Moreira (2000, p. 50-52), os livros sobre a história da TV brasileira cabem em uma prateleira, sendo que alguns têm apenas caráter memorialista ou são perfis de personalidades, mas ainda falta ao setor uma obra compreensiva e com dados confiáveis. Para Moreira (2000, p. 50), a televisão nacional simplesmente não existe enquanto objeto de análise aprofundada, o que torna urgente este levantamento da “história das telecomunicações brasileiras, tanto do ponto de vista político como tecnológico”.

			Nas últimas seis décadas, a televisão firmou-se como a principal mídia de impacto social, político e cultural no país. Ela tornou-se a mais importante fonte de entretenimento, lazer e de informação para a maior parte da população brasileira, notadamente aquela de mais baixo poder aquisitivo, formada por analfabetos ou semianalfabetos. Apesar dessa importância, no Paraná, não passam de meia dúzia os livros que registram, parcialmente, a trajetória da televisão, sendo que apenas dois deles foram produzidos por historiadores. Porém, quase todos estiveram centrados somente em emissoras curitibanas e nenhum tratou, com profundidade, das relações políticas encetadas para a conquista das concessões dos canais televisivos. A bibliografia internacional sobre o tema, produzida por historiadores, é um pouco menos escassa, no entanto aborda obviamente outros objetos e diferentes contextos político-sociais.

			Em consequência dessa realidade da literatura específica, o estudo que resultou neste livro manteve, em alguns momentos, uma forte interdisciplinaridade com textos das áreas de comunicação e das ciências sociais, até porque, segundo Asa Briggs e Peter Burke (2006, p. 15), a história da mídia como um todo, e da TV em particular, está estreitamente ligada a três fatores: o desenvolvimento tecnológico, a economia – que normalmente determina o item anterior – e o poder político do Estado. Este texto privilegia exatamente a análise deste último tópico: o poder político do Estado brasileiro de regulamentar, negociar, conceder, fiscalizar, renovar ou cassar as outorgas para grupos privados explorarem, economicamente, os canais públicos de televisão. Dessa forma, são pontuadas e debatidas também as similitudes e distinções havidas nas negociações entre empresários paranaenses e o Executivo nacional, nos períodos anterior e posterior à aprovação do CBT e durante o regime militar.

			Historiar e interpretar o processo de estruturação e de desenvolvimento do campo televisivo no Paraná, do movimento de afiliação das emissoras paranaenses às redes nacionais, além da formação das três primeiras redes regionais de TVs, são outros objetivos importantes deste livro. Porém, ele não trata aprofundadamente das programações – incluídos os telejornais e os espaços publicitários – veiculadas pelas diferentes emissoras; tampouco analisa a audiência alcançada, a recepção ocorrida e o tipo de discurso promovido por aquelas estações de televisão. 

			Este livro, por tratar de tema original e ser fruto de um estudo inédito no país, pretende contribuir para a ampliação do conjunto de interpretações historiográficas sobre a televisão brasileira, especificamente no que se refere às relações políticas dos concessionários de canais no Paraná com o poder central concedente, intermediadas pelo Palácio Iguaçu. Estudar as origens, o desenvolvimento e a história da formação desse complexo televisivo, paranaense e brasileiro, é fundamental para se entender como foi gerado o presente e debater o possível futuro dele. Mesmo porque, como orienta Eric Hobsbawm (2001), é papel do historiador lembrar o que os outros pesquisadores já esqueceram. No tocante à televisão no Brasil, pode-se afirmar que o historiador deve colaborar na interpretação daquilo que os demais sequer chegaram a conhecer em profundidade. É com base nessa inquietação, que este livro relata e discute a história política da televisão no Paraná. E também porque se concorda com a argumentação de René Rémond (1996, p. 445-446):

			Foi – e continua sendo – uma contribuição das pesquisas das últimas décadas lançar luz sobre o jogo dos interesses, as correspondências entre os pertencimentos sociais e as escolhas políticas, acompanhar a intervenção dos grupos de pressão e mostrar que a decisão política era a resultante de uma multiplicidade de fatores que nem todos eram políticos, podendo ir até a alienação da vontade política e o confisco do Estado.

			O recorte espacial específico no Paraná ocorreu porque – além da dificuldade metodológica e instrumental desse tipo de estudo ser realizado nacionalmente – acredita-se que, a partir da análise regional da TV, será possível apontar características e novas determinações que enriqueçam as teorias historiográficas brasileiras sobre o tema. E ainda porque se avalia como procedente o argumento de Sérgio Mattos (2002, p. 11): “[...] estudos de caso podem ser de maior utilidade para compreender o crescimento da mídia no Brasil do que muitas abordagens que tentam estudar a evolução da televisão brasileira a partir, e unicamente, de uma perspectiva global”. Mas, certamente, o regional só tem sentido e revela significância quando visto em sua relação com o global, numa inteireza dos diversos pontos de vista e não como simples dicotomias. Para isto, buscam-se respostas e adequações do local/regional ao nacional/global, dentro da necessária compreensão política e histórica.

			Na primeira fase do estudo que resultou neste livro, foi realizada uma ampla e minuciosa revisão bibliográfica relativa à história da imprensa e da radiodifusão em geral e, em especial, da televisão no Brasil e no Paraná. Houve também uma breve análise da literatura sobre a TV na América Latina, em alguns países europeus e nos Estados Unidos – de onde vieram as principais influências da legislação, de estruturação material e profissional, de programação e da formação de redes para a televisão brasileira. Sempre centrando a atenção nos textos que fizessem, ao longo do período estudado, possíveis interligações entre o sistema legal de concessões de canais, a política no país e no Paraná e a regionalização da TV. Posteriormente, essa bibliografia foi utilizada em confrontações de similitudes e divergências com o material coletado na pesquisa documental. A par da escassez bibliográfica específica a respeito do tema, neste estudo optou-se pela interdisciplinaridade também pela certeza de que, como orientam Asa Briggs e Peter Burke (2006, p. 9-12), o diálogo aprofundado entre diferentes disciplinas e campos de saber enriquece as interpretações e as narrativas históricas, além de responder positivamente à necessidade de se “trazer a história para o interior dos estudos da mídia, e a mídia para dentro da história”.

			Mesmo em relação ao Brasil, ainda é ínfima a publicação de textos que têm a televisão como objeto de análise, do ponto de vista da historiografia política. Ela não vai além de alguns artigos e capítulos de livros, que em geral foram produzidos por sociólogos ou comunicadores e tratam de programações televisivas, dos avanços tecnológicos e dos efeitos do meio sobre o mundo da comunicação social. Como ressalta o historiador Áureo Busetto (2008, p. 11, 14-15), a bibliografia existente não consegue elaborar uma historicização da mídia:

			[...]. Porém, será com esta literatura que o historiador ocupado com a mídia como objeto de sua pesquisa deverá dialogar, e, por vezes, deverá tomá-la como parte de seu objeto de estudo. [...] Apesar da consolidação do espaço da mídia na vida social contemporânea no Brasil, sobremaneira da TV – caso sempre citado e por vezes parcialmente trabalhado pela literatura estrangeira –, além do alerta e sugestões oferecidos por Jeanneney em obra muito lida e citada, a historiografia política brasileira apresenta ainda hoje um número pouco expressivo de trabalhos que tenham a mídia como objeto de pesquisa, bem como apresenta um número mais irrisório de estudos que cuidam especificamente do rádio, da TV, do cinema, da indústria fonográfica como objetos de análise, e nada sobre a Internet. 

			Entre os autores que tratam da história da televisão brasileira em uma perspectiva que possibilita algum diálogo e contraposições com o tema central, o recorte temporal e os objetivos deste livro, destacam-se Eugênio Bucci, Laurindo Lalo Leal Filho, Inimá Simões, Sérgio Mattos e Adauto Novaes. No livro A TV aos 50, organizado pelo jornalista Bucci (2000), há artigos que discutem a questão das redes regionais, redes nacionais e respectivas afiliações de emissoras, além do percurso das leis e normas da radiodifusão que vigoraram no século XX. No artigo “Antenas da brasilidade”, o jornalista e diretor da TV PUC-SP, Gabriel Priolli (2000, p. 13-24), comenta que a televisão brasileira nasceu local, cresceu com suas emissoras regionais e se expandiu para as redes nacionais em consequência não só dos avanços tecnológicos, mas também dos interesses políticos do regime militar – os quais se viabilizaram baseados na oferta de financiamentos, na modernização da infraestrutura e no sistema de concessões de canais dirigido aos aliados do Palácio do Planalto. 

