

  

    

      [image: Livro, Histórias impressas - imprensa e periodismo na região Norte (1930-1988). Autores, César Augusto B. Queirós. Editora Valer.]

    


  




  

    

      [image: Livro, Histórias impressas - imprensa e periodismo na região Norte (1930-1988). Autores, César Augusto B. Queirós. Editora Valer.]

    


  




  Prefácio




  Luís Balkar Pinheiro




  Poucas instituições impactam a sociedade de forma tão avassaladora quanto a imprensa, chamando para si a atenção de sujeitos e grupos sociais, cujas demandas e projetos se veem por ela alcançados, seja no sentido do acolhimento e enfrentamento a eles. Não há, pois, que se questionar o protagonismo do jornal (impresso) na vida política e social brasileira, conforme resulta assentado pela hoje expressiva historiografia da imprensa, o que não significa, em absoluto, que os processos pelos quais tais interações se realizam estejam devidamente esclarecidos ou sejam do domínio público. Não é o caso.




  É exatamente nesse hiato entre a constatação da relevância do periódico e a opacidade dos processos de sua configuração e agência que busca atuar Histórias impressas, projeto editorial resultante da incontestável capacidade agregadora de César Augusto Bubolz Queirós e do empenho de uma dezena de historiadores e historiadoras na lida com a construção de uma necessária história da imprensa nas Amazônias, plurais, como sempre lembramos de mencionar. Sua leitura é, portanto, um convite oportuno para percorrer, por meio da percepção diacrônica trazida pela identidade profissional dos autores e autoras, contextos espaço-temporais diferenciados, que nos levam das redações de Belém, chegada da República à Zona Franca de uma Manaus operária em ascensão na década de 1980, passando pelo contexto limítrofe de um Putumayo, flagrado em aterradoras notícias que corriam pelas ruas de Nova Iorque na virada para o século XX.




  Transpassando temáticas díspares, analisadas na melhor expressão de uma história por meio da imprensa, o que também emerge no percurso é o delineamento de uma história da imprensa, interligando fonte e objeto em abordagens historiográficas, atentas às múltiplas dimensões que os jornais podem assumir em função das questões que os sujeitos do conhecimento lhes fazem. Processo árduo e complexo que passa, necessariamente, por restituir a opacidade de registros que tradicionalmente projetam de si uma imagem de transparência e neutralidade. Janela do mundo, espelho da sociedade, expressão do real, são todos termos a partir dos quais a imprensa, declarando sua neutralidade no trato comunicacional, reivindicava sua legitimidade frente a um público, enquanto tentava dirigir-lhe a opinião.




  Diga-se, a bem da verdade, que essa espécie de sonho dourado da imprensa periódica jamais se realizou a contento, e ela chega ao século XXI já bastante marcada pela descrença e falta de credibilidade, num processo que, conforme Nelson Werneck Sodré externou em lúcido escrito de fins da década de 1990, já estava em marcha desde o final da década de 1960, momento em que o peso de seus compromissos com o capital a induzem a uma franca alienação ante à realidade.1 Como se sabe, essa perda de representatividade não ficou restrita ao caso brasileiro e se agudizou com o avanço das políticas neoliberais mundo afora, resultando num processo danoso, em todos os sentidos, já que da legítima incredulidade ante às instituições brota o niilismo de ontem e o negacionismo de hoje.




  "Não nego, meu pai me acostumou a não acreditar em todas essas notícias", diz Braggadocio, um dos emblemáticos personagens do distópico Número Zero, o romance derradeiro de Umberto Eco. No romance, a personagem vai além:




  

    Os jornais mentem, os historiadores mentem, a televisão hoje mente. Você não viu nos telejornais há um ano com a Guerra do Golfo o pelicano coberto de óleo, agonizando no golfo Pérsico? Depois foi apurado que naquela estação é impossível haver pelicanos no Golfo e as imagens eram de oito anos antes, no tempo da Guerra Irã-Iraque. Ou então, como disseram outros, pegaram uns pelicanos num zoológico e lambuzaram de petróleo. O mesmo devem ter feito com os crimes fascistas...2


  




