

  



  

    

      [image: ]

    


  




  

    

      [image: ]

    


  




  

    



    

      [image: ]

    


  




  

    



    Copyright © 2023 Tristão Editora




     




    1ª edição — Agosto de 2023




     




    Editor e publisher
Fernando Augusto Fernandes




     




    Capa
Giovanni Alves




     




    Foto da capa
Francisco Proner Ramos




    DADOS INTERNACIONAIS DE CATALOGAÇÃO NA PUBLICAÇÃO (CIP)




    

      

        E5617




        Enciclopédia do golpe – Vol. 2: o papel da mídia / Giovanni Alves, Maria Inês Nassif, Miguel do Rosário e Wilson Ramos Filho (coord.); Mírian Gonçalves (org.). — São Paulo: Tristão Fernandes Editora, 2023




         




        ISBN 978-85-7917-472-8




         




        1. Comunicação de massa – Aspectos políticos 2. Comunicação de massa e opinião pública 3. Propaganda política 4. Impeachment – Brasil I. Alves, Giovanni. II. Nassif, Maria Inês. III. Rosário, Miguel do. IV. Ramos Filho, Wilson. V. Gonçalves, Mírian. V. Título.




         




        CDD 320.14


      


    




    Todos os direitos desta edição reservados




    Tristão Editora Ltda




    Rua Joaquim Floriano, 466 – Sala 2401
Itaim Bibi – SP – CEP: 04534-002




    contato@editoratristaofernandes.com.br




     




    Produção de ebook




    S2 Books


  




  

    PREFÁCIO À NOVA EDIÇÃO




    _______




    Fernando Augusto Fernandes[ 01 ]




    Os institutos Tristão Fernandes e Joaquín Herrera Flores, em conjunto com a Editora Tristão Fernandes, celebram a parceria entre organizações na defesa da Democracia. Por isso, a editora Tristão Fernandes tem a honra de editar esses livros de resistência, no contexto do Processo Lula, durante a Operação Lava Jato, com esta publicação, a respeito do caso mundialmente emblemático, símbolo do arbítrio judiciário e das ameaças concretas à democracia constitucional. Hoje, em tom de festejo por sua superação, relança as importantes obras Comentários de “Uma Sentença Anunciada O Processo Lula” e “Comentários de um Acórdão Anunciado O Processo Lula no TRF4”.




    A presente série retrata, de forma crítica e técnica, o processo movido contra o atual Presidente da República, a partir de 2016, ainda durante a operação, descrita posteriormente pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, como “maior escândalo judicial da nossa história”. Esse processo envolveu o país em meio ao autoritarismo judicial e crise dos Direitos fundamentais. Em 2023, com maior distanciamento histórico, é possível e necessário reconhecer, contudo, que a perseguição política com aparência de legalidade, em nome do combate à corrupção ou de um inimigo interno, não é algo novo no país.




    Fora bandeira contra Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e palavra de ordem do golpe militar de 1964. Anos após o início do regime, implementa-se em nossa formação militar a “Doutrina de Segurança Nacional”, orientando a repressão policial contra a “a ameaça e subversão comunista”. Na década de 80, em meio à abertura do regime, passamos a perseguir a figura do “traficante” em meio à emergência da Guerra às Drogas, durante os governos americanos de Richard Nixon e Ronald Reagan. Hodiernamente, vivemos o retorno da pauta da corrupção para a oposição a governos populares na América Latina, e eleição de novo inimigo interno a ser abatido a partir da supressão de garantias individuais.




    A Editora Tristão Fernandes, que carrega o nome de um perseguido pela ditadura militar que lutou pelo restabelecimento da normalidade democrática no país, considera as publicações importantes em momento em que o país discute novamente não só a flexibilização de direitos humanos, mas a tutela militar na política e a afronta à soberania nacional por potências estrangeiras. O Processo Lula é um processo histórico singular, e seu retrato por meio dos artigos de grandes juristas do país é um registro e uma memória importantes para que possamos aprender com o passado, este ainda tão recente.




    As tecnologias empregadas na Operação Lava Jato, neste sentido, são também novas, impondo assim, sua compreensão renovada. As obras cumprem tal papel, bem como registram a histórica defesa de juristas na ação, que insurgem contra o famigerado “Caso do Tríplex do Guarujá e do Sítio de Atibaia”, que sentenciou Luiz Inácio Lula da Silva sem provas, em campanha opressiva da grande imprensa, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro – sentença de Sérgio Fernando Moro confirmada pelo TRF4 e seus desembargadores.




    O caso é internacionalmente estudado e ensejou, inclusive, mudanças consecutivas no entendimento da Suprema Corte brasileira, a exemplo da possibilidade de execução antecipada da pena – fundamental à época para retirá-lo da disputa eleitoral – e finalmente, a suspeição e incompetência do juízo.




    Permeado de seletividade e renúncias ao franqueamento de garantias fundamentais para efetivação dos objetivos políticos, a partir da obtenção ilícitas de provas, alinhamento estratégico entre o magistrado e acusação, nulidades solenemente ignoradas por instâncias revisoras marcaram a tônica do processo. Após a prisão, abusos como as negações de pedido de visitas familiares e concessão de entrevistas, e até o descumprimento de ordens judiciais, por exemplo, a fustigação feita por Sérgio Moro para que não fosse cumprido alvará de soltura expedido pelo então juiz de plantão no TRF4, o Desembargador Rogério Favreto.




    Graças às mensagens coletadas pela Polícia Federal na Operação Spoofing, a verdade veio à tona e revelou aquilo que todos estes que aqui, nesta coletânea, denunciavam, levando, junto brilhante e resiliente defesa do então hoje Ministro do Supremo Tribunal Federal, Cristiano Zanin, à declaração da Suspeição de Sérgio Moro e inocência de Lula.




    As análises têm o condão de enriquecer o conhecimento jurídico e histórico sobre o período, apontar a necessidade de aperfeiçoamento e reflexão sobre nosso sistema de justiça, e o autoritarismo que atravessa estruturalmente nossa história, responsabilizando àqueles que violaram direitos e garantias fundamentais de maneira sistemática no período recente – mas não só – do país, a fim de que abusos e absurdos não mais se repitam.


  




  

    PREFÁCIO




    _______




    CARTA AO FUTURO EM TEMPOS DE HORROR




    _______




    Maria Inês Nassif[ 02 ]




    Os brasileiros ainda precisarão de mais alguns anos para entender a comple xidade do golpe de Estado, que se iniciou no dia 31 de agosto de 2016, quando a presidenta eleita Dilma Rousseff (PT) foi levada à lona pelo Senado, num proces so de impeachment autorizado pela Câmara no 17 de abril anterior.




    Levamos, contudo, muito pouco tempo para entender a sua extensão.




    Nos dias seguintes ao golpe, os cidadãos deste país assistiram a uma suces são de horrores: para cada noite de sono, um dia de pesadelo; para cada noite mal dormida, uma manhã que revelava ao brasileiro médio mais uma conquista perdida, menos um direito; na esteira do circo midiático, prisões espetaculares de inocentes e shows de condenações, com base no “convencimento” de um juiz de primeira instância, cujo poder discricionário jamais foi questionado pelos tribunais superiores; desprezo igualmente espetacular pelo princípio básico de presunção de inocência; cenários de justiçamentos; climas de catarse coletiva, minuciosamente montados, para manter uma turba à beira da histeria, insuflada contra os governos anteriores; construção de climas que liberaram dessa massa apolítica, impregnada de preconceitos de classe, os piores fantasmas: o racismo, a misoginia, a homofobia, o horror ao pobre; e até o fascismo. Simultaneamente a isto, aos poucos, e como prêmio por serviços prestados ao golpe, eram liberados das malhas judiciais golpistas conhecidos e comprovadamente predadores dos cofres públicos, exceto alguns poucos mantidos na cadeia para fingir que a Justiça atingia indiscriminadamente qualquer partido.




    No momento em que este Volume 2 da Enciclopédia do Golpe era concluído, a Operação Lava Jato, ação estratégica na conformação do clima que conduziria ao golpe e à exclusão física, do cenário político, dos adversários do novo regime, pelo aprisionamento ou pela inelegibilidade, ou ambos, cumpria o seu principal objetivo: levar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a uma condenação em segunda instância, o que já permitiria a decretação de sua prisão.




    Por garantia, a Justiça acumulava mais oito processos em andamento que, se julgados como fez no primeiro deles o “muso” do golpe, o juiz de primeira ins- tância Sérgio Moro – sem que o Ministério Público tivesse mostrado sequer uma prova material de crime, e tampouco o julgador aceitado qualquer comprovação de inocência entre as fartamente apresentadas pela defesa – poderiam não apenas garantir a exclusão de Lula das eleições marcadas para outubro, mas sua prisão pelo resto da vida. Era a face da Justiça que aparecia, sem pejo, no golpe final contra as forças políticas da esquerda que, em 11 anos de governo, cometeram o crime de promover uma mudança histórica na estrutura social do país, por meio de uma política de inclusão e distribuição de renda nunca antes realizada.