			Leal Filho tem se especializado, nas últimas décadas, no debate da televisão pública e educativa no país, em comparação com alguns modelos estrangeiros, notadamente o da BBC de Londres. Mas, é em A TV sob controle: a resposta da sociedade ao poder da televisão (2006) que esse sociólogo e jornalista aprofunda suas análises a respeito da legislação, em vigor por meio do CBT desde 1962 e que os sucessivos governos federais insistiram em não modernizar porque os concessionários dos serviços de televisão, “que se apresentam como donos das emissoras, constituem um dos mais poderosos lobbies da nação e querem preservar de qualquer modo seu poder absoluto, sem qualquer tipo de controle” (LEAL FILHO, 2006, p. 35). Segundo ele, o setor empresarial televisivo vive, no país, protegido por uma “armadura bloqueadora” que impede discussões mais aprofundadas a seu respeito: “É por isso que pouca gente sabe que as emissoras operam concessões públicas, outorgadas pelo Estado a determinadas empresas, em nome da sociedade [...]” (LEAL FILHO, 2006, p. 131).

			O jornalista e psicólogo Inimá Simões (2004) percorre em seu livro A nossa TV brasileira: por um controle social da televisão o longo percurso da história televisiva no país, desde o pioneirismo da TV Tupi, em 1950, passando pelo debate e aprovação do CBT, pelo investimento em infraestrutura para a expansão das telecomunicações durante o regime militar, até o final do século XX. “Aos militares, em sua ótica de segurança nacional, convinha estabelecer um sistema de comunicações cobrindo o país inteiro, o que facilitou a expansão da cobertura televisiva”, explica Simões (2004, p. 27), lembrando que esse plano foi executado com o respaldo da outorga de dezenas de concessões de TV a grupos de aliados políticos nos estados.

			Em seu livro História da televisão brasileira – uma visão econômica, social e política (2002), o jornalista e pesquisador de comunicação Sérgio Mattos refaz a trajetória nacional dessa mídia, de 1950 até o início do século XXI. Daquela obra, interessa à reflexão deste livro, de maneira mais acentuada, o capítulo que trata da relação havida entre os objetivos do Conselho Nacional de Segurança, do regime militar e os dos concessionários de televisão.5 De forma semelhante à de Simões, Sérgio Mattos (2002, p. 32-35) argumenta que o avanço da infraestrutura operacional para as telecomunicações no país – e o consequente aumento no número de concessões de canais de TV –, ocorrido durante o regime militar, atendeu fundamentalmente ao plano de integração e segurança nacionais.

			O livro coordenado pelo pesquisador de comunicação Adauto Novaes – Anos 70 – Televisão (1980) – apresenta uma série de artigos frutos de estudos a respeito do principal veículo de comunicação naquela década, no Brasil. Entre eles, podem ser destacados: “Telejornalismo: a década do jornal da tranqüilidade”, escrito por Elisabeth Carvalho; “A televisão e o poder autoritário” e “A televisão e a política de integração nacional”, ambos elaborados por Santuza Naves Ribeiro e Isaura Botelho. As três autoras demonstram, de maneira contundente, como se deu a completa apropriação da televisão pelo governo militar – desde o sistema de concessões de canais, passando pelo apoio financeiro e de infraestrutura tecnológica, até a definição de conteúdos e a censura prévia nas programações – durante os governos dos presidentes Emilio Garrastazu Médici e Ernesto Geisel. De acordo com a análise delas, uma das principais missões atribuídas pelos militares ao sistema nacional de televisão, Rede Globo à frente, era a de “integrar as populações regionais e periféricas à moderna sociedade de consumo” (RIBEIRO; BOTELHO, 1980, p. 93-95). E isto só foi possível graças à decisão política de Brasília para o rápido aumento no número de canais televisivos em operação no interior do país, da qual os empresários paranaenses também foram beneficiários.

			A efetiva instalação da TV no Paraná coincidiu com o encerramento do avanço das fronteiras agrárias na década de 1960 e com o início mais forte do movimento de urbanização, industrialização e implantação da rede prestadora de serviços nas médias e grandes cidades do estado, nas décadas de 1970 e 1980. Junte-se a isso o significativo fato de que, na mesma época, o país conviveu com o regime militar por 21 anos. Na década de 1960, a primeira e mais movimentada na história do setor televisivo paranaense, cinco emissoras (42% das 12 que são objetos deste livro) entraram em operação. Esse número caiu para quatro estações (33%) na década de 1970 e para três (25%) na primeira metade da década de 1980. Das 12 TVs inauguradas naquele período de 25 anos, quatro (33%) estavam instaladas em Curitiba e duas (17%) em Londrina, enquanto as outras seis emissoras funcionavam em seis cidades do interior: Apucarana, Ponta Grossa, Maringá, Cascavel, Cornélio Procópio e Foz do Iguaçu.

			Entre os principais autores que tratam de diferentes aspectos ligados à história da televisão no Paraná, certamente o historiador Denisson de Oliveira e o jornalista João Somma Neto são os que alcançam maior profundidade na descrição e análise de questões ligadas, diretamente, à política nacional de concessão de canais de TV e sua consequente correlação com as emissoras e redes regionais paranaenses. O livro de Oliveira, Estado & Mercado: Telecomunicações no Brasil (1991), contém uma aprofundada avaliação do modelo brasileiro de radiodifusão, com base em estudo de caso dos aspectos formativos do rádio e da televisão no Paraná, mas correlacionado inclusive com a realidade dos Estados Unidos e de alguns países europeus. Fruto da dissertação de mestrado em Ciências Sociais na Universidade de Campinas (Unicamp), a obra transita pelos aspectos legais da regulamentação do setor, pelas políticas de concessões de canais e legislação correlata, pela implantação do plano de integração e de segurança nacionais do regime militar, respaldado nas telecomunicações, e pelos avanços tecnológicos da radiodifusão registrados na segunda metade do século XX. 

			O livro Ações e relações de poder: a construção da reportagem política no telejornalismo paranaense (2007), de Somma Neto, é o resultado da tese de doutoramento em Comunicação na Universidade de São Paulo (USP). O texto conta a evolução histórica da TV no Paraná, debate a ligação do jornalismo de televisão com ações de poder, analisa as relações de poder e as implicações éticas e políticas no telejornalismo e estuda a construção da reportagem política nos noticiários locais das TVs de Curitiba. Em alguns capítulos há temas de interesse para a discussão deste livro, como os que tratam da relação da mídia com o campo político e da formação de conglomerados empresariais de comunicação no estado. Não há neles, entretanto, um aprofundamento sobre esses temas. 

			Entre os demais autores, apenas Maria Luiza Gonçalves Baracho é historiadora, enquanto José Jamur Júnior foi radialista e, depois, apresentador e diretor de jornalismo em emissoras de televisão em Curitiba, nas décadas de 1960 e 1970; Renato Ladislau Mazânek foi operador de som, locutor, radioator em emissoras de rádio e, nas décadas de 1960 e 1970, ocupou as diretorias comercial e de operações em estações curitibanas de TV; e Sandro Dalpícolo é jornalista, repórter, redator, editor e apresentador da TV Paranaense/Rede Globo desde 1985.

			O livro de Maria Luiza Baracho – Em preto e branco, o início da televisão em Curitiba (2006) – trata, quase que exclusivamente, da primeira década (1960-1969) de funcionamento das emissoras pioneiras do estado: TV Paranaense e TV Paraná. A historiadora expõe detalhadamente como era a programação original e quais foram os profissionais e artistas de destaque daqueles canais televisivos. Apenas de maneira breve e não aprofundada, o texto cita a existência de relações políticas entre governadores do Paraná, presidentes da República e empresários envolvidos na busca pelas concessões dos primeiros canais de TV para Curitiba.