  A narrativa segue um caminho lamentavelmente familiar ao atual público brasileiro, consumidor de notícias dos jornais e telejornais, e não há por que aqui nos acompanharmos mais dela. O que quis argumentar é que, embora seja possível condescender com o leitor "de época" do jornal impresso, supondo-os ingênuos e manipuláveis por discursos impregnados de poder e dominação – o que está longe de ser verdadeiro –, é inadmissível ao historiador ler nas folhas do tempo, nas páginas amareladas dos periódicos antigos, "a verdade do passado". Não menos preocupante, é a perspectiva inversa, de achar que todo e qualquer escrito jornalístico é imprestável à elucidação do passado, já que passível de ampla subjetivação. Além de descabida ingenuidade, tais percepções fatalmente resultariam na prática daquele que até hoje tem sido o maior pesadelo do ofício: o anacronismo.


 Reconhecer o jornal como força social ativa3 não significa, obviamente, que se deva invalidar seu emprego como fonte. A saída está na operação historiográfica e em seus complexos procedimentos metodológicos, capazes de aferir adequadamente distinções entre verdadeiro, falso e fictício, para aqui fazer uma referência a Carlo Ginzburg e seu enfrentamento do niilismo tão característico das concepções pós-modernas das últimas décadas, muito embora, como ele próprio reconheça, "hoje os pós-modernistas parecem menos rumorosos, menos seguros de si; talvez os ventos da moda já soprem de outro lugar".4




  Seja como for, estou certo de que, ao se lançarem sobre a imprensa, os historiadores e historiadoras deste Histórias impressas, como expressões do melhor ambiente historiográfico do Norte do país, estão plenamente conscientes dessas questões e preocupações, embora esse debate metodológico – e epistemológico – possa ser facilmente percebido nos artigos de Maura Silva e de Lilian Moser e Eduardo Ernesto, para quem a correta percepção do processo de construção de representações sociais por parte dos jornais é vital para a compreensão de suas atuações e interesses. A riqueza informativa da fonte histórica – qualquer que seja – só se torna efetivamente presente quando se lhe desvelam seus comprometimentos, seus vínculos inconfessados, suas omissões deliberadas e, no caso dos periódicos, os indivíduos e grupos a cujo interesse ou pressão se submetem aqueles que, nas redações, dão forma às palavras, às ideias e aos projetos de intervenção social veiculados pelo jornal. Portanto, "discurso e poder estão intrinsicamente relacionados", para usar os argumentos trazidos por Davi Avelino Leal e Caio Henrique Silva, em artigo que também compõe esta coletânea.




  Outro ponto a ser destacado é o de que a imprensa também buscou estabelecer bases de legitimidade ao projetar sobre si uma dimensão de utilidade social – ou pública, como se convencionou chamar – e uma imagem emblemática da modernidade, em especial no momento inicial de sua introdução e de lenta consolidação. Com efeito, em todos os contextos pelos quais passou, ela produziu sobre si um conjunto de imagens poderosas, retiradas do ideário iluminista, e que a projetavam como mola propulsora do desenvolvimento econômico-social e do progresso humano, tanto quanto instrumento vital para a "moralização" da política e dos costumes. Não custa lembrar que foi ancorando em tais imagens que a "gloriosa invenção de Gutenberg" ganhou espaço cativo tanto nos salões e cafés de cidades como Leipzig, Paris ou Londres quanto em seus bares, bordéis, esquinas e becos, não sem, por vezes, produzir ali escritas e leituras transgressoras. Transpondo o atlântico e o arcaísmo de proibições régias, o mesmo fenômeno ocorreu em paragens brasileiras no raiar do Oitocentos, com a prática periodista avançando, em ritmos e formas diversas, da Corte do Rio de Janeiro para os mais ermos espaços da cultura letrada, como os povoados do interior da Bahia analisados por Robert Levine,5 ou os seringais da Amazônia, na passagem do século XIX para o XX.6 Um rápido exemplo, colhido em um jornal do longínquo rio Purus, atesta bem o fato de que a chegada da imprensa não deixou de ser efusivamente saudada como a própria emanação da modernidade e do processo civilizatório.




  

    Ignorávamos do dia luzente que raiou na Princesa do Rio Purus – a Lábrea –, a mesma aurora resplandecente que em 1436 fez surgir miraculosamente o grande Gutenberg.