    Também sem pudor, o deputado Eduardo Cunha, presidente da Câmara e principal articulador do golpe parlamentar, foi o maestro do espetáculo trans- mitido ao vivo pelas emissoras de televisão, a sessão da Câmara que autorizaria o Senado a abrir o processo de impeachment contra a presidenta Dilma, reeleita com mais de 54 milhões de votos, apenas um ano e três meses após o início de seu segundo mandato. O processo seria concluído, também sem constrangimentos, pelos senadores da República, no dia 31 de agosto de 2016, numa sessão presidi- da pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandoviski, à vontade no papel de avalista do golpe parlamentar.




    Também sem pudor – aliás, sem qualquer tipo de pudor – assumiria o vice-presidente Michel Temer, que imediatamente voltaria a bater bola com o Con- gresso que paralisara completamente o segundo governo de Dilma Rousseff, até o golpe final de votação do seu impeachment.




    Empossado ilegítimamente, em pouco mais de um ano de governo o vice de Dilma, que teve participação mais que ativa nas conspirações para o assalto ao poder do qual ele seria o principal beneficiário, mostrou uma inegável força des- truidora: fez uma política de terra arrasada em todos os setores onde a inter- venção dos governos petistas no período Lula (2003-2010) e Dilma (2011-2016) obtiveram resultados históricos de redução da desigualdade; com ajuda inesti- mável de Moro, entregou a Petrobras, que foi um agente importante do desen- volvimento econômico do país, e o petróleo do Pré Sal, à exploração de empresas estrangeiras; assacou contra a estrutura legal trabalhista e sindical, impondo uma regressão no tempo de mais de 60 anos (a Consolidação das Leis do Trabalho é de 1943, do governo de Getúlio Vargas, e foi jogada no lixo em novembro de 2017, quando projeto do governo Temer foi aprovado pelo Congresso).




    Na área social, não houve uma ação de governo petista que permanecesse em pé: ocorreu uma redução drástica dos programas de complementação de renda; o Sistema Único de Saúde foi desidratado – enquanto os planos de saúde passaram a operar com uma liberdade nunca antes vista; as universidades federais abertas por Lula entraram na lista das destruições programadas para o futuro, enquanto o Fies (Programa de Financiamento Estudantil), um dos responsáveis pela in- clusão maciça de estudantes de baixa renda nas universidades, foi entregue ao sistema financeiro.




    Os atores institucionais do golpe agiram como heróis do povo brasileiro, em- bora nenhum deles fosse ingênuo a ponto de ignorar o que estava em jogo: o desprezo à lei, à ordem institucional e principalmente ao voto popular. Provavel- mente não teriam o apoio exasperado de uma elite perversa e de uma classe mé- dia politicamente ignorante e envenenada pelo preconceito se, ao longo de todo o processo de preparação e efetivação da rasteira dada no eleitor e nas normas legais, não tivessem o apoio incondicional da mídia. Aí está o parceiro mais forte e o protagonista mais ativo da aliança golpista, e a quem este segundo volume da Enciclopédia do Golpe se dedica.




    Se daqui a alguns anos as mais novas gerações se dedicarem ao resgate desse período negro da história brasileira, que conspurcou uma democracia conquista- da a duras penas depois de mais de duas décadas de regime militar (1964-1985), e cuja estabilidade era tida como um elemento definitivo na vida brasileira, pro- valmente considerará esse relato improvável se suas fontes de consulta forem os meios de comunicação que participaram ativamente do golpe. A estória cons- truída pela mídia oligopolizada é outra. Por ela, o PT ascendeu ao poder para saquear o Estado; os governantes petistas eram incompetentes; Lula, um operário ignorante; Dilma, uma mulher histérica e desagradável, ao contrário da esposa de Temer, Marcela Temer, 43 anos mais nova que ele, “bela, recatada e do lar”, segundo capa estampada pela revista Veja na semana em que Dilma foi afastada do cargo pela Câmara.




    As instituições envolvidas no golpe, especialmente o Judiciário, eram as sal- vadoras da pátria.




    Este volume não tem a pretensão de expor a verdade dos derrotados, pois a verdade é só uma: não é propriedade dos vitoriosos, nem dos derrotados. Na boa prática jornalistica desprezada pelos meios de comunicação golpistas, o fato não é relativo – pode ser manipulado ou usado a favor de um lado numa guerra ideológica, mas continua o único fato. O resto é mentira. O que aconteceu é o que aconteceu: não existem duas versões para um Congresso que se reúne e de- põe uma presidente legitimamente eleita e entrega o poder a um vice de passado nebuloso; não há duas interpretações para um Judiciário que condena inocentes inventando interpretações sobre textos legais que variam conforme o réu; não há duas visões sobre uma mídia que omite, esconde e manipula. A nossa pretensão é contar o que aconteceu, e apontar a responsabilidade de cada um dos verdadeiros protagonistas do golpe e os demais inimigos da democracia e do voto no processo de contrução do pacto diabólico para demolir o futuro. A interpretação dos auto- res é sobre fatos, não sobre mentiras.




    Este volume da Enciclopédia (o número 1 já foi lançado e outros ainda virão) trata especificamente do papel da mídia na desestabilização do regime democrá- tico. Foram convidados, para esta tarefa de desnudar o papel do oligopolizado mercado brasileiro da informação, neste período sinistro da democracia brasi- leira, jornalistas, cineastas e especialistas em uma vasta área de conhecimentos – ciência política, sociologia, economia e direito.




    Uma parte dos jornalistas que contribuíram com suas reflexões trabalhou em grandes jornais e revistas e viu, de dentro, a reconformação do protagonismo político da mídia eletrônica aos interesses do capital financeiro globalizado no qual o país se inseriu após os governos de Fernando Henrique Cardoso, a atuação político-eleitoral desses veículos, em regra contra o fantasma do PT e de Lula, e o acirramento do reacionarismo deles após a ascensão do partido de esquerda ao poder. Assistiu também a apropriação por esses veículos dos novos meios de comunicação eletrônico que surgiam, quer materialmente, quer ideologicamente. Já do lado de fora desses monstros midiáticos, em veículos alternativos, passaram a “cobrir” a ação da grande mídia, já tomada como peça fundamental na luta po- lítica que se desenrolava na sociedade contra governos eleitos pelo voto popular. Participaram de uma luta insana para repor a verdade, dentre tantos factóides criados – o “lulopetismo”, o PTralha, o “aparelhismo” petista, o “saque aos cofres púbicos”, a “corrupção endêmica”. Participam ainda, e vão participar por muito tempo.




    Os cientistas sociais, cientistas políticos e filósofos, por meio da quantifica- ção, análise de discurso e entendimento da mídia como talvez o principal pro- tagonista do golpe (só rivalizando com o Judiciário, outro poder sem voto dessa arena política), retiram o véu da imparcialidade da mídia e dão à intenção políti- ca desses grandes grupos familiares uma clareza cristalina. A imbricação desses interesses com os do capital financeiro e o uso da entidade “mercado” como in- dutor de ações políticas – uma entidade capaz de punir os que não concordarem com ela – é igualmente analisado. Os especialistas do direito traçam os caminhos da absurda aliança que se formou entre mídia, Justiça, Ministério Público e Po- lícia – todas essas instituições desgarradas do Estado, com autonomia perante as respaldadas pelo voto popular – em que a mídia cria o clima de pânico para justificar (ou até induzir) uma decisão judicial arbitrária, e a Justiça tem ações le- gitimadas pela interpretação benigna de seus abusos pelos barões da mídia e seus porta-vozes, num ciclo perverso de exclusão de adversários políticos pelo uso de poderes autodelegados. Tal como fazem e sempre fizeram os oligarcas com seus inimigos nos rincões do país ou os juízes que encarceram e condenam pobres por simples presunção de culpa nas grandes cidades, nas periferias e no interior, sem serem molestados por seus pares ou pela imprensa. A emergência dos piores preconceitos, como resultado da propaganda de guerra promovida pelos grandes meios de comunicação, também é abordada nesse capítulo.




    Sem que nos déssemos conta, a batalha dos meios de comunicação, contra um governo que promovia acessos da maioria da população a espaços que então, até então, monopólio das classes mais altas, atingiu a vida de cada um como um grande Big Brother de “1984”, de George Orwell. Casas foram devassadas, prisões feitas ao vivo pelas televisões, ex-mandatários fotografados derrotados e deprimi- dos em suas celas, acusados de crimes cometidos ou dos mais esdrúxulos crimes não cometidos, definidos por legislações intencionalmente abertas, nas quais ca- bem qualquer entendimento de culpa; reputações foram arrasadas por delações forçadas por uma espécie de tortura institucionalizada pelo juiz Moro, que punia com prisão por tempo indeterminado aqueles que não aceitassem incriminar al- vos específicos, mesmo sem comprovação material do crime delatado. A Justiça jamais teria conquistado esse poder ameaçador das liberdades individuais, não fosse o estímulo e o encobrimento da mídia. A manipulação do apoio popular ao golpe e às arbitrariedades da Justiça também foi marcante. Fora da mídia alter- nativa, o brasileiro comum não teve conhecimento das construções de cenários, imagens e opiniões feitas para forjar um consenso que, na verdade, não existia.