			Jamur Júnior centrou o seu livro – Pequena História de grandes talentos: os primeiros passos da televisão no Paraná (2001) – em episódios particulares de alguns personagens que ele considerou importantes para historiar as primeiras três décadas da TV no estado. De maneira resumida, ele retrata a trajetória das cinco emissoras que entraram em funcionamento nos anos 1960, de seus proprietários, dos recursos tecnológicos disponíveis e das programações originais. O texto só faz citações superficiais às questões políticas envolvidas com a televisão naquele período. Porém, ainda assim, ele indica pistas úteis no tocante às negociações que levaram às concessões de canais e à regionalização das emissoras.

			A obra de Renato Mazânek – Ao vivo e sem cores: o nascimento da televisão do Paraná (2004) – descreve, cronologicamente e com riqueza de detalhes, os primeiros dez anos da pioneira TV Paranaense (1960-1970) e da trajetória profissional de seu primeiro concessionário, Nagibe Chede. O autor apresenta as experiências televisivas iniciais no estado, a partir de 1954, e também as das segunda e terceira emissoras de Curitiba, respectivamente TV Paraná e TV Iguaçu. Baseado em grande parte nas lembranças do próprio autor, o texto descreve as questões de tecnologia, de equipamentos, de recursos humanos, de administração e de programação da TV de Chede, mas refere-se às questões políticas ligadas às concessões e funcionamento das emissoras apenas superficialmente.

			O livro de Sandro Dalpícolo – Uma nova luz na sala: histórias da TV Paranaense (2010) – relata, jornalisticamente, a trajetória da emissora de televisão pioneira do estado, inaugurada em 29 de outubro de 1960 por Nagibe Chede. A obra, bastante ilustrada, foi escrita sob encomenda patronal para a comemoração dos 50 anos do primeiro canal de Curitiba. Apesar deste detalhe – que inicialmente poderia ser considerado um fator limitante –, aquele livro é um dos que mais aprofundam a discussão sobre as relações políticas ligadas às concessões de canais de TV para empresários do Paraná. Ele contém, inclusive, documentos inéditos a respeito do tema e que são de grande valia para as análises e interpretações aqui realizadas. 

			Outras quatro obras – complementares à história geral da televisão brasileira e suas implicações políticas – que auxiliaram neste estudo são de autoria do cientista social Ricardo Costa de Oliveira e da historiadora Marionilde Dias Brepohl de Magalhães. Os textos tratam, de maneira específica, da história política do Paraná: desde a formação da classe que ocupou o poder estadual, em cenário obviamente anterior ao advento da televisão, até o contexto social e econômico-político em que se desenvolveram as relações dos empresários paranaenses com o Executivo nacional, pelas concessões televisivas. 

			Resultado da tese de doutoramento em Ciências Sociais defendida na Unicamp, o primeiro livro de Ricardo Costa de Oliveira – O silêncio dos vencedores – Genealogia, classe dominante e Estado no Paraná (2001) – realiza uma vigorosa descrição e análise das relações entre estruturas de poder e de parentesco no Paraná, nos séculos XIX e XX. A obra conta com dados, contextualizações e interpretações detalhadas sobre as origens, a formação, o desenvolvimento e a manutenção – até os tempos atuais – das famílias tradicionais da classe dominante paranaense. Além de analisar como foram as ações, representações e relações políticas dessa classe no comando ou no entorno do poder Executivo do Paraná. De acordo com Oliveira, o poder paranaense foi fortemente marcado por traços conservadores, adesistas e situacionistas em relação ao poder nacional, independente de qual fosse este, ao longo do tempo.

			Já o livro A construção do Paraná moderno – Políticos e política no governo do Paraná de 1930 a 1980, organizado por Oliveira (2004), contém textos de dois colaboradores, um historiador e um sociólogo. Os três analisam trajetórias de dirigentes políticos que ocuparam o Executivo paranaense durante um período que se aproxima, em grande parte, do recorte temporal desta pesquisa. Assim, aquele livro contribui com as análises e interpretações aqui desenvolvidas porque traça aprofundados perfis político-administrativos de dois governadores que estiveram diretamente envolvidos nas relações políticas de empresários da comunicação com o governo federal: Moysés Lupion (PSD) e Ney Braga (PSP; PDC; Arena).

			Por sua vez, Marionilde de Magalhães realiza, em seu primeiro livro – Paraná: política e governo (2001) – minuciosos levantamentos e análises a respeito dos governos, dos políticos, dos projetos de poder, das eleições e dos contextos econômicos e histórico-sociais do Paraná no extenso período que compreende desde a emancipação da Província, em 1853, até a eleição para governador em 1998, a última do século XX. O segundo livro da historiadora – O Paraná reinventado: política e governo (2006) – é uma ampliação dos debates e análises realizados em sua primeira obra. O tema, o objeto, o recorte temporal e os agentes sociais são praticamente os mesmos, mas o novo estudo está centrado em entender as relações entre o Executivo estadual e a sociedade civil paranaense; as relações políticas entre governantes e governados. Aquele texto trata, ainda, com profundidade, dos governos de Moysés Lupion, Ney Braga, Paulo Pimentel e Jayme Canet Júnior. Estes quatro foram os mais importantes ocupantes do Palácio Iguaçu para as análises e discussões deste livro.

			Essa bibliografia utilizada foi confrontada, inicialmente entre si mesma e, depois, com as demais fontes utilizadas no estudo que resultou neste livro. Para a realização da pesquisa documental, foram selecionados, entre as fontes impressas disponíveis, os três principais diários – no sentido de maior tiragem e mais significativa abrangência estadual na cobertura jornalística – que circularam, ininterruptamente, durante o período completo do estudo: Folha de Londrina, Gazeta do Povo e O Estado do Paraná. A Folha tinha sede na cidade de Londrina, no norte do estado, enquanto os outros dois eram sediados em Curitiba; situações que se mantêm inalteradas atualmente. O jornal londrinense foi pesquisado – no período de 1º de janeiro de 1954 a 31 de dezembro de 1985 – no acervo do Centro de Documentação e Pesquisa Histórica da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Os dois diários curitibanos foram pesquisados – de 1º de janeiro de 1953 a 31 de dezembro de 1985 – no arquivo da Biblioteca Pública do Paraná, em Curitiba.

			O trabalho realizado consistiu, primeiramente, na compulsação dos jornais para a localização de material – manchetes, editoriais, colunas especializadas, reportagens, anúncios e quadros de programações – diretamente relacionado à história das emissoras de televisão do estado. O material coletado nos periódicos, bem como suas páginas de origem para o entendimento do contexto em que fora publicado, foi registrado por meio de fotografias e, posteriormente, analisado dentro dos parâmetros dos objetivos do estudo para a produção deste livro. Um deles era, exatamente, o de compreender e interpretar as interligações daqueles diários com os governos estadual e federal. Isto porque os três jornais-fontes nasceram, antes da chegada da televisão ao Paraná, como primeiro veículo de comunicação de seus proprietários, mas, durante o período pesquisado, tornaram-se partes de conglomerados que detiveram, também, concessões de emissoras de rádio e de TV. 

			Levando-se em conta essa peculiaridade, convém salientar que aqueles três diários são tomados pela análise deste livro não só como fontes, mas também como objetos do estudo. Fontes porque, enquanto documentos impressos, fornecem informações e indícios a respeito do desenvolvimento das emissoras de TV e das relações delas com os agentes políticos responsáveis por suas concessões. Objetos porque, enquanto integrantes de conglomerados que possuíam também televisões, estavam intimamente ligados àquelas relações de seus proprietários com os poderes paranaense e nacional. Esse exercício de interpretação com dupla finalidade serve para ajudar a evitar um problema da historiografia política brasileira, conforme foi detectado por Busetto (2008, p. 15-16):

			[...]. Perspectiva de análise limitada e que tem levado a uma produção por demais segmentada, e, por vezes, conseqüentemente inócua, dado que pautada por objetivos muito compartilhados [...]. Objetivos de pesquisa que podem contribuir para se saber e compreender muito sobre um ponto específico e muito pouco, ou quase nada, sobre as relações da estrutura e dinâmica da imprensa com as da esfera política. Ademais, os autores de trabalhos desta natureza fazem tábula rasa para a dinâmica e os efeitos da concorrência entre as diferentes mídias e a existente no interior do próprio jornal e revista analisados. Ou seja, parecem seguir a noção errônea de que jornais e revistas de grande difusão são produtos homogêneos, desconsiderando que a grande imprensa brasileira adota paulatinamente durante o século XX o modelo imprensa-empresa, sobretudo aos moldes de sua congênere norte-americana a partir da década de 1940. [...] Até porque o estudo atento das edições permite observar e compreender as relações sociais aos quais os periódicos estão vinculados, assim como as pressões que por vezes possam estar submetidos.