    Este dia marca uma data de alto progresso, elevada nobreza cívica, que atesta brilhantemente o mor impulso para as lides literárias, para o gladeamento hercúleo em prol do desenvolvimento moral deste pedaço invejável da fascinante Amazônia! Nós nos sentimos gostosos por esta nova, por esse acontecimento de luz que propende para derramar úteis conhecimentos, benditas doutrinas do – Justo e Honesto – por todas as camadas sociais.7


  




  Engana-se, no entanto, os que acham que com esse salvo conduto trazido pelo discurso de modernidade e de progresso, a imprensa tenha se mantido incólume às críticas e contestações. Bem ao contrário, o conflito social – inerente a sociedades fortemente estratificadas, como a brasileira – expressou-se nela e por seu intermédio, ajudando a revelar o lugar social onde os diferentes projetos editoriais eram idealizados e revestidos em práticas discursivas produtoras das inúmeras representações. Do pasquim ao jornal empresa, a trajetória da imprensa na Amazônia – e no Brasil – tem sido rica e complexa, negando-se a linearidades e homogeneidades, para enveredar por caminhos sinuosos, por zonas de perigo em meio a estruturas opressivas, onde a liberdade para os que atuavam na imprensa parecia existir apenas de forma retórica. Um atento passar d'olhos pela história da imprensa amazonense não deixará de mostrar um mitificado Eduardo Ribeiro empastelando jornais operários, em 1892; um intelectual como Bento Aranha, sendo diversas vezes processado, preso e exilado; um jornal de oposição – o Quo Vadis? (AM) – sendo incinerado por Silvério Nery em 1904; ou ainda um jovem trabalhador – Oswaldo Baptista – sendo metralhado no interior da redação do Correio do Norte (AM), no dia em que este foi empastelado pela polícia de Constantino Nery (3 jul. 1906). Infelizmente, e como bem demonstra o artigo assinado por César Augusto Queirós, Maria Pinheiro e Jandira Ribeiro, a lista seguiria encorpada até quase os dias atuais, supondo – talvez cedo demais! – que já tenhamos deixado no passado os processos de violência contra a imprensa e seus integrantes.




  Penso que a ênfase que aqui busco atribuir aos conflitos no interior de uma história da imprensa se justifica, em especial, pelo fato da coletânea que nos chega à mão ter produzido uma importante inflexão em direção à política e, mais especificamente, ao político, expressando este, em termos de Pierre Rosanvallon,




  

    [...] tanto uma modalidade de existência da vida comum quanto uma forma de ação coletiva que se distingue explicitamente do exercício da política. Referir-se ao político e não à política, é falar do poder da lei, do Estado e da nação, da igualdade e da justiça, da identidade e da diferença, da cidadania e da civilidade; em suma, de tudo aquilo que constitui a pólis para além do campo imediato da competição partidária pelo exercício do poder, da ação governamental cotidiana e da vida ordinária das instituições.8


  




  Essa ênfase na política e no político está presente na imensa maioria dos onze artigos da coletânea, e não se faz ao acaso ou sem sentido. Quando, em 1939, o maranhense Raul de Azevedo, jornalista e literato de relevo em todo o país, publicou no jornal A Tarde (AM) algumas de suas reminiscências sobre o "jornalismo de outrora", deu ênfase a seu demorado trânsito pelo cenário amazonense das décadas finais do século XIX e iniciais do XX, reconhecendo que "a imprensa era ali, naquela época, por assim dizer, essencialmente política". Não será necessário alertar ao leitor que esta não era uma característica exclusiva do Amazonas, ou muito menos daquele momento mais recuado no tempo.