    Ao longo da leitura dos verbetes dessa Enciclopédia, o leitor perceberá a fre- quência das referências às Organizações Globo. Não é uma insistência de nossa parte, mas a simples constatação do papel fundamental desempenhado pelo gru- po na construção e disseminação de propaganda antipetista e antiesquerda. A rede de tevê Globo dissemina pelos lares brasileiros propaganda política da pior espécie, travestida de noticiários encenados como referência de imparcialidade, desde sempre, e exerceu uma função primordial na preparação do golpe, que re- monta a 2005: provocar climas de pânico e incitar o ódio. Assim foi na “descober- ta” de uma “quadrilha” no interior da máquina pública para beneficiar o PT, no caso batizado pela mídia de “mensalão”, cujos julgamentos, levados a termo em 2005, aliás, também são altamente discutíveis.




    É da lavra das contribuições da Globo ao golpe o endeusamento da força-tare- fa da Operação Lava Jato, que ganhou prestígio e “imunidade” legal para cometer os crimes jurídicos que bem entendesse. Os cenários dos julgamentos ocorridos no Supremo Tribunal Federal, parte da “saga nacional” encenada pelo grupo, ser- via à necessária catarse da punição, mas igualmente ao enquadramento público dos poucos ministros que discordavam do acordo geral de criminalização da es- querda. O padrão Globo cooptou todas as demais emissoras. Na imprensa, os grandes jornais – O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo e O Globo – cumpriram a tarefa de estampar diariamente denúncias montadas pelo Ministério Público contra o governo, decisões judiciais desfavoráveis ao PT, meras suspeitas e boatos, e repercutir as chamadas “fake news”.




    Nunca a prática do mau jornalismo foi tão comum no Brasil. Especialmente pelas revistas – Veja, Isto É e Época, esta última do Grupo Globo, precursoras do uso de Fake News na sua versão jabuticaba tão debatida, mas apenas em função das eleições norte-americanas que levaram o milionário Donald Trump ao poder, no fatídico 2016, como se o fenômeno nos fosse alheio.




    Essas variáveis da atuação da grande mídia brasileira no golpe são combi- nadas também com as de inação dos governos do PT em relação ao problema. Uma real de política de democratização do direito à informação, da qual decorre logicamente a quebra do monopólio que poucas famílias detém sobre os meios de produção e divulgação de conteúdos jornalísticos, foi timidamente enfrentada pelos governos petistas. Essa grave omissão também é abordada pelo livro.




    A Enciclopédia foi concebida como uma contribuição aos que viveram mais este golpe de Estado, para que juntos comecemos a montar as peças do quebra-cabeças e entender a complexidade deste período em que a luta de classes aflorou à pele da Nação, sem subterfúfios, sem máscaras e apesar de toda manipulação informativa. É dedicada também às gerações futuras, para que elas não sejam, como foi uma parte dos brasileiros contemporâneos, reféns da mentira dissemi- nada como oxigênio pelos meios de comunicação hegemônicos, do abuso Judici- ário, e da negação da soberania popular por uma instituição também originária do voto, o Legislativo.




     




    Boa leitura.


  




  

    INTRODUÇÃO




    _______




    JORNALISMO À BRASILEIRA




    Mino Carta[ 03 ]




    Para entender a mídia nativa, é preciso entender o Brasil, desde a fundação da República até os dias de hoje. O País é medieval, no sentido mais turvo, atrasado, primitivo. A casa-grande e a senzala continuam de pé e os barões midiáticos são inquilinos cativos da mansão senhorial.




    O jornalismo à brasileira sempre serviu à casa-grande, embora nunca de for- ma tão acintosa conforme se deu depois da eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002, para atingir o auge da sua ação desinformante como instrumento de propaganda desde as manobras contra a reeleição de Dilma Rousseff, que desa- guam no golpe de 2016. Propaganda, eis o vocábulo correto para definir aquele que se arvora a jornalismo brasileiro. Já houve tempos mais dignos do ponto de vista formal, já houve repórteres do calibre de Rubem Braga e Joel Silveira e após a reforma do Estadão, iniciada em 1947 graças à orientação, antes, de meu pai, Giannino, depois sob a chefia do melhor diretor de redações, Claudio Abramo, jornais bem editados e paginados.




    Neste período, espraiado entre Getúlio Vargas e João Goulart, a passar por Juscelino Kubitschek, o Brasil tornou-se a décima quinta potência industrial do mundo e o governo de Jango, finalmente devolvido ao presidencialismo, produ- ziu um plano de reformas de base capaz de redundar na efetiva modernização do País. O golpe de 1964 enterrou o projeto, a casa-grande entregou aos militares o serviço sujo com a inestimável colaboração dos próprios jornais, que na forma apenas pareciam habilitados à contemporaneidade.




    Algumas sementes, lançadas antes do golpe, florescem à sombra da ditadu- ra, para surpresa da própria. Surgiu uma imprensa alternativa de desassombrada determinação, do Opinião ao Pasquim, do O São Paulo, o jornal de dom Paulo Evaristo Arns, ao Movimento, e vários outros. A Veja, nas bancas desde setembro de 1968, passou a ser frequentemente apreendida, antes que a censura desabasse, cada vez mais feroz, sobre este grupo de órgãos de oposição.




    A chamada “grande mídia” nunca foi censurada, a começar pelas Organiza- ções Globo e seus produtos, pelo contrário largamente beneficiadas pela ditadura. Tampouco o foram o Jornal do Brasil, cujo diretor, Alberto Dines, depois de ter sido dedo-duro após o golpe, foi condecorado em praça pública pelo almirante Rademaker, e a Folha de S.Paulo, que chegou a fornecer veículos destinados à distribuição do jornal ao DOI-Codi para efetuar sequestros de resistentes.




    Quanto à censura do Estadão, foi puro engodo. Carlos Lacerda, que o jornalão queria presidente da República, aderira à Frente Ampla de Goulart e Juscelino, cassados em 64. Alvejado seu herói, o jornal acabou sob censura, executada na redação, com permissão para preencher trechos cortados com versos de Camões, sempre bem escolhidos porque com o vate da lusitanidade não há como errar, enquanto o Jornal da Tarde publicava receitas de bolo.




    Dos demais censurados, os usuários das tesouras saíram muito tempo depois. De Veja, somente após minha demissão entregue por carta a Victor Civita em fevereiro de 76. Antes de ser demitido, já que me recusava a receber um único, escasso tostão dos donos da Editora Abril. O último jornal a ser liberado foi o de dom Paulo, em março de 77.




    A campanha das Diretas Já foi estigmatizada ardorosamente pela mídia em geral, com as exceções de Senhor, que eu dirigia desde 82, pelos alternativos ainda vivos e, incredibile dictu, pela Folha de S.Paulo: defenestrado Claudio Abramo, em setembro de 1977, pela pressão do general Hugo Abreu, passara para a direção de Boris Casoy, sob o olhar atento de Octavinho Frias. Com a chamada redemo- cratização, os fados, como de hábito, conduziram o destino do Brasil e na Presi- dência da República instalou-se José Sarney, o mesmo que no Congresso coman- dara a rejeição da Emenda da Diretas por dois votos, exíguos, mas suficientes.




    Ministro das Comunicações, Antonio Carlos Magalhães, como já fizera o mi- nistro da Justiça de Ernesto Geisel, Armando Falcão, cuidou de fortalecer o poder da Globo sem deixar de se empenhar na solução de questões miúdas, como, por exemplo, minha presença no vídeo da TV Record, da família Machado de Car- valho, na qualidade de âncora de um programa destinado às noites de segunda-feira desde setembro de 84. Em abril de 87, me demiti, mais uma vez antes de ser demitido, embora, desta vez, sem confronto com os donos da emissora, pois me- reciam meu respeito. De todo modo, cometera dois pecados capitais. Primeiro, o programa havia revelado as mazelas palacianas cometidas pela filha e pelo genro do presidente. Segundo, ousara entrevistar Leonel Brizola.




    Fernando Collor foi eleito com o apoio maciço da mídia, a começar por Globo e Veja, a alardearem as promessas do “caçador de marajás”. A revista IstoÉ, que sucedeu à Senhor pela Editora Três, no fim de outubro de 1990 publicou uma magistral reportagem de autoria de Bob Fernandes para revelar tudo aquilo que, um ano e meio depois, constaria de uma entrevista de Pedro Collor, caçula da fa- mília, à Veja. Houve uma tentativa de impedir aquela capa e Domingo Alzugaray, dono da Três, recusou uma oferta em milhões de dólares que visava esse resul- tado. Os dias seguintes provaram que os milhões seriam desperdiçados. IstoÉ exibiu nas bancas o rosto um tanto siciliano de PC Farias, mas, ao contrário do que aconteceria em um país democrático e civilizado, a reportagem teve o efeito de uma pedra caída no pântano. A mídia nativa entende que, quando não noticia, simplesmente não aconteceu.