			Essa utilização e análise de material veiculado pela imprensa, a um só tempo como fonte e objeto, que ganharam força nos anos seguintes ao fim da Segunda Guerra Mundial, podem ser caracterizadas como integrantes da chamada história política, (re) surgida como um campo privilegiado de estudos. Aquela preocupação em descobrir e interpretar as relações dos jornais-fontes com os agentes políticos, bem como as existentes dentro do conglomerado empresarial ao qual pertence cada um dos diários, está prevista em Jeanneney (1996b, p. 224-225), para quem, na vida cotidiana de um jornal, reflete-se a vida política de um país.

			Porém, ao fim da primeira fase do estudo realizado para a elaboração deste livro, tanto na bibliografia quanto nos arquivos visitados das emissoras de televisão e do Ministério das Comunicações, bem como nos jornais e em outros órgãos públicos e entidades classistas, restaram algumas questões sem respostas e dúvidas não dirimidas. Jeanneney (1996a, p. 6) esclarece que essa dificuldade com as fontes, ao se pesquisar os meios de comunicação, às vezes advém da existência de imensa quantidade de documentos e pouca organização nos arquivos das empresas; situação que se soma à constatação de que os profissionais do setor de comunicação “raramente têm um pensamento histórico e, na memória dos actores, o que predomina frequentemente é a anedota, mais que a cronologia verdadeira e o sentido dos movimentos de conjunto”.

			O fato mais agravante era que, no geral, aquelas perguntas não respondidas estavam ligadas diretamente ao problema central do estudo: as relações políticas entre os empresários de comunicação – na busca pelas concessões de canais de TV – e o governo federal, intermediadas por mandatários do Palácio Iguaçu. Relações que só raramente foram registradas, mesmo com pouco aprofundamento, pelos jornais e bibliografia pesquisados. Ricardo Oliveira (2001, p. 350) comenta porque é tão difícil encontrar documentos a respeito desse tema, qual é a consequência dessa lacuna e quando o pesquisador teria um possível caminho para solucionar a grave falta de materialidade:

			Quase nunca a classe dominante deixa provas documentais sobre as suas relações perigosas de favorecimento e de privilégio entre os grupos dominantes e o Estado. Muitas vezes o cerne das negociações entre os ocupantes de altos cargos públicos com empresários e membros da classe dominante é um segredo de Estado. Ao contrário, quem procurar provas materiais nos papéis e discursos das políticas públicas, a partir de fontes documentais que apresentem a performance estatal, poderá ter muitas vezes uma visão distorcida da estrutura do Estado frente à classe dominante. [...] A melhor forma de se conhecer as práticas políticas da classe dominante é quando os grupos ou as frações da classe dominante entram em conflito. São momentos ocasionais, preciosos, quando irrompem as acusações. “Brigam os compadres, e as comadres descobrem as verdades, diz muito acertadamente o annexim popular”. [...] Com o passar dos anos, a história das elites políticas parece um imenso tratado de grandes estadistas. As críticas oposicionistas escritas são raras e o discurso oficial produz uma ideologia apologética do situacionismo. O silêncio é produzido.

			Em órgãos federais, como o Ministério das Comunicações, os documentos da época militar  disponíveis para consulta pública não registraram, por motivos óbvios, o conteúdo das reuniões informais e dos bastidores das negociações ocorridas entre os empresários paranaenses e as autoridades do setor, os sucessivos ministros e, posteriormente, os presidentes da República responsáveis pelas assinaturas dos decretos de outorga dos canais de TV. Nas sedes das emissoras televisivas do Paraná, documentos com teor semelhante também não existem. E mesmo outros que pudessem ter registrado alguma parte daquelas relações, ainda que só do ponto de vista administrativo-empresarial, não foram franqueados para análises de pesquisadores.

			Em consequência dessa realidade, optou-se pela realização de entrevistas em profundidade com concessionários, ex-concessionários, diretores, ex-diretores, sócios e ex-sócios das emissoras de televisão. O objetivo mais importante da tomada desses depoimentos foi identificar – para posterior interpretação – como transcorreram as negociações entre os empresários e o governo federal nos períodos anteriores à outorga da concessão de cada um dos canais televisivos. Foram mantidos contatos com representantes de onze emissoras daquele período estudado. A eles foram explicados os objetivos do estudo e a importância de seus depoimentos. Não só com a intenção de um possível preenchimento daqueles “apagamentos e lacunas” documentais, mas também como uma possibilidade de produção e análise de “vozes alternativas” que pudessem apresentar “outras versões e outras visões” sobre os fatos estabelecidos, com garantia histórica, conforme preconizam Meihy e Ribeiro (2011, p. 30-31).

			Justificadas pelos objetivos, circunstâncias e necessidades deste estudo, foram produzidas oito entrevistas dirigidas: seis delas presenciais, com som gravado em fita cassete, uma por correspondência escrita e uma por telefone. Elas aconteceram nos locais, datas, formas e horários escolhidos pelos entrevistados. Há uma nona entrevista que, apesar de não ter sido realizada por este autor, teve o seu conteúdo utilizado no texto deste livro porque se reveste de importância ímpar. O entrevistado foi Nagibe Chede, concessionário original da pioneira TV Paranaense. Chede morreu em 2002, e a entrevista que deixou gravada havia sido concedida ao jornalista curitibano Aramis Millarch, em 1985. Os nove depoimentos englobaram concessionários ou representantes de onze emissoras; a única exceção foi a TV Curitiba, cujos concessionários originais João Milanez e João Saad morreram sem deixar entrevistas gravadas sobre a temática proposta.

			De maneira geral, apesar de haver algumas respostas contraditórias e às vezes em sentidos divergentes, as entrevistas resultaram em conteúdos bastante parecidos, em consequência de que elas seguiram – com exceção à de Chede – um roteiro de questões abertas preparadas pelo autor deste livro. O material produzido por meio dos depoimentos foi comparado e confrontado com o coletado nos jornais e o disponível na bibliografia e na legislação do setor para a realização das interpretações. Em um setor tão complexo da história, acontecida em um longo período e envolvendo grande número de agentes, nem todos os entrevistados demonstraram conhecer ou lembrar com precisão os detalhes de alguns acontecimentos, o que é normal em se tratando de rememorações. Por isso, alguns dados de entrevistas, quando confrontados com outras fontes e percebidos incompletos ou desprovidos de verossimilhança, tiveram o seu uso descartado pelo autor.

			O conteúdo interpretativo e analítico deste livro está pautado nas teorias metodológicas desenvolvidas por Asa Briggs (2006), Peter Burke (1992; 2002), Jean-Noël Jeanneney (1996a; 1996b) e Pierre Bourdieu (1989; 1997), para a realização de pesquisas históricas sobre a mídia, em geral, e a televisão, em particular. Jeanneney (1996a) orienta que os pesquisadores dos meios de comunicação necessitam buscar a verdade da influência dos poderes públicos e dos diversos grupos de pressão sobre a mídia. Segundo ele, uma das grandes dificuldades é conseguir fugir do particular e captar a totalidade de um conjunto estudado. O que leva ao insubstituível cuidado nas análises das relações de poder, conflitantes ou convergentes, entre os meios de comunicação e o Estado, entre os meios de comunicação e a nação como um todo, além de não se dever considerar as instituições de comunicação apenas em si mesmas.