  Se o tema basilar da coletânea é a história política flagrada pela imprensa de diversos Estados do Norte do país, a forma de abordá-los diverge, aqui e ali, sendo possível, no entanto, perceber, em ligeira estratificação, algumas distinções, como a opção seja pela visão de conjunto ou pelo estudo de caso. No caso dos artigos que seguem a linha do estudo de caso, elegendo um periódico específico para análise, há subdivisões de pelo menos três ordens: 1.º) os artigos que buscam compreender e analisar a atuação e trajetória de folhas singulares, como Folha do Acre (AC), Tribuna Popular (AM), A Crítica (AM) e O Parafuso (AM); 2.º) os que objetivam investigar a forma como temas e questões específicas – "a censura e disputas políticas no Amazonas", "o movimento de 1930" ou "os escândalos no Putumayo" – foram recepcionados por folhas específicas, tais como A Gazeta (AM) e O Trabalhismo (AM), o Jornal do Commercio (AM) ou o norte-americano o New York Times –, gerando em seu interior um conjunto de representações esclarecedoras; ou ainda 3.º) os artigos que buscaram explorar o potencial de uso dos periódicos na pesquisa e no ensino de história, escolhendo-se para análise, neste caso, a Folha do Povo (AP) e o Alto Madeira (RO).




  Ao contrário dos artigos anteriores, o de Pere Petit se volta para uma visão de conjunto da imprensa paraense, inquirindo-a a partir do acompanhamento das disputas político-eleitorais ao longo de um largo período de tempo (1889-1992), embora sua análise privilegie momentos específicos nesse hiato temporal: a emergência da República, consagrando os embates entre lauristas (Lauro Sodré) e lemistas (Antônio Lemos); os ataques à imprensa no contexto imediatamente anterior ao movimento de 1930; o período das administrações de Magalhães Barata (1930-1964); o Golpe de 1964; o bipartidarismo nas décadas de 1960-1970; o processo eleitoral de 1982, além de uma reflexão sobre o contexto contemporâneo. Com marcos temporais bem mais largos – pouco mais de um século – seu esforço de síntese é meritório, em especial por não se deixar sucumbir pela superficialidade de nomear jornais, políticos e partidos políticos no que poderia ser uma tediosa cronologia. Bem ao contrário, é obra analítica que articula os contextos diferenciados a partir de uma problemática instigante e coerente, voltada para a avaliação do grau de influência da imprensa paraense nos processos eleitorais daquele Estado.




  Enriquecida por temas e abordagens diferenciadas, a coletânea Histórias impressas é também plural quanto às forças políticas e sociais que se expressam por trás das folhas escolhidas para a análise, dando voz e visibilidade a segmentos oriundos das lides políticas hegemônicas – fossem elas constituídas por comerciantes ou produtores rurais (extrativistas) – ou, no espectro oposto, de segmentos médios urbanos ou mesmo da classe operária, fazendo com que o leitor adquira uma visão abrangente e complexa de um tema ainda pouco explorado na historiografia regional.




  Ao encerrar as poucas linhas deste prefácio, faço votos de que a obra obtenha boa recepção e encontre seu lugar não apenas na academia, mas também entre os leitores não especializados que se interessam vividamente pela história de sua terra. Faço votos também para que ela traga alguma sensibilização para os agentes públicos que lidam com as instituições de memória, os arquivos e seus acervos, para que possam compreender que a riqueza e vitalidade dos impressos para o desenvolvimento da escrita da história em todo o norte do país passa, necessariamente, pelo tratamento dos jornais impressos como um patrimônio histórico inestimável, a ser não apenas preservado, como também tornado acessível para os pesquisadores e para o conjunto da sociedade, que tem todo o direito de reivindicar seu passado.




  Histórias impressas: imprensa e periodismo na região Norte (1930-1988)




  César Augusto Bubolz Queirós




  Nas últimas décadas, os estudos relativos à imprensa vêm ganhando espaço e relevância na pesquisa histórica, seja como fonte para a produção do conhecimento, seja como objeto de análise. Como fonte de pesquisa, a imprensa vem trazendo formidáveis subsídios e grande dinamismo à pesquisa histórica, servindo de base para a compreensão de inúmeros objetos e variadas vertentes interpretativas.




  Para Luca e Martins, "os impressos que circularam no Brasil em duzentos anos, não só testemunham, registram e veiculam nossa história, mas são parte intrínseca da formação do país".9 Como objeto de análise, é possível perceber um grande número de trabalhos que não tomam a imprensa apenas como fonte, mas também como objeto de pesquisa, destacando sua historicidade e suas interrelações com os processos históricos. Nesse sentido, Tania de Luca destaca que "o estatuto da imprensa sofreu deslocamento fundamental ainda na década de 1970: ao lado da história da imprensa e por meio da imprensa, o próprio jornal tornou-se objeto da pesquisa histórica".10 Para tanto, torna-se necessária a adoção de procedimentos metodológicos que vão além da análise textual e que interpelem os periódicos por meio de diversas questões que contribuam para uma compreensão mais abrangente (buscando tanto a identificação do jornal – título, subtítulo, periodicidade,... – quanto a análise do projeto gráfico-editorial – tiragem, circulação, distribuição das manchetes, além da identificação dos redatores, proprietários, preços, espaços de circulação e distribuição...). Tais procedimentos auxiliam na análise e na identificação dos posicionamentos políticos, da forma como o periódico se coloca diante dos temas prementes para a sociedade e de seus interesses.