    Um ano e meio depois, os porta-vozes da casa-grande entenderam que os pe- dágios cobrados por PC Farias em nome do presidente eram elevados demais e logo a entrevista de Pedro Color, com o único adendo dos supositórios de cocaína à reportagem de Bob Fernandes, achou abrigo em Veja e provocou uma CPI par- lamentar. Supunha-se que, ameaçado, o governo baixaria as cobranças, e, a des- peito das pernas robustas de Teresa, mulher de Pedro, a CPI terminaria com um redondo e conveniente nada feito. Não fosse a reportagem da sucursal de IstoÉ em Brasília, sob a chefia de João Santana, a desvendar no motorista Eriberto a ligação entre a Casa da Dinda e o Palácio do Planalto.




    Não sendo mais possível ignorar IstoÉ, a mídia viu-se forçada a ir no embalo e Collor caiu. Está claro que Veja ganhou o Prêmio Esso de jornalismo, consequên- cia do costumeiro arreglo entre valentes enganadores dispostos a praticar a regra comercial dos antigos romanos, do ut des.




    São os mesmos que nutrem uma paixão sem recato por Fernando Henrique Cardoso, príncipe dos sociólogos, presidente por dois mandatos conseguidos com a compra dos votos que no Congresso permitiram a reeleição, dono de um apar- tamento paulistano em nada parecido com o triplex de 200 metros quadrados em praia de farofeiros, e de uma fazenda na qual cabem centenas de sítios com vista para a favela. Imóveis estes que jamais despertaram as suspeitas dos senhores da mídia nativa e dos seus lacaios. E, ao contrário de Lula, FHC é proprietário incon- teste de ambos, o apartamento recebido de presente de um banqueiro e a fazenda adquirida em parceria com misteriosa, porém notória personagem que não emite o perfume das flores.




    Com os governos petistas, o jornalismo à brasileira tornou-se o escoadouro de todos os preconceitos a serviço do ódio de classe, embora tanto Lula quanto Dilma fossem bastante cordatos nas suas relações com a mídia. Durante o pri- meiro mandato da presidenta, a antessala do seu gabinete da Secom assumiu as feições de efusivo rincão dos profissionais da Globo. Falou-se em vão em regula- mentação e democratização da mídia. Treze anos de poder petista não levaram, contudo, a coisa alguma.




    A partir da campanha da reeleição da presidenta, a mídia nativa esmerou-se em redobrada agressividade na manipulação do noticiário, a exibir inclusive talento ficcional para falsear e inventar informações, até o desfecho do enredo, o golpe de 2016. O desempenho midiático foi decisivo para o sucesso da inaudita aliança entre os próprios Poderes da República, unidos na criação do estado de exceção que sofremos desde o impeachment de Dilma Rousseff. A mídia nativa aplaudiu a posse de Michel Temer, presidente ilegítimo, e tudo quanto se fez a bem de um neoliberalismo sem freio, ou seja, punir o trabalho, favorecer ricos e super-ricos, entregar o País ao capital estrangeiro e submetê-lo às vontades de Washington.




    Foi a mídia nativa que ofereceu a ribalta aos inquisidores de Curitiba e Porto Alegre em busca de glória na montagem de um processo que contradiz as re- gras mais elementares da Justiça praticada em países democráticos e civilizados. Indispensável a contribuição da propaganda inutilmente disfarçada de jornalis- mo para demonizar Lula, alvo maior da manobra golpista, reconhecido como principal entrave ao projeto de um Brasil-satélite no quintal dos EUA, país em demolição atado a instituições medievais, insignificante no plano internacional, exportador ainda e sempre de commodities.




    Impávidos, os propagandistas da desgraça apostam na resignação e na ig- norância do povo brasileiro, na parvoíce do que chamamos impropriamente de classe média. Nem por isso a mídia deixa de figurar com destaque neste cenário de decadência. O jornalismo à brasileira é digno apenas do país da casa-gran- de e da senzala. Unido no empenho de manter o monstruoso desequilíbrio so- cial, assume-se como antítese da democracia, com o beneplácito agradecido do establishment.




    Há países europeus, a França, por exemplo, em que o próprio Estado sustenta jornais contestadores, em proveito dos ideais democráticos e de um leque de pos- turas o mais amplo possível. No Brasil de Fernando Henrique e agora de Michel Temer, ocorreu e ocorre o exato oposto. Enchem-se as burras de quem aprova e persegue-se quem rema contracorrente. Dizer que o resultado é deplorável é mui- to pouco. Mesmo porque o atual jornalismo à brasileira é de péssima qualidade até na forma. Na origem, a tentativa frustrada de imitar o jornalismo estadu- nidense. Venceram, enfim, a mediocridade, a ignorância, as crenças malpostas, a lida árdua com o vernáculo, quando não a falta de caráter, a subserviência, a covardia.




    Para entender a mídia nativa, passado e presente, é preciso entender o Brasil.


  




  

    

      [image: ]

    




    AGÊNCIA LAVA JATO




    Paulo Moreira Leite[ 04 ]




    Um dos grandes momentos do cinema mundial, a obra-prima O Homem que Matou o Facínora, de John Ford, encerra-se com uma frase que diz tudo: “Quando a lenda é maior do que o fato, imprima-se a lenda”.




    Seu significado é autoexplicativo e ajuda a compreender o papel da mídia – uma atividade impressa no período retratado no filme – na fabricação de heróis contemporâneos.




    Não há dúvida de que a atuação da imprensa brasileira, na Lava Jato, atingiu um grau de profundidade comparável ao universo descrito com toda crueza por John Ford. A cobertura das Organizações Globo, da Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo, das revistas semanais de maior circulação, VEJA e Istoé, foi muito além do exercício do direito de opinião, que permite apresentar os fatos numa versão coerente com o ponto de vista de acionistas e editores de uma publicação comercial, nos limites do regime de propriedade privada.




    Como dito na cena final de O Homem que matou o Facínora, optou-se pela mistificação edificante em vez de fazer um esforço para retratar a realidade em suas nuances, surpresas e contradições.




    A glorificação de Sérgio Moro teve a função de colocar a Lava Jato num pe- destal acima do cidadão comum, imune a toda crítica. Transformou qualquer questionamento numa prova de má intenção, falta de espírito cívico e mesmo cumplicidade com o crime.




    Acima de tudo, permitiu a execução de um projeto político: interromper o inegável processo de mudanças positivas realizadas pelos governos Lula-Dilma a partir de 2003 para abrir caminho, pela força, a uma regressão histórica sem paralelos conhecidos no mundo, pela retirada de direitos, comprometimento da democracia e enfraquecimento da soberania nacional.




    Verdade que, como aparelhos ideológicos empenhados na defesa de uma or- dem social injusta e excludente, baseada na preservação de uma sociedade que registra oficialmente os piores índices de desigualdade do planeta, nossos principais veículos de comunicação não têm feito outra coisa ao longo da história.




    Estiveram unidos contra Vargas até provocar seu suicídio, em 1954, num comportamento tão covarde que, após o tiro no peito, várias redações foram empasteladas por uma população indignada que se levantou por vários dias em protesto. Os grandes jornais se alinharam em oposição ao desenvolvimentismo globalizado de Juscelino entre 1955 e 1960. Favoreceram uma tentativa de res- tauração conservadora com Jânio e sabotaram todo e qualquer esforço progres- sista de João Goulart. Apoiaram e sustentaram o golpe civil-militar de 1964 até o último minuto, quando o conjunto da população brasileira se colocou de pé pela democratização do país. Já na primeira eleição direta após o regime militar, definiram uma linha de atuação infalível, marcada por uma postura permanen- te, de cerco às principais lideranças progressistas do país, Leonel Brizola e Lula. Sem jamais oferecer uma trégua efetiva aos adversários de sempre, com o passar dos anos enxergaram no Judiciário o principal instrumento para recuperar um poder que não eram capazes de obter pelas urnas.




    Em 1964, os donos de jornal tiveram um papel efetivo na articulação civil-militar que derrubou o governo Goulart e na consolidação de um regime que se prolongou por 21 anos. O ambiente tinha um aspecto de farra. Com ajuda da Embaixada dos Estados Unidos, nos primeiros tempos do regime militar até correspondentes estrangeiros eram atraídos para conversas com autoridades brasileiras, com quem debatiam sugestões e propostas para reorganizar o país.




    Sintoma político da situação enfrentada cinco décadas atrás, entre 2014-2018 o alinhamento midiático foi mais compacto e efetivo. Entre os grandes veículos tradicionais não surgiu nenhuma dissidência de grande porte, capaz de expres- sar a indignação da população diante dos desmandos e abusos produzidos pela tropa de choque judicial. É uma diferença notável, quando se recorda o papel jogado pelo Correio da Manhã, tradicional jornal do Rio de Janeiro que, após dois editoriais anti-Goulart no momento decisivo do golpe, tornou-se a princi- pal tribuna de transmissão de denúncias contra o novo regime.




    Nos anos Lula-Dilma, as corporações midiáticas fizeram mais do que respal- dar uma ofensiva judicial contra um governo popular e democrático. Assumi- ram um papel operacional.