			Questão igualmente relevante para Jeanneney (1996a) é a relativa ao financiamento da televisão na segunda metade do século XX: verbas públicas ou recursos comerciais? O que leva, segundo análise do historiador francês, à problemática do duplo setor: “Por um lado o sistema comercial do ‘tudo para o lucro’ [...]; e por outro lado, o esquema do monopólio público [...], em vias de desaparecer um pouco por todo o lado nos países democráticos; e por fim, a meio caminho, a coexistência dos dois sectores [...]” (JEANNENEY, 1996a, p. 242). A organização do sistema televisivo norte-americano, que serviu em grande parte de paradigma à televisão-empresa brasileira, optou desde cedo pelo financiamento comercial por meio de anunciantes da iniciativa privada. Enquanto na maioria dos países da Europa prevaleceu, nas primeiras décadas de funcionamento da TV, o monopólio estatal com financiamento público das emissoras. Realidade que começou a ser alterada nos anos 1970 e 1980 com a abertura do sistema televisivo para a operação de emissoras privadas comerciais (JEANNENEY, 1996a, p. 242-261). 

			Já o sociólogo francês Pierre Bourdieu, autor do livro Sobre a televisão (1997), tem influenciado com seus conceitos, teorias e metodologias pesquisadores que trabalham com estudos da mídia e da TV. Segundo ele, a televisão, por atingir um grande público e ser, mesmo, fonte única de informação para muita gente, é um veículo que tem bastante força, podendo mobilizar ou desmobilizar parcelas da população em torno de causas específicas. Para Bourdieu, a TV é um meio de massa por excelência e sofre constante pressão econômica de anunciantes privados e do Estado, que lhe dá subvenções, o que gera censuras de diferentes tipos que “fazem da televisão um formidável instrumento de manutenção da ordem simbólica” (BOURDIEU, 1997, p. 20). De acordo com o pesquisador francês, ainda assim a imprensa televisiva comercial tem autonomia e exerce influência no campo político, ao qual de certa maneira ela pertence. 

			Embasado nessas considerações preliminares, o texto deste livro está estruturado em quatro capítulos. No primeiro, é remontado historicamente o quadro comunicacional – imprensa, rádio e televisão – de Curitiba e das principais cidades do Paraná, durante a segunda metade do século XX. Os objetivos mais importantes são traçar e analisar o contexto social e político em que a TV surgiu e se desenvolveu, dando condições para se conhecer e interpretar as relações dos empresários da comunicação – donos de jornais, revistas e rádios – com a televisão, com o governo estadual e com o Executivo nacional. Além disso, há uma reflexão a respeito do espaço disponibilizado pelos diários Gazeta do Povo, O Estado do Paraná e Folha de Londrina para a divulgação de assuntos ligados às emissoras paranaenses de televisão no período entre 1954 e 1985.

			No segundo capítulo, é mapeado, descrito e interpretado o processo de concessão, implantação e os primeiros desenvolvimentos de cada uma das 12 emissoras de televisão, que entraram em funcionamento no estado de 1960 a 1985. Desde a TV Paranaense, concedida pelo presidente Juscelino Kubitschek e inaugurada em Curitiba em outubro de 1960, até a TV Naipi, última concessão sob a égide do regime militar e inaugurada em Foz do Iguaçu, em setembro de 1985. São destacados os avanços tecnológicos do setor das telecomunicações – do videoteipe, passando pelas redes de micro-ondas, até os satélites artificiais –, que colaboraram com a política de integração e segurança nacional do regime militar; a programação das emissoras, centradas em telenovelas, filmes importados, futebol e shows de auditórios; e o papel da censura oficial na definição dos conteúdos divulgados pelas TVs nas décadas de 1960 e 1970. Servem como bases para a reflexão algumas das principais características das 12 emissoras de TV do Paraná: quase todas as concessões foram conseguidas por empresários que já eram donos de jornais e/ou de rádios; quase todas as estações tiveram mudança de concessionários entre 1960 e 1985; e a maioria das TVs pertenceu aos também proprietários dos três jornais utilizados como fontes/objetos nas análises deste livro.

			No terceiro capítulo, são apresentadas e analisadas historicamente as principais relações entre empresários paranaenses e o governo federal, e que resultaram em concessões de canais de televisão. Tanto das negociações que tiveram a decisiva intermediação do Palácio Iguaçu quanto das que ocorreram apenas com o respaldo do governo estadual ou sem ele. Essas relações políticas são alvo de reflexão, tendo como base o contexto histórico e a realidade legal do sistema de concessões de cada época em que elas ocorreram. Acontecimentos de ordem econômico-político-social e suas interpretações auxiliam no entendimento das relações mais importantes entre os concessionários de TV e o governo federal. Atenção especial é dada às mudanças de características das negociações realizadas na primeira fase do período estudado – de 1954 a 1963, ainda com governos federais civis – e as transcorridas ao longo do regime militar, de 1964 a 1985. Os dados e informações sobre os assuntos abordados neste capítulo foram consultados, principalmente, no material coletado nos jornais Gazeta, OEPR e Folha, em livros de autores que pesquisaram a história da TV paranaense e nas nove entrevistas realizadas com proprietários, ex-proprietários, ex-sócios e ex-diretores das emissoras estudadas.

			No último capítulo, é exposto e interpretado o processo de agrupamento da maioria das 12 emissoras de TV em funcionamento no Paraná, por seus concessionários, em diferentes conglomerados de comunicação, ocorrido durante as décadas de 1970 e 1980. Em consequência desse fenômeno, em 1985 existiam três redes regionais de televisão no estado: a do Grupo Paulo Pimentel, com três canais; a Rede Paranaense de Televisão, com outras três emissoras; e a Rede Organizações Martinez, com duas TVs. As demais quatro emissoras seguiam operando separadamente. Os movimentos de formação das redes de TV no Paraná são analisados, dentro de uma perspectiva comparativa, em relação aos ocorridos em outros estados próximos, como São Paulo e Santa Catarina. Além disso, são temas de reflexão as afiliações de emissoras e redes paranaenses a redes nacionais de televisão. Um tópico especial historiciza a crise política ocorrida na TV Coroados de Londrina, em meados da década de 1970, e que envolveu diretamente – com sucessivas mudanças de concessionários sob ameaças originadas em Brasília – as três redes regionais de emissoras. O episódio – provocado por desavenças políticas entre os ex-governadores Paulo Pimentel e Ney Braga, este na época ministro do presidente Ernesto Geisel – foi o mais emblemático da história da televisão no Paraná.

			

			
				
					1 No tocante à televisão, canal significa a faixa de frequência de ondas eletromagnéticas reservada à transmissão da programação de uma determinada emissora, e dentro da qual ela deve manter os seus sinais de som e imagem para evitar interferência com os demais canais adjacentes (DICIONÁRIO BRASILEIRO DE MÍDIA, 1996, p. 27).

				

				
					2 Atente-se para o fato de que, do ponto de vista legal preconizado pelo Código Brasileiro de Telecomunicações (CBT), o concessionário possui apenas uma licença – a título precário válido por 15 anos – para explorar os serviços de radiodifusão por meio do canal de televisão, mas não é proprietário deste, que é um bem público. O empresário é, portanto, somente o concessionário de um canal televisivo. Dono, ele é da televisão enquanto uma empresa privada, com seus prédios, antenas, equipamentos, automóveis etc.

				

				
					3 À televisão de sinal aberto normalmente estão associadas algumas característica básicas, como a de veicular uma programação generalista – destinada ao público em geral, de escolaridade mediana – e a de operar por meio de ondas hertzianas ou mediante a sua combinação com satélites artificiais (PORTO, 2002, p. 543). Frequência muito alta (VHF) é a faixa do espectro eletromagnético na qual operam os canais de televisão com números de 2 a 13; os com números a partir de 14 operam na Ultra High Frequency (UHF). Disponível em: <http://www.radiobandeirantes.com.br/comercial/dicionario>. Acesso em: 26 nov. 2009. A TV Paraná Educativa, concessão do governo paranaense, entrou no ar em 1987 (DALPÍCOLO, 2010, p. 173). A primeira emissora de sinal fechado, pelo serviço de pay-per-view, começou a operar em Curitiba em 1995, para assinantes da TVA (BRAUNE; RIXA, 2007, p. 307), e as transmissões pelo sistema digital só se tornaram realidade nos canais abertos da televisão paranaense na primeira década do século XXI (DALPÍCOLO, 2010, p. 175-177). 