  O livro Histórias impressas: imprensa e periodismo na região Norte (1930-1988) é uma iniciativa do Laboratório de Estudos sobre História Política e do Trabalho na Amazônia (Labuhta/Ufam) e reúne importantes contribuições de membros do laboratório e de colaboradores e pesquisadores da região. Embora a maioria dos capítulos seja escrita por historiadores do Amazonas, o livro ganha uma importante dimensão regional ao contemplar pesquisas sobre quase todos os Estados da região Norte, trazendo contribuições de pesquisadores do Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Acre. Compreendemos que a história da imprensa na região vem ganhando um grande impulso nas últimas décadas com o desenvolvimento de pesquisas que têm colocado centralidade na imprensa e proporcionado significativas reflexões sobre o tema, trazendo importantes contribuições à historiografia. A publicação do livro Cem anos de imprensa (1851-1950), há 30 anos, representou um passo importante para a discussão sobre as relações entre História e imprensa, trazendo um valioso inventário dos periódicos no período e possibilitando aos historiadores informações sobre a imprensa do Estado. Nas palavras dos autores, o livro constitui-se uma obra de referência, buscando ser um




  

    instrumento de trabalho, uma ferramenta facilmente manejável por todos aqueles que necessitem pesquisar as especificidades e a natureza de nossa formação social, por meio da imprensa como fonte histórica privilegiada.11


  




  Ainda no âmbito regional, merecem destaque os trabalhos da professora Maria Luíza Ugarte Pinheiro, que há décadas vem desenvolvendo pesquisas sobre a imprensa de forma geral, e no Estado do Amazonas, em particular. Entre seus tantos trabalhos, o livro Folhas do Norte: letramento e periodismo no Amazonas (1880-1920),12 pesquisa resultante de seu trabalho de doutoramento na PUC/SP, oferece uma acurada análise dos periódicos amazonenses na virada do século XIX para o XX, por meio de uma leitura sensível e atenta dos jornais.




  A imprensa – particularmente a imprensa operária – também é objeto das análises de Luís Balkar Pinheiro, em trabalhos como Mundos do trabalho na cidade da Borracha: trabalhadores, lideranças, associações e greves operárias em Manaus (1880-1930)13 – em coautoria com Maria Luíza Pinheiro – e o artigo Dilemas da propaganda socialista em Manaus no alvorecer do século XX.14




  A criação do Laboratório de História da Imprensa no Amazonas (Lhia/Ufam, ligado ao PPGH/Ufam, possibilitou um significativo impulso às pesquisas que incorporam os periódicos como fonte e/ou objeto, tendo como seu principal objetivo "inventariar a produção periódica produzida no Amazonas e fomentar a pesquisa histórica que tenha na imprensa seu objeto de estudo",15 constituindo importantes acervos documentais e bibliográficos que têm dado suporte para pesquisas desenvolvidas tanto no âmbito da graduação quanto na pós-graduação.16




  Em meio ao dinamismo da produção historiográfica, que busca utilizar a imprensa, tanto como objeto de estudo quanto como fonte para a análise histórica, os trabalhos de Luciano Everton Teles também têm merecido destaque. Em sua vasta e significativa produção, destacam-se o livro Imprensa e mundos do trabalho: a vida operária em Manaus (1920),17 resultado de sua dissertação de mestrado e que abordou o jornal Vida Operária, e sua tese de doutoramento ainda não publicada, Construindo redes sociais, projetos de identidade e espaços políticos: a imprensa operária no Amazonas (1891-1928).18 Escapa aos objetivos desta breve apresentação realizar um levantamento mais amplo da produção historiográfica no Estado. Para tanto, o texto História da imprensa no Amazonas, de Luciano Everton Teles traz importante contribuição.19