    Em agosto de 2007, durante o julgamento da AP 470, conhecida como Men- salão, o ministro do STF Ricardo Lewandovsky e sua colega Carmen Lúcia, in- tegrantes da mais alta corte de Justiça do país, tiveram um diálogo eletrônico fotografado e divulgado em manchete pelo jornal O Globo, no momento em que trocavam opiniões sobre uma denúncia de interesse direto contra réus ligados ao Partido dos Trabalhadores. O tema envolvia a caracterização de crime de “peculato”, questão que iria acompanhar o julgamento até sua fase final, cinco anos depois, quando poderia permitir ou não a aceitação de determinados recursos por parte dos réus. A captura e divulgação do diálogo entre os ministros, em condições análogas a um grampo clandestino, serviu de alerta para o papel que a imprensa estava resolvida a assumir a partir de então.




    Como os leitores mais atentos irão se recordar, à exposição pública de um diálogo privado entre dois integrantes da mais alta Corte do país seguiu-se, cinco dias depois, outro episódio semelhante. Alvo preferencial de pressões negativas dos jornais - desde sua indicação ao STF, em função de relações próximas com Lula e a mulher, Marisa Letícia - o mesmo Lewandovsky foi ouvido por uma repórter da Folha de S. Paulo quando conversava ao telefone com um irmão, Marcelo.




    Referindo-se precisamente a uma cobertura que pressionava de forma agressiva pela aceitação das denúncias formuladas pelo Ministério Público, Lewandvoski fez um comentário franco sobre as condições em que o STF tomava decisões: “A imprensa acuou o Supremo,” disse o ministro. “Todo mundo votou com a faca no pescoço”, acrescentou, referindo-se a uma decisão na qual fora um voto isolado pela inocência de José Dirceu, acusado de “chefe de organização criminosa” pelo relator Joaquim Barbosa. Referindo-se à pressão da imprensa, o ministro lamentou: “a tendência era amaciar para o Dirceu”.




    Comprovou-se assim que o principal líder do Partido dos Trabalhadores depois de Lula, acabou prejudicado por uma interpretação juridicamente equi- vocada, mas politicamente oportuna, do pensamento do jurista alemão Claus Roxin, da teoria do “domínio do fato”.




    Em outra situação, a simples afirmação – de um ministro do Supremo – con- tra jornalistas, acusados de “colocar a corda no pescoço” de juízes da mais alta Corte, seria motivo de um escândalo e de uma investigação isenta. Em função de um processo que guarda vários pontos de contato com a AP 470, o magnata Robert Murdoch foi levado a fechar o News of the World, um dos tabloides de maior circulação da Inglaterra. No Brasil da AP 470, que logo seria o país da Lava Jato, nada aconteceu. O caso contribuiu apenas para que a mídia dispensasse um tratamento especialmente desconfiado contra Lewandovsky – sem relação com seus méritos ou deméritos como juiz, apenas porque se esperava que rompesse com o padrinho político responsável por sua indicação à mais alta corte, como fizeram tantos indicados por Lula e Dilma, desde que Joaquim Barbosa, Carlos Ayres Britto e Cezar Peluso chegaram ao Supremo.




    O trabalho do oligopólio dos grandes meios de comunicação foi facilitado pela formação de uma força tarefa sob comando de Deltan Dallagnol, que per- mitiu ao Ministério Público assumir o controle das informações essenciais sobre a Lava Jato. A operação passou a obedecer a um comando único, centralizado e disciplinado, ao contrário do que ocorre em casos comuns, nos quais procura- dores, subprocuradores e policiais atuam de forma dispersa e autônoma, o que pode gerar pontos de vista diferentes sobre um mesmo fato.




    A Lava Jato e sua força-tarefa protagonizaram um ritual mais centralizado e eficaz do ponto de vista da propaganda, pois a mesma máquina que gera os fatos também mantém controle absoluto sobre as versões que serão publicadas, sem espaço para a crítica nem contestação real.




    O papel efetivo que os jornais brasileiros desempenharam – voluntariamente, é bom sublinhar – ganhou ritmo e reforço.




    No final de cada uma das 47 fases da operação realizadas até o momento em que escrevo este artigo, procuradores, delegados da Polícia Federal e altos funcionários da Receita, sentavam-se numa longa mesa para assumir o comando do espetáculo em entrevistas coletivas transmitidas ao vivo, para todo país. Não eram encontros aos quais jornalistas deveriam comparecer para levantar dúvidas maiores, buscar informações fora do script, questionar autoridades, como ocorre no mundo inteiro, inclusive na Casa Branca de Donald Trump. Eram apresenta- ções sob controle, nas quais os repórteres eram informados do que iria aconte- cer e buscavam dirimir dúvidas menores -- sempre em posição subalterna, como aluno-professor – sobre o que havia sido feito.




    Não era um diálogo pelo qual, através da voz impertinente de seus jornalis- tas, um país inteiro procurasse respostas para suas dúvidas e pudesse fazer ques- tionamentos duros, inclusive desfavoráveis, à Lava Jato. Vistas como encontros burocráticos e monótonos, a verdade é que muitas vezes uma coletiva é capaz de gerar momentos de tensão e mesmo desconforto, úteis para revelar aquilo que os entrevistados não querem dizer nem admitir.




    O papel dos repórteres, no cenário da Lava Jato, era de servir de escada para explicações e argumentos de autoridades. Demonstrando a fluência típica de quem se submeteu a treinamento profissional, tinham tempo para frases pau- sadas, raciocínios preparados e argumentações de fundo ideológico implícito. A mensagem do espetáculo é conhecida. Tentar construir a noção de que ali se ex- pressa um consenso nacional. Não há lugar para dúvidas. É um acordo entre pes- soas de bem, onde cabem as boas almas da população em toda sua diversidade, ficando de fora apenas aqueles inadaptáveis, pervertidos, corruptos, você sabe de quem se trata. À noite, as frases de melhor efeito eram editadas e divulgadas para a audiência mais ampla dos telejornais, estimulando discussões e comentários em programas de entrevista e debates.




    O melhor caminho para se entender o comportamento da mídia diante da Lava Jato encontra-se no hoje célebre artigo de Sérgio Moro, “Considerações so- bre Manni Pulitti”, escrito em 2004, ano em que apenas surgiam as primeiras denúncias contra o governo Lula. Admitindo a dificuldade de investigar a fundo autoridades que desfrutam de grande apoio popular, Moro ressalta o papel da imprensa para “deslegitimar” políticos que podem ser alvo de investigações sobre corrupção. Referindo-se ao exemplo italiano, Moro escreveu: “ao mesmo tempo em que tornava a ação judicial possível, a deslegitimação era por ela alimentada”.




    O juiz também se refere à importância dos vazamentos – não só para refor- çar o apoio social, mas também para desarticular os investigados, reforçando desconfianças e suspeitas entre si. Moro esclarece: “a investigação vazava como peneira. Tão logo alguém era preso, detalhes de sua confissão eram veiculados no L´Espresso, no La Reppublica e outros jornais e revistas simpatizantes”.




    Sabemos que, no mundo inteiro, a imprensa disputa fontes capazes de gerar informações exclusivas através de um método clássico: publicação de notícias agradáveis e garantia de um tratamento preferencial em caso de dificuldade. É assim na política, na economia, na cultura, no esporte, em todo lugar.




    Ao disputar notícias na Lava Jato, em particular documentos de caráter si- giloso, os meios de comunicação brasileiros abandonaram aquele mínimo dis- tanciamento necessário (sobretudo no trato de informações delicadas) em troca do atrelamento e dependência em relação às investigações. Este comportamento demonstra que, além de vícios e tratamentos que sempre poderão ser questio- nados no jornalismo, em qualquer área, qualquer parte, ali se jogava uma opção política, acima de todo compromisso com a informação prestada ao público.




    Em junho de 2017, os advogados de Lula convocaram uma entrevista coletiva para mostrar os primeiros indícios consistentes que contrariavam a hipótese de que o apartamento do Guarujá pudesse pertencer ao presidente. Exibiram papéis que mostravam que o imóvel fora hipotecado – pela empreiteira OAS - através de um contrato de “direitos creditórios” com a Caixa Econômica.




    Nenhum veículo teve a curiosidade de investigar o assunto, embora tivesse relação direta com uma denúncia que custou a Lula uma condenação de 9 anos na primeira instância, 12 anos na segunda.




    O mesmo tratamento parcial foi assegurado seis meses mais tarde, quando uma juíza do Distrito Federal autorizou a penhora do imóvel para atender a um credor da empreiteira OAS. Do ponto de vista jurídico, a decisão era mais um elemento para questionar a noção de que Lula era o verdadeiro proprietário do imóvel, base da condenação. Escrevi que a descoberta transformava a acusação contra Lula num crime sem cadáver e é assim que avalio sua importância. Ainda assim, a novidade não foi investigada, numa postura absurda por parte dos meios de comunicação que, desde 2009, transformaram o “caso do triplex” na principal arma política contra Lula, o tesoureiro João Vaccari e Partido dos Trabalhadores.