				

				
					4 O historiador francês realiza aprofundada análise sobre as questões políticas envolvidas na definição dos diferentes sistemas televisivos e suas regras, em vigor nos Estados Unidos e nos principais países da Europa, durante o século XX. 

				

				
					5 Mattos (2002, p. 78-79) subdivide o desenvolvimento da TV no país em seis fases, sendo que as três primeiras estão no período recortado para este livro: 1) fase elitista (1950-1964), quando o televisor era artigo de luxo acessível apenas à elite econômica; 2) fase populista (1964-1975), na qual a TV foi dada como exemplo de modernidade pelo regime militar e se popularizou no país com base em uma programação de baixo nível; 3) fase do desenvolvimento tecnológico (1975-1985), em que as redes nacionais se aperfeiçoaram, produziram com maior profissionalismo visando, inclusive, a exportação de produtos. 

				

			

		


		
			CAPITULO 1 - O QUADRO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX

			Inverno de 1954: o Sonho da Televisão Estreou em Curitiba

			Poderia ter sido apenas mais uma noite fria em Curitiba, como outra qualquer do inverno de 1954. Porém, o fato ocorrido naquele sábado, 17 de julho, entrou para a história da radiodifusão paranaense como um dos mais importantes: a realização da primeira transmissão experimental de televisão no Paraná. Na realidade, um show de apresentação do novo meio de comunicação. Coincidentemente, a população havia acabado de comemorar o centenário do nascimento da imprensa no estado, marcado pela primeira edição do jornal O Dezenove de Dezembro, em 1º de abril de 1854. 

			Para a demonstração de como funcionava a TV – da qual a maioria dos curitibanos só tinha notícias pelos jornais, revistas e rádio –, foi instalado um estúdio-auditório na sede do Centro Cultural Brasil-Estados Unidos, em um edifício na área central da capital paranaense. Os equipamentos, além de parte dos artistas e dos cantores, foram trazidos de São Paulo, emprestados pela TV Tupi de Assis Chateaubriand.6 A exibição ocorreu em circuito fechado, com imagens em preto e branco (BARACHO, 2006, p. 17).

			Daquele estúdio, improvisado e montado no 7º andar, as imagens e sons eram transmitidos, ao vivo, para televisores que funcionavam na vitrine da Loja Tarobá, no térreo do mesmo edifício. O jovem radialista curitibano João Lydio Seiler Bettega foi o mestre de cerimônia daquele espetáculo promocional. Foram de Bettega, portanto, o primeiro rosto e a primeira voz veiculados pela televisão no Paraná. Houve, ainda, a apresentação de artistas paranaenses. Outros receptores, embora não se tivesse o registro exato do número de aparelhos, foram instalados na Praça Ozório, em frente ao edifício onde se encontrava o estúdio. Além disso, emissoras de rádio transmitiram, simultaneamente, os sons da primeira apresentação de TV em Curitiba.7

			Uma pequena multidão formou-se na praça central para assistir àquele show de televisão, conforme registrou a Revista da Guaíra, em sua edição de outubro de 1954 (DALPÍCOLO, 2010, p. 21). Eram jovens, casais e famílias inteiras que – indo ou voltando das sessões noturnas de cinema – paravam, por curiosidade, para apreciar a novidade comunicacional. Essa apresentação não aconteceu por acaso. Ela foi promovida pela empresa Rádio e Televisão Paraná S.A., fundada no início daquele ano por empresários paranaenses com apoio de um grupo paulista. Entre os paranaenses, destacavam-se Raul Vaz, Gastão Chaves, Alexandre Gutierrez e Nagibe Chede. Os paulistas eram liderados por Mário Alderigbi e Jorge Ado, representantes do grupo Diários e Emissoras Associados, de propriedade de Assis Chateaubriand.

			Antes do pioneiro show de 17 de julho, outro acontecimento importante para a TV, no estado, havia ocorrido em 8 de janeiro do mesmo 1954,8 quando, em assembleia geral de sociocotistas, foram aprovados o Manifesto e os Estatutos da Rádio Televisão Paraná. A nova sociedade anônima nasceu presidida pelo incorporador e fundador Raul Vaz, renomado advogado de Curitiba. Para a preparação daquela assembleia em 8 de janeiro de 1954, possivelmente algumas reuniões de articulação entre os integrantes do movimento – que se autointitulava “Pró-Televisão no Paraná” – tenham sido realizadas durante o segundo semestre de 1953. Contudo, nenhuma notícia a respeito da organização do grupo fora publicada pela imprensa naquele período, assim como não há qualquer registro bibliográfico sobre essa fase inicial do “Pró-Televisão”.

			Um extenso documento, espécie de ata-relatório daquela assembleia – talvez por questões legais e, certamente, também para efeito de publicidade do novo empreendimento – foi publicado como anúncio de página inteira três dias consecutivos na Gazeta do Povo, e em uma edição de O Estado do Paraná.9 Sob o título “Rádio Televisão Paraná S.A.”, o primeiro documento expressava: 

			MANIFESTO. Não há como negar o fascínio que a Televisão está exercendo sobre os povos! Ela de há muito passou do terreno da experiência, dos primeiros estudos de Philo Fernsworth e Vladimir Zworykin, para o da realidade. Nos grandes centros onde a Televisão está em pleno funcionamento, são instaladas cada vez mais, novas e potentes estações televisoras, observando-se uma verdadeira revolução, nos meios econômicos, ocasionando verdadeira corrida de capitais a fim de tomar posição nesse novo e atraente ramo de negócio, sem duvida de grandes possibilidades e de lucros incalculáveis! [...]. Este é, em síntese, o programa fabuloso da Televisão nos Estados Unidos da América do Norte! O Brasil, que sempre esteve na vanguarda dos grandes acontecimentos, de tudo o que diz respeito ao progresso e à civilização, já tem as suas estações de Televisão! [...]. A RÁDIO TELEVISÃO PARANÁ S.A. surge pois como pioneira em nosso Estado, dando os primeiros passos da Televisão entre nós, querendo realizá-la com o nosso esforço e capacidade do trabalho, numa demonstração absoluta de auto suficiência. Para a Televisão do Paraná, contaremos com a colaboração de todos os paranaenses de boa vontade que vibram com o progresso desta terra abençoada [...].10

			Em meio a referências elogiosas ao modelo de funcionamento da televisão nos Estados Unidos da América (EUA), o qual embasava o processo de implantação do meio no Brasil e, consequentemente, serviria também ao do Paraná, o manifesto explicava como seria a organização empresarial da pretendida emissora. E ainda tratava do esquema de compra das ações – parcelada em até dez vezes – da nova sociedade, cujo capital inicial previsto era de 25 milhões de cruzeiros. De igual maneira, informava que a subscrição das ações pelos interessados poderia ser feita, num prazo de seis meses, na rede bancária de todo o território nacional.

			Por sua vez, o Projeto dos Estatutos, composto por nove capítulos e 39 artigos, dispunha, entre outras questões legais, da estrutura social da Rádio Televisão Paraná S.A., com acionistas exclusivamente brasileiros. Tratava, ainda, do funcionamento da assembleia geral, assim como, da estrutura, composição, funções e remunerações dos membros da diretoria, do conselho fiscal e do conselho consultivo. A diretoria era composta por cinco membros, eleitos em assembleia geral pelos acionistas: presidente, superintendente, tesoureiro, diretor comercial e diretor técnico. O primeiro mandato seria de cinco anos e poderia haver sucessivas reeleições.