    Como se sabia inevitável, a contrapartida necessária do esforço para desle- gitimar Lula era a legitimação a qualquer custo da Lava Jato. Os meios de comu- nicação mantiveram os olhos fechados para as tratativas que geraram delações premiadas e alimentaram honorários milionários para advogados e enormes recompensas para réus colocados em liberdade, sem que jamais houvesse inte- resse em informar o leitor sobre as circunstâncias reais de seus depoimentos. O regime de isolamento, tensão e assédio contra prisioneiros mantidos sob longas prisões provisórias, que levou o sociólogo Branislav Kontic, assessor de Antônio Palocci, a uma tentativa de suicídio, nunca foi investigado nem explicado.




    Embora as gravações de um escabroso diálogo entre Joesley Batista e um de seus executivos inspirassem dúvidas e questionamentos sobre os acordos de delação por trás de uma das investigações mais importantes da Operação, e envolvesse um dos maiores empresários do mundo, toda curiosidade foi suspensa na medida em surgiram fatos que poderiam – e podem até hoje - envolver o então procurador-geral da República, Rodrigo Janot.




    Não se mostrou nenhum interesse pelo esclarecimento das denúncias do advogado Tacla Durán, refugiado na Espanha após acusações pesadas contra um escritório de Curitiba que teve a mulher de Sérgio Moro como sócia.




    A mesma postura silenciou uma denúncia de grampo telefônico numa cela da Polícia Federal em Curitiba – e o caso nunca foi esclarecido.




    O mesmo ocorreu com as circunstâncias ligadas ao suicídio do reitor Luiz Carlos Cancelier, tragédia iniciada por um pedido de prisão barulhento e sem justificativa, assinado pela delegada Erika Marena, um dos quadros que formaram a Lava Jato.




    Na prática cotidiana das investigações, os jornais optaram por assistir, aplaudir e calar. Tornaram-se instrumento indispensável na aplicação de uma técnica de apuração conhecida como “Dilema do Prisioneiro”, na qual réus presos são mantidos sem fazer contatos diretos em si, mas podem ser atingidos, segundo Sérgio Moro, pela “pressão de tomar decisão quanto a confessar, espalhando a suspeita de que outros já teriam confessado, e levantando a perspectiva de permanência na prisão no caso da manutenção do silêncio ou de soltura imediata em caso de uma confissão”. Para entender o comportamento dos oligopólios da mídia, é preciso reconstruir um pouco sua história mais recente. A grande oportunidade de questionamento do monopólio dos meios de comunicação, em particular no rádio e na Tv, que daria maior diversidade e representatividade a um sistema consolidado no período mais autoritário da história brasileira, controlado por poucas famílias,




    foi apenas ensaiada na Constituinte, em 1988.




    Os parlamentares tiveram força para aprovar um necessário princípio geral, no artigo 220, que veta o monopólio da mídia. Mas não foram capazes de avançar na aprovação de regras específicas, que trouxessem o princípio geral para a vida prática. Nada se aprovou para impedir a concentração da mídia, processo que acabaria se agravando ainda mais com o passar dos anos, quando a Globo se transformou numa potência que representa uma ameaça direta à democracia. Nas redações, os anos finais da ditadura e a primeira década de democratização do país foram marcados por um período de relativa diversidade política. Profissionais alinhados a diversas correntes de pensamento conviviam num ambiente de disputa e alguma liberdade, coerente com o que se passava do lado de




    fora, num país que procurava reencontrar-se com a democracia.




    Essa situação passou por uma mudança radical depois que os brasileiros passaram a expressar, pelas urnas e também através de formas inovadoras de organização e mobilização social, que encaravam o novo período de sua história como uma oportunidade, que não poderia ser desperdiçada, para levar adiante mudanças em instituições construídas para preservar e proteger a ordem anterior.




    A constatação de que o processo eleitoral não era um simples teatro sem maiores consequências, mas envolvia efetiva disputa pelo acesso ao poder de Estado, que poderia favorecer alternativas consideradas indesejáveis, das quais Lula e o PT se tornaram o principal símbolo, levou a uma reorientação conservadora do conjunto da elite dirigente do país. Esta mudança de comportamento ocorreu em todas as esferas de poder, dando nascimento a entidades especializadas em intervenção política, e à formação de quadros ideológicos aptos para agir nos combates que viriam. Nas redações, o processo seria acentuado e reforçado após a vitória petista em 2003. Ganhava musculatura a cada reeleição de Lula, a qual, por sua vez, consolidava uma política econômica que, apesar de falhas e limites, passou a beneficiar a maioria da população.




    O liberalismo civilizado das redações, que aceitava as dissidências até determinados limites, foi substituído por hierarquias inflexíveis, que atuavam de cima para baixo. Todo risco de uma nota desafinada passou a ser eliminado sem remorso. O velho trabalho de copidesques, que reescreviam matérias em função de problemas técnicos e estilo, tornou-se instrumento de alinhamento político e reforço da opinião patronal, próprio de publicações dedicadas, acima de tudo, à luta ideológica.




    Ao praticar um jornalismo de encomenda, no qual os repórteres são instruídos a confirmar a pauta recebida, as empresas fizeram nascer um oligopólio que contraria a essência do jornalismo, porque despreza a novidade, não é capaz de conviver com a surpresa e perdeu a disposição até mesmo para apurar denúncias que envolvem o respeito por garantias fundamentais da democracia.




    Em outubro de 2017, o jornalista Márcio Chaer, criador do portal Conjur, especializado na cobertura do Judiciário, registrou, em artigo devastador, suas impressões acerca dos efeitos da Lava Jato sobre o jornalismo brasileiro.




    Chaer escreveu que “com o advento do petrolão, o Ministério Público Federal mudou o eixo do poder nas redações. Os profissionais mais valorizados do mercado passaram a ser aqueles com relações privilegiadas com os procuradores. Claro, a lealdade tem que ter mão dupla. Suposições, ilações ou meras suspeitas dos procuradores devem ser apresentadas como verdades absolutas. Na ditadura, quem colaborava com as forças de repressão era apelidado de “cachorro”. Hoje o colaborador e o investigador são apenas bons amigos. E um ajuda o outro a escalar a hierarquia social. É o novo jornalismo chapa-branca.”




    Estou convencido de que bastaram quatro anos de cobertura da Lava Jato para a grande mídia brasileira atualizar a conhecida profecia de Joseph Pulitzer (1847-1911), um dos grandes empresários da imprensa norte americana do início do século XX.




    Num momento em que surgiam os primeiros monopólios de comunicação no planeta, dando nascimento a corporações que iriam dominar a informação até o século XXI, oferecida em embalagens variadas conforme a evolução tecnológica – jornal, rádio, TV, internet -Pulitzer deixou uma advertência necessária:




    “Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta, formará um público tão vil como ela mesma”.




    Nome do prêmio que se tornou referência para a imprensa de seu país, Pulitzer foi contemporâneo de Randolph Hearst, o homem de carne e osso que inspirou o cineasta Orson Welles a fazer Cidadão Kane, personagem que décadas depois motivou um documentário britânico sobre Roberto Marinho, fundador do império Globo.




    No final do século XIX, os jornais de Hearst fabricaram uma notícia que deu origem à guerra entre Espanha e Estados Unidos, o primeiro conflito imperial de nossa época, que levaria o poderio norte-americano até o Pacífico, com a tomada das Filipinas, e a anexação de Porto Rico, que permanece como território norte-americano até hoje.




    A oportunidade para a guerra surgiu em 1898, quando ocorreu uma explosão e o naufrágio do encouraçado USS Maine, ancorado em Havana como força de proteção dos interesses norte-americanos na ilha. Na tragédia, três quartos da tripulação perdeu a vida. A origem da explosão nunca foi esclarecida – possivelmente porque nunca houve interesse real das autoridades norte-americanas em chegar à verdade sobre o caso. Mas isso não impediu que a tragédia se transformasse num equivalente da falsa denúncia das armas de destruição em massa que, um século depois, ajudaria George W Bush a justificar a invasão do Iraque e execução de seus principais líderes, entre eles o próprio Saddam Hussein. Principal articulador de uma cobertura sem fatos para comprovar seus argumentos, alimentada por ilustrações que atiçavam a indignação do cidadão norte-americano, Hearst acabou entrando para história do jornalismo mundial graças a uma frase que é um exemplo antológico de cinismo: “Me dêem uma imagem e eu darei uma guerra”.




    Na origem do conflito, encontra-se um caso antológico de jornalismo a serviço de interesses políticos, em cujo centro se encontrava a ilha de Cuba, colônia espanhola já cobiçada pelos Estados Unidos. Numa cobertura que lembra o padrão que seria seguido no início do século XXI, durante a invasão do Iraque de Saddam Hussein e também na Venezuela de Hugo Chávez e Nicolás Maduro -, o que se buscava era a fagulha que faria um barril de pólvora explodir, para justificar o envio de tropas norte-americanas à Ilha.




    Graças à cobertura dirigida da imprensa norte-americana, tudo foi minuciosamente preparado para criar um clima de tensão e hostilidade contra a Espanha, rival geopolítica dos EUA na região. Episódios sem maior relevância eram transformados em tragédias. Dramas típicos da vida cotidiana serviam para criar um clima de hostilidade em relação aos espanhóis – numa postura que não refletia nenhuma simpatia real pela luta necessária do povo cubano por sua emancipação. A origem era uma disputa entre um império em decadência, a Espanha, e um império em ascensão, os Estados Unidos, que a partir dali fincaria um domínio semicolonial sobre Cuba que só seria questionado de verdade pela revolução de Fidel e Guevara, seis décadas depois.




    No Brasil de 2018, parece difícil negar que o monopólio midiático tenha alcançado grande parte de seus objetivos políticos. O governo Dilma Rousseff, combatido sem escrúpulos desde o primeiro mandato, foi derrubado por um golpe.




    A condenação de Lula a 12 anos pelo TRF-4, ponto de partida de um conjunto de processos em curso, já representa em si uma vitória sobre aquele político escolhido como inimigo principal.




    A pergunta a fazer é qual o desempenho dos monopólios naquela disputa que constitui sua razão de ser – ganhar a credibilidade do público a partir de informações consideradas confiáveis? Os números de circulação dos onze maiores jornais brasileiros, registrados pelo IVC, indicam que esse desempenho não foi bom.




    Entre 2014 e 2017, período em que a Lava Jato foi o grande assunto político do país, e as denúncias de corrupção levaram milhões de pessoas às ruas, em sua maioria cidadãos de classe média, com hábito de leitura de jornais e computador em casa, as onze maiores publicações brasileiras perderam circulação em números absolutos e relativos.




    Se tivesse sido capaz apenas de manter um crescimento vegetativo, o grupo de jornais e revistas que formam a grande mídia do país deveria ter conquistado cinco milhões de novos leitores em 2017. Perdeu meio milhão. Dos onze jornais, dois perderam leitores e assinantes na versão escrita e na digital: o Estado de Minas (- 52,1%) e o Globo (- 23,9%). Os demais tiveram perdas pesadas na versão impressa, mas conseguiram ganhos maiores ou menores na versão na versão digital. Mas nenhum foi capaz de compensar uma coisa pela outra, situação que indica que mesmo fazendo ofertas generosas na internet, não está sendo fácil manter a fidelidade dos leitores. Jornal de maior tiragem no país, a Folha de S. Paulo teve um ganho de 5.210 assinaturas digitais em 2017, mas perdeu 85.716 na edição impressa. Capazes de operar no centro de um golpe e armar iniciativas antidemocráticas,




    o monopólio da mídia é menos influente sobre a maioria dos brasileiros do que se poderia imaginar. Acredito que a perda de leitores se deve a fatores de natureza diversa, sobretudo em função de mudanças no padrão tecnológico. Mas não é só.




    Os oligopólios jogaram sua força na montagem de um golpe que levou ao Planalto um dos governos mais impopulares da história republicana, e que acumulou uma coleção de desastres em seu currículo de apenas um ano e meio. O desencanto dos leitores é expressão disso, também.




    Ainda que a situação esteja longe de termos um ambiente favorável à democratização da mídia, acredito que outro fator muito importante deve ser levado em conta.




    No país de hoje, é impossível esconder a capacidade das mídias alternativas funcionarem como o contraponto aos monopólios e oferecer uma versão diferente dos acontecimentos do dia.




    Ao comprarem a briga narrativa sobre a Lava Jato, sites e portais tiveram um papel inegável na construção de um ponto de vista equilibrado e crítico sobre a operação. Esta influência também ajuda a entender a força popular de Lula, que permanece como o mais popular político brasileiro, mesmo massacrado pelo condomínio mídia-judiciário.




    O crescimento recente das mídias sociais é a razão real para projetos de controle das chamadas “fake news”, um pretexto para levar censura e outras pressões indevidas à internet, sob controle do Judiciário, com participação da Polícia Federal e até do serviço reservado do Ministério da Defesa.


  




  

    

      [image: ]

    




    COMUNICAÇÃO PÚBLICA




    Laurindo Lalo Leal Filho[ 05 ]




    Uma das primeiras vítimas do golpe que derrubou a presidenta Dilma Rousseff foi a comunicação pública. Ainda pouco consolidada, instalada com abrangência nacional em 2007 com a criação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), tornou-se alvo prioritário dos novos detentores do poder federal.




    Apesar de ter sido implantada em vários países há quase um século, a comunicação pública ainda era uma novidade no Brasil. Antes da EBC existiam experiências de emissoras regionais, não comerciais, que muitas vezes se confundiam com empresas estatais, tal a dependência que tinham dos governos aos quais estavam ligadas.




    A EBC surgiu para romper com esse tipo de comunicação atrelada aos governantes de turno. Como eixo central na estrutura de poder da empresa estava o Conselho Curador formado por 22 integrantes, sendo 15 indicados pela sociedade, quatro representantes do governo federal, um da Câmara dos Deputados, um do Senado e um dos funcionários da empresa. Ao Conselho cabia emitir as diretrizes gerais de toda a programação produzida pelos veículos da EBC (duas emissoras de TV, oito de rádio e duas agências de notícias). Mas o mais importante estava na sua composição, que respeitava a diversidade geográfica e dava espaço às mulheres, aos negros, às pessoas com deficiência, aos índios. Era um microcosmo da sociedade brasileira influindo em temas, pautas e enfoques de programas e reportagens produzidos pela EBC. Uma das primeiras medidas do golpe foi simplesmente acabar com o Conselho.




    Outro fator de garantia da comunicação pública estava no mandato do presidente da empresa. Tinha a duração de quatro anos e apesar de ser de nomeação da presidência da República não podia por ela ser demitido. Só o Conselho tinha esse poder em condições muito específicas. E mais, o mandato do presidente da empresa não era coincidente com o do presidente da República, um mecanismo presente na lei de criação da EBC com o intuito de garantir distância do poder central. Com o golpe isso também acabou. A empresa passou a ser mais uma estatal, operando como emissora oficial do governo.




    Com isso afrontou-se a Constituição Federal, que em seu artigo 223 determina a existência complementar de sistemas de radiodifusão privados, públicos e estatais. O golpe acabou com o sistema público.




    Mas é bom recordar como chegamos a isso sem que houvesse uma resposta da sociedade. Ao que tudo indica, dois fatores combinados levaram a essa inação: a falta de uma cultura de comunicação pública no Brasil e o não enraizamento das emissoras da EBC, especialmente da TV Brasil, na sociedade.




    O rádio e a televisão no país sempre foram vistos como empreendimentos comerciais pela população. Ao contrário do que ocorreu na Europa, onde as emissoras públicas se constituíram na primeira metade do século passado, por aqui só conseguimos esse feito com a criação da EBC. Cabe lembrar alguns momentos pontuais de vislumbre de comunicação pública no Brasil como forma de exemplificar a sua fragilidade e, consequentemente, a facilidade do seu desmonte pelo governo que tomou o poder pelo golpe.




    Curioso é recordar que o rádio surgiu no Brasil como empreendimento público. Roquette Pinto montou uma sociedade de ouvintes que se cotizavam para ouvir música e notícias através das ondas da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, em 1923. Apenas um ano depois da BBC inglesa entrar no ar e adotar um sistema de financiamento semelhante. Com a diferença de ser controlado e regulado pelo governo, o que garantiu sua existência até hoje. Por aqui, já nos anos 1930, o rádio passou a ser visto como lucrativo empreendimento comercial e a experiência pioneira de comunicação pública sucumbiu.




    Outra tentativa de dar ao pais uma emissora pública de televisão ocorreu quando o segundo governo Vargas, no início dos anos 1950, se dispôs a outorgar um canal de TV à Rádio Nacional do Rio de Janeiro, emissora líder de audiência em todo o Brasil, controlada pelo governo federal. Com a morte do presidente o processo foi interrompido.




    O presidente Juscelino Kubitschek tentou dar prosseguimento à iniciativa. A resposta da mídia comercial foi violenta. Assis Chateaubriand, o poderoso controlador dos Diários Associados, espécie de Organizações Globo da época, foi claro: “Se Vossa Excelência der o canal de televisão à Nacional, jogo toda a minha rede de rádio, imprensa e televisão contra o governo”, conta o ator e compositor Mário Lago em seu livro de memórias. Diante da ameaça, JK esqueceu a promessa de criar o canal público. O espaço reservado no dial para a Nacional, o canal 4 do Rio de Janeiro, acabou nas mãos da Globo, ocupado por ela até hoje.




    Essa pressão da mídia comercial contrária à criação de uma TV pública repetiu-se com a criação da EBC e a entrada no ar da TV Brasil. Os jornalões brasileiros não se cansaram de mencioná-la como TV “chapa branca”, “TV do Lula”, “TV traço” (alusão a sua baixa audiência) chegando a pedir, em editoriais, o seu fechamento.