			Diferentemente do que já ocorria em São Paulo e no Rio de Janeiro, desde o início da década de 1950, em termos de funcionamento das primeiras emissoras de televisão do país, os documentos de lançamento da TV Paraná não se preocupavam em debater nem sequer citavam o possível papel educativo e cultural da programação do novo meio de comunicação eletrônica.11 Nesse sentido, a televisão era considerada, exclusivamente, como um novo negócio, como mais um ramo de atividade empresarial e comercial.

			Todo o empreendimento da TV Paraná S.A. estava, oficialmente, sob a responsabilidade exclusiva do fundador e incorporador Raul Vaz, que assinava sozinho o Manifesto e os Estatutos. Em nenhuma parte dos documentos foram citados Assis Chateaubriand e os Diários e Emissoras Associados que atuavam nos bastidores da organização e que, mais tarde, seriam os proprietários daquela emissora de televisão.

			A grande novidade tecnológica apontada pela imprensa de Curitiba em 1953 – um ano de festividades pelo Centenário de Emancipação Política12 do Paraná –, em matérias jornalísticas e anúncios, havia sido a chegada às lojas do primeiro aparelho receptor de rádio adaptado para automóveis, da marca norte-americana Philco. Segundo notícias veiculadas pelos jornais da época, o aparelho alcançara um sucesso absoluto de vendas. A elite curitibana, contudo, não se conformava em seguir a reboque dos acontecimentos culturais e tecnológicos registrados na capital federal e na capital paulista. De acordo com Maria Luiza Baracho (2006, p. 16-17), naquele período, o Paraná passava por uma fase econômica favorável graças à lavoura cafeeira e, “assim como os edifícios que ponteavam” no centro de Curitiba, “a televisão também serviria de referencial de modernidade para a elite local”.

			No primeiro semestre de 1954, período em que os líderes do “Pró-Televisão” intensificaram as negociações com o grupo de Chateaubriand, a Folha de Londrina foi o jornal que mais publicou matérias relacionadas àquele movimento. A primeira reportagem a ser veiculada foi elaborada pela sucursal de Curitiba, cujo título era: “Depende de vocês a televisão do Paraná”.13 A frase estava grafada entre aspas porque assim a pronunciara o engenheiro chefe das Emissoras Associadas e diretor da TV Tupi de São Paulo, Mário Alderigbi, quando de sua visita à capital paranaense para reunir-se com diretores da futura TV Paraná. A entrevista do engenheiro havia sido concedida à Rádio Emissora Paranaense, de Nagibe Chede, e fora transcrita em parte pela Folha.

			Em um anúncio da Rádio Televisão Paraná, Raul Vaz agradecia aos primeiros acionistas da televisão, que em sua opinião estavam “incentivando um grande empreendimento educacional e cultural, e concorrendo dessa forma para o engrandecimento do Paraná”.14 O texto também informava que a sociedade, para a viabilização da TV no estado, organizara-se e procurava novos sócios investidores. No rodapé do anúncio, o slogan que seria repetido à exaustão nos anos posteriores: “A televisão depende de você... Seja também um acionista da Rádio Televisão Paraná S.A.”. Como pode ser notado, havia uma contradição entre os textos dos documentos oficiais da TV Paraná e o teor dos anúncios e das entrevistas de Vaz em relação ao possível caráter educativo-cultural da futura emissora televisiva. 

			Aquele anúncio estampava uma lista com os nomes e profissões dos 120 primeiros acionistas da empresa, em formação. Em sua maioria, eram empresários, comerciantes, industriais, advogados, banqueiros, militares e políticos, mas havia, inclusive, funcionários públicos, donas de casa e estudantes. Situação bastante original e distinta da história de formação das outras emissoras de TV no país à época, quando o comum era que elas pertencessem exclusivamente a grandes empresários do setor da comunicação.

			Outras propagandas, com conteúdos similares, foram veiculadas na Folha em maio e junho de 1954. Em uma delas, a TV Paraná informou, inteiramente escrito em letras maiúsculas, que “JÁ ULTRAPASSA A CASA DOS 500, O NÚMERO DE ACIONISTAS DESSA NOTÁVEL EMPREITADA, VEÍCULO EXTRAORDINÁRIO DE PROGRESSO QUE FALTAVA AO ESTADO DO PARANÁ!”.15 Como podia ser constatado pelos números anunciados, a procura da TV Paraná por novos sócios estaria obtendo êxito. Em aproximadamente 15 dias, o quadro de acionistas passou de 120 para mais de 500. Todavia, aquele discurso propagandístico não seria comprovado na prática, nos meses e anos seguintes.

			Posteriormente, o jornal londrinense veiculou outro material sobre TV, produzido pela sucursal de Curitiba. A entrevista com o incorporador da Rádio Televisão Paraná S.A. tinha este título: “Dão maiores dividendos que os da industria pesada, os titulos das estações de televisão”. O texto introdutório, redigido por jornalista não identificado, anunciava em tom ufanista uma situação que ainda estava muito distante de se concretizar no Brasil:

			[...]. É, sem dúvida, a televisão, um milagre de técnica que consagra o gênio do homem. [...] Foi com a visão prática dos enormes lucros que advêm da aplicação de capitais nesse gênero de negócio, que um grupo de capitalistas, tendo à frente o sr. Raul Vaz, presidente do Tribunal de Contas do Paraná, tomou a iniciativa de fundar uma estação televisora, com séde em Curitiba. [...] janela milagrosa plantada numa caixa de madeira, que hoje é fonte de inesgotáveis lucros comerciais. [...] Nesse particular, a televisão, ou TV – como é conhecida no mundo moderno – tem seu lugar assegurado. Chegou, viu e venceu; tomou conta do homem do século XX, de tal maneira se entrosou em seus hábitos e costumes. [...] No Brasil, possuímos 3 estações televisoras, alem de outras que estão sendo montadas ou em vias de organização [...].16

			Naquela entrevista, Raul Vaz reafirmava, como estava previsto no Manifesto e nos Estatutos, que o capital acionário da futura TV Paraná seria de 25 milhões de cruzeiros, bem acima, portanto, dos Cr$ 15 milhões exigidos pelo governo federal como necessários para a instalação de uma emissora de televisão em Curitiba. Assim, Vaz deixava antever que estava otimista às vésperas da primeira apresentação de TV em Curitiba, o que ocorreria dali a uma semana, na noite de 17 de julho de 1954. 

			O líder do “Pró-Televisão no Paraná” desempenhava, naquela ocasião, as funções de primeiro presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), alto cargo na hierarquia do poder público paranaense. Foi, no mínimo, estranho que Vaz, investido dessa importante função estadual – e, possivelmente, atuando em nome ou com licença do governador Bento Munhoz da Rocha Neto (PR) – coordenasse o movimento que apostava em um modelo de televisão exclusivamente comercial e com fins lucrativos. Claramente na contramão do que ocorria em São Paulo e no Rio de Janeiro, onde órgãos da imprensa e empresários da comunicação – como Assis Chateaubriand e Paulo Machado de Carvalho, para citar apenas dois exemplos – propunham emissoras de TV que, apesar de pertencerem à iniciativa privada, produzissem e apresentassem programações com caráter educativo e cultural (BARROS FILHO, 2010, p. 68-89).

			Dias depois dessa experiência em Curitiba, duas semelhantes apresentações da TV Paraná foram realizadas em Ponta Grossa, na época, a principal cidade do interior do estado, e na sua vizinha Palmeira, terra natal do advogado e já empresário de comunicação Nagibe Chede. A quarta demonstração pública de televisão aconteceu em Londrina, mas somente em janeiro de 1955. As primeiras demonstrações televisivas tiveram pequena visibilidade nos jornais consultados para a elaboração deste livro.

			A Gazeta do Povo não noticiou uma linha sequer sobre o acontecimento propriamente dito. Quase um mês depois do show em Curitiba, aquele diário publicou um texto cujo título era: “Pioneira dos anúncios de televisão em Curitiba”.17 Não se tratava de um texto noticioso, mas de uma propaganda da empresa Propaex, que se autointitulava a primeira em anúncios para esse novo meio de comunicação. O texto versava sobre a propaganda que a empresa fizera quando da recente exibição de televisão, promovida pela Rádio Televisão Paraná, em Curitiba.