    Não é difícil entender essa repulsa à comunicação pública. Os “donos da mídia” brasileira não admitem a existência de qualquer tipo alternativo ao modelo comercial. As raízes históricas do “coronelismo eletrônico” fazem da comunicação pública uma “ideia fora do lugar” na cena brasileira. Para os “coronéis” trata-se de uma ousadia inconcebível. Ela vai na contramão dos interesses dominantes que, sob o véu do liberalismo, julgam-se no direito de impor à sociedade suas ideias, gostos, valores, sem nenhum tipo de controle. Ou de exercer seu poder de censura sobre temas e assuntos que de algum modo confrontam os seus interesses. Sabem que a TV pública é uma forma concreta de controle social da mídia, na medida em que quebra a hegemonia comercial vigente. A EBC mostrou, ainda que a duras penas, que outra forma de comunicação estava sendo posta em prática. Daí a violência com que foi atacada.




    Dessa forma, além das inúmeras dificuldades técnicas e logísticas para se firmar como uma alternativa real às emissoras comerciais, a TV Brasil teve que enfrentar a onda de descrédito orquestrada pelos barões da mídia, sempre ciosos de evitar qualquer concorrência que possa, minimamente, disputar pequenos fiapos da audiência.




    Com uma história tão frágil e um bombardeio tão intenso, não é de se admirar que a EBC tenha recebido o golpe sem praticamente qualquer resistência. Bem diferente do que ocorreu na Inglaterra, por exemplo, quando o governo neoliberal de Margareth Thatcher tentou privatizar a BBC. A “dama de ferro” que havia dobrado até o poderoso sindicato dos mineiros não conseguiu acabar com o caráter público do principal serviço de comunicação do país. Isso porque a BBC havia conquistado, com seu trabalho ao longo dos anos, amplo apoio da maioria da população.




    Aqui, além do curto tempo de vida da EBC, a sua emissora principal, a TV Brasil, nunca chegou a ser uma emissora nacional de fato, concorrente real das grandes emissoras comerciais. Seu sinal não chegava a todo o território nacional, ferindo um princípio básico da comunicação pública que é o da universalidade de acesso, como veremos a seguir. Na maioria dos estados só podia ser sintonizada no canal controlado pelo governo local, ficando assim a mercê da vontade política dos governantes regionais de turno. Com isso a rede nacional da TV Brasil sofreu sempre grande instabilidade. Em determinados estados a troca de governo determinava a retransmissão ou não do sinal da emissora da EBC naquela região. Sem falar nas deficiências técnicas que impediam a sintonia do canal até em áreas centrais de Brasília ou dos subúrbios cariocas, por exemplo. Investimentos pesados seriam necessários para corrigir essas graves distorções.




    É bom lembrar que a EBC foi fruto da junção de duas entidades federais: a Radiobrás, sediada em Brasília e a Fundação Roquette Pinto, no Rio de Janeiro. A ideia central que deu origem a esse processo foi concebida no âmbito do governo federal quando, ao caminhar para uma reeleição praticamente assegurada no primeiro turno, o presidente Lula tornou-se alvo de severa campanha negativa encabeçada especialmente pela Rede Globo.




    O governo convocou o 1º Fórum Nacional de TVs Públicas, onde profissionais da área, especialistas e acadêmicos debateram com profundidade o tema. Grupos de trabalho apresentaram documentos que tratavam da legislação e dos marcos regulatórios, da programação e do modelo de negócio, da tecnologia e infra-estrutura, da migração digital, do financiamento e das relações internacionais. A ideia da TV pública no Brasil ganhava, com esse Fórum, uma consistência teórica e prática até então inédita.




    A partir daí gestou-se, no âmbito da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), com participação do Ministério da Cultura, a TV Brasil. Viu-se a necessidade da criação de uma rede de televisão alternativa, não para ser oficialista, porta-voz do governo, mas que levasse ao público um outro olhar sobre a realidade. O caminho a ser seguido nesse sentido seria o das televisões públicas consagradas internacionalmente. Para isso bastaria reunir numa só emissora as TVs brasileiras já existentes, controladas pelo governo federal: a TV Nacional de Brasília e a TVE do Rio de Janeiro. Juntas poderiam formar o embrião de uma rede com abrangência nacional, capaz de competir com as emissoras comerciais em qualidade e audiência. Dariam ao telespectador a possibilidade da escolha, oferecendo um produto diferenciado, despertando nele a possibilidade da comparação e, consequentemente, da crítica.




    Para tanto seria necessária uma ação política arrojada: a abertura de um espaço no dial capaz de colocar o sinal da TV Brasil num lugar facilmente acessível ao telespectador, a apenas um toque das concorrentes no controle remoto. Essas ações não ocorreram dessa forma. O projeto de uma TV pública de caráter nacional acabou surgindo no âmbito de uma empresa muito mais ampla, a EBC, na qual a TV era apenas uma das partes, dividindo recursos, funcionários e estruturas com os outros veículos já existentes na Radiobrás, reduzindo o seu potencial. Além das emissoras de rádio e das agências de notícias, a TV Brasil ainda dividia espaço com um setor da EBC que prestava serviços para outras áreas do governo, como a transmissão do programa “Voz do Brasil” e a gestão da NBR, esta sim uma TV sob controle direto do governo federal. Com isso criava dentro da empresa uma proximidade pouco desejável entre a comunicação pública e a comunicação governamental. E sua localização no dial, em grande parte do país, ficou sendo marginal, de difícil acesso. Em São Paulo, por exemplo, era quase inacessível.




    Feriam-se aí alguns princípios básicos da comunicação pública, formulados por especialistas no Reino Unido, num momento em que a BBC sofria fortes pressões do governo Thatcher para receber publicidade como forma de financiamento. Entre aqueles princípios destacam-se a universalidade de acesso, a ética da abrangência e a competição. O primeiro procura garantir que os serviços de rádio e televisão devem ser oferecidos para todo o conjunto da população. A ideia é que todos os integrantes da sociedade, não apenas consumidores, mas cidadãos, têm direito de receber esse tipo de serviço público , assim como têm direito aos serviços de água ou à recepção dos correios. No caso da TV Brasil criaram-se dois tipos de cidadãos: os que tinham ou não tinham direito de acesso a ela, embora todos, através dos seus impostos, a financiassem. É preciso ressaltar que a comunicação é um direito e um serviço ao mesmo tempo. Como direito humano de informar e ser informado e como serviço oferecido de maneira igual e indiscriminada.




    A ética da abrangência pressupõe que a programação das emissoras públicas deve ser oferecida para todos os gostos e interesses. Nesse sentido um canal só não basta. Para fazer frente à concorrência comercial e aproveitando a ampliação do espectro radioelétrico, com a digitalização dos sinais poderia ter sido constituído um conjunto de emissoras públicas capaz de atender as mais variadas expectativas da população.




    Esse problema foi enfrentado pelas TV públicas europeias quando criaram um segundo canal para atender parcelas maiores do público. Os canais iniciais tinham programação generalista, voltada para um público amplo e variado; já os demais visavam parcelas segmentadas da audiência. Hoje, com a digitalização, esses canais se multiplicaram.




    No caso brasileiro, particularmente em relação à EBC, além do canal generalista seriam necessários pelo menos mais três: um de notícias 24 horas, outro infantil e mais um dedicado especificamente às artes. O primeiro é fundamental para oferecer o que a televisão tem de mais precioso: a instantaneidade da informação. O infantil para responder a uma demanda existente na sociedade, uma vez que esse tipo de canal só é oferecido hoje pela TV paga. Nas públicas que os mantêm no ar são os de maior audiência. O de artes, também restrito hoje às TVs por assinatura, visaria um público afastado da TV por falta desse tipo de opção. Quanto à competição, trata-se de uma questão-chave à qual a TV Brasil não conseguiu, a não ser nos momentos finais como TV pública, encarar com a devida seriedade. Há concordância na literatura sobre comunicação pública de que o sistema público deve usar os dados de audiência mas, diferentemente do comercial, não pode ficar preso apenas a eles. Deve buscar audiência, a mais ampla possível, mas não a qualquer custo. Com competência é possível chegar a bons índices sem abrir mão da qualidade. Há um caso emblemático da TV Cultura de São Paulo quando colocou no ar uma grade de programação infantil, no início dos anos 1990, que conquistou o público atingindo índices superiores a 12 pontos, recorde histórico para uma TV não comercial no Brasil. As principais TVs públicas europeias chegam a índices em torno de 50% da audiência.









OEBPS/Images/Capa.jpg
NAO AO GOLPE! | -
MAIS Y 4
DEMOCRACIA )
AlS REITOS 8 -
u - " Ny /\

> 1;/ i 3
ENCICLOPEDIA
DO GOLPE vo.»

O PAPEL DA MIDIA

COORDENADORES
Giovanni Alves
Maria Inés Nassif
Miguel do Rosario
Wilson Ramos Filho

ORGANIZADORA
Mirian Gongalves

f Soncum L
= feeeea T StAO mmm g
"~ FLORES Fernandes ORA Fernandes






OEBPS/Images/img03.jpg







OEBPS/Images/img02.jpg
I ENCICLOPEDIA
DO GOLPE 0.

O PAPEL DA MIDIA

JoASUIN s
. IRRAN  Tristdo  mepriyin ko
‘6 Horss  Fernandes 10— T s







OEBPS/Images/img01.jpg
ENCICLOPEDIA
DO GOLPE o2

O PAPEL DA MIDIA