			De igual forma, O Estado do Paraná não registrou, em suas edições de julho de 1954, a estreia da televisão em Curitiba. Somente em agosto, na coluna diária Sintonizando – à época especializada em assuntos do rádio – uma nota pouco explicativa comentava a respeito da “demonstração pública da Televisão Paraná na cidade de Ponta Grossa”.18 

			Na Folha de Londrina, também nada foi publicado, especificamente, sobre a primeira apresentação de TV na capital do estado, nos dias anteriores e imediatamente posteriores à sua realização. Apenas no mês seguinte, o periódico londrinense informaria, em uma pequena nota sem título, na coluna diária No Mundo do Rádio, que após a demonstração pública de Curitiba e de igual espetáculo em Ponta Grossa, “possivelmente, essas demonstrações” se estenderiam a outras cidades do interior.19

			A Folha só voltaria ao assunto mais de cinco meses depois. “Demonstração de TV em Londrina” era o título da nota de abertura da coluna No Mundo do Rádio. O texto anunciava a realização da primeira experiência de TV no norte do Paraná:

			Promovida pela Rádio Televisão Paraná S.A., de Curitiba, será realizada, sábado vindouro em Londrina, uma demonstração pública de televisão, devendo ser instalados aparelhos receptores em vários locais, a fim de que a população local possa presenciar a essa realização da futura emissora de TV do Paraná. Segundo informações colhidas por nossa reportagem, está sendo preparado vasto programa artístico para essa demonstração, em que tomarão parte inúmeros artistas de São Paulo e do Rio de Janeiro. Assim, é que desfilarão ante a câmera da TV-Paraná, entre outros, Russo do Pandeiro, do Rio, a graciosa e irriquieta Wilma Bentivegna, Lolita Rodrigues, o violinista Tobias Troise e o pianista Hamilton Santos (da PRG-9). A animação do “show” estará a cargo do locutor Antonio dos Santos, da Rádio Televisão Paulista (Canal 5). Responderá pela parte técnica o sr. Jorge Ado, enquanto que a supervisão geral estará com Ferdinando Aguiar, da “Rádio Televisão Paraná, S.A.”. O local desse espetáculo, anunciaremos posteriormente.20

			Na edição do dia seguinte, no sábado dedicado à demonstração da TV Paraná, aquela coluna deu mais uma nota confirmando o “show”, que seria apresentado em Londrina. Entretanto, sem divulgar o local, horário, nem demais detalhes importantes da notícia. Nos dias e semanas que se seguiram à experiência, a Folha nada informou sobre o seu resultado.

			No entanto, após as quatro apresentações iniciais de televisão no estado – em Curitiba, Ponta Grossa, Palmeira e Londrina – a relação entre os empresários curitibanos envolvidos com a criação da TV Paraná e o dono dos Diários e Emissoras Associados não prosperou. As emissoras TV Tupi, do grupo Assis Chateaubriand, já funcionavam em São Paulo, desde 18 de setembro de 1950 e, no Rio de Janeiro, desde 20 de janeiro de 1951. Paralelamente ao período das primeiras experiências paranaenses, Chateaubriand concentrava sua atenção e seus investimentos na montagem das estações TV Itacolomi, em Belo Horizonte, e TV Piratini, em Porto Alegre, que entrariam no ar, respectivamente, em novembro de 1955 e dezembro de 1959.

			Como consequência desse desencontro de interesses empresariais – causado em parte, também, pela frustração do otimismo na venda de ações da TV Paraná S.A. –, o sonho do funcionamento definitivo da televisão em Curitiba seria adiado. Foram necessários mais seis anos para a concretização daquele projeto. A mudança no cronograma original provocou uma crise no relacionamento entre o grupo curitibano e os interlocutores que negociavam em nome dos Diários e Emissoras Associados; e, posteriormente, a separação entre os principais líderes do movimento “Pró-Televisão”, os advogados e amigos Raul Vaz e Nagibe Chede. Segundo o ponto de vista por eles defendido e divulgado, a provável chegada da televisão, além de completar o quadro da comunicação social paranaense, representaria mais “progresso e modernidade” para Curitiba e todo o estado. A imprensa e a radiodifusão do Paraná bem que estavam necessitando de um profundo sopro de renovação. 

			Jornais e Rádios: Empresas Familiares Dependentes de Verbas Públicas

			Quando ocorreram aquelas experiências inaugurais de televisão, em 1954, o quadro da imprensa no Paraná ainda se encontrava, de modo geral, em um estágio relativamente pouco desenvolvido, do ponto de vista de equipamentos gráficos e da quantidade de leitores, com exceção de Curitiba. De acordo com Martins (2001, p. 321), naquele ano o Brasil contava com 261 jornais diários, dos quais somente 14 eram publicados no Paraná.21 A capital era a única cidade do estado onde se imprimiam, diariamente, mais de dois títulos. Os diários curitibanos eram cinco: Gazeta do Povo, O Estado do Paraná, O Dia, Correio do Paraná e Diário da Tarde.22

			Eles pertenciam a grupos empresariais de pequeno ou médio porte, no máximo, e estabelecidos havia décadas em Curitiba, uma cidade construída com significativa participação de imigrantes oriundos de diversos países europeus e que, por isso, traziam arraigado em suas origens culturais o hábito da leitura de jornais. Tanto que novos e importantes títulos seriam lançados nos anos seguintes: o Diário do Paraná, em 1955, e a Tribuna do Paraná, em 1956. O primeiro fazia parte do conglomerado Diários e Emissoras Associados, enquanto a Tribuna pertencia aos mesmos proprietários de O Estado do Paraná.

			O Dia circulou de 1923 a 1961; o Correio do Povo foi publicado de 1932 a 1966; e o Diário do Paraná, que mudara de proprietários nas décadas de 1970 e 1980, deixou de circular em 1983. O Diário da Tarde, lançado em 1899 e, desde a década de 1960, pertencente ao grupo da Gazeta do Povo, era então o jornal mais antigo em circulação no estado. Ao final do século XX, o Diário da Tarde passou a ser publicado apenas esporadicamente, em datas comemorativas e em edições especiais. Os demais diários curitibanos citados anteriormente – além do Indústria & Comércio, lançado em 1976 – circularam até o fim do período pesquisado, em 1985.23

			Nas principais cidades do interior e do litoral do Paraná – com populações que não chegavam a 100 mil habitantes, em meados da década de 1950 – havia, geralmente, no máximo um jornal diário e de pequena tiragem. Quase sempre, aqueles jornais eram financiados – direta ou indiretamente – por verbas publicitárias das prefeituras municipais. Situação que, com raras exceções, perdurou nas décadas seguintes como característica comum a milhares de periódicos de pequenas cidades, em todo o país.

			Em Ponta Grossa, localizada a 100 km de Curitiba, circulavam o Diário dos Campos, que havia sido fundado em 1906, e o Jornal da Manhã, lançado em 1954. Apesar de terem sofrido algumas crises econômicas e interrupções na tiragem, ao longo do tempo, ambos os diários seguem sendo publicados atualmente.



OEBPS/Fonts/MinionPro-Bold.otf


OEBPS/Fonts/MinionPro-Regular.otf


OEBPS/Images/LOGO_EDUEL_marca_registrada.jpg
eduel





OEBPS/Fonts/AGaramondPro-Bold.otf


OEBPS/Fonts/TimesNewRomanPS-BoldMT.ttf


OEBPS/Images/logo_uel_2.jpg
“LTJI' Universidade
~=l= Ccradual de | ondrina





OEBPS/Images/3.png
l=s=U ABEIDE

OcRY WASERA o RIS RO COS

Associago Brasileira
P1A KO AUIORI
Pee-somi - temisaees' WO COPIA NAO AUTORIZADA € CRIME





OEBPS/Fonts/TimesNewRomanPS-ItalicMT.ttf


OEBPS/Images/2.png
eduel






OEBPS/Fonts/TimesNewRomanPSMT.ttf


OEBPS/Fonts/AGaramondPro-Italic.otf


OEBPS/Images/1.png





OEBPS/Fonts/AGaramondPro-Regular.otf