  Recentemente, pudemos verificar que a centralização dos estudos no Amazonas da Primeira República vem sendo gradualmente superada com o desenvolvimento de pesquisas que avançam avanço tanto para as décadas de 1930/40 como também para tempos mais recentes.20




  Nessa direção, o livro Histórias impressas: imprensa e periodismo na região Norte (1930-1988) tem a finalidade de contribuir para o entendimento da imprensa na região no período pós-1930, cujas pesquisas vêm ganhando um significativo impulso. Ao reunir contribuições de diversos pesquisadores e pesquisadoras que colocam em tela diferentes periódicos e revistas em seus respectivos Estados, a obra disponibiliza um representativo panorama da imprensa da região Norte no período delimitado. Aproveitamos para agradecer o apoio e a disponibilidade de todo(a)s e a companhia de vocês nesse passeio pelas páginas de nossos jornais.




  ***




Censura e disputas políticas no Amazonas: os casos dos jornais A Gazeta e O Trabalhista





  César Augusto Bubolz Queirós21
Maria Paula Pinheiro22
Jandira Magalhães Ribeiro23




  Tempo negro.
Temperatura sufocante.
O ar está irrespirável.
O país está sendo varrido por fortes ventos.
Máx.: 38˚, em Brasília. Mín.: 5˚, nas Laranjeiras
(Jornal do Brasil, 14/12/1968)














  O golpe civil-militar que, em 1964, derrubou o presidente João Melchior Goulart, inaugurou um período de 21 anos de profunda ruptura da ordem constitucional e do Estado de Direito. Direitos políticos foram cerceados, mandatos cassados, jornais censurados e ocupados. A tortura e a repressão se tornaram a tônica. Mesmo ainda podemos encontrar importantes focos de resistência à ditadura. O Congresso Nacional sofreu uma "Operação Limpeza", partidos foram extintos, sindicatos sofreram intervenção, sindicalistas, camponeses, estudantes e alguns partidos – como o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) – se tornaram alvo preferencial dessa perseguição. Nos Estados essa limpeza política seguiu uma trajetória semelhante à ocorrida no âmbito federal. Governadores foram depostos, deputados e vereadores tiveram seus mandatos cassados e o funcionalismo sofreu profundas represálias. Disputas políticas que foram cultivadas nos anos anteriores tomaram uma nova forma com o fortalecimento de setores conservadores.




  Tendo alçado a presidência após a deposição de Jango, Ranieri Mazzilli não chegou a governar de fato: os militares não estavam dispostos a transmitir o poder e, por isso, foi constituída uma junta governativa – formada pelo vice-almirante Augusto Rademaker Grünewald, da Marinha, o tenente-brigadeiro Francisco de Assis Correia de Melo, da Aeronáutica, e o general Artur da Costa e Silva, ministro da guerra – que passou a exercer efetivamente o governo. O objetivo do golpe não era apenas depor o presidente, mas combater a "infiltração comunista" na administração pública, nos sindicatos, nos meios militares e em todos os setores da vida nacional. Com a decretação do primeiro ato institucional, no dia 9 de abril de 1964, a ditadura passava a utilizar em larga escala deste mecanismo legislativo, que passou a ser sistematicamente adotado e que resultava em um profundo enfraquecimento do próprio Poder Legislativo. De fato, os militares é quem concretamente legislavam, por meio dos Atos Institucionais e Atos Complementares, normas arbitrariamente editadas entre os anos de 1964 a 1969 pelos comandantes das Forças Armadas ou pelo presidente, sem qualquer consulta popular ou participação dos membros do Poder Legislativo, eleitos como representantes do povo. A despeito da manutenção formal da constituição de 1946, por meio dos atos institucionais, os militares iam gradativamente dando forma ao novo regime. Segundo o Relatório da Comissão Nacional da Verdade,




  

    A ordem jurídica do regime militar era híbrida: ainda vigorava a Constituição de 1946, porém, nos limites estabelecidos pelos atos institucionais que passaram a ser editados. Em outras palavras, ao lado de uma ordem de base constitucional, de caráter permanente, havia uma ordem de base institucional, de caráter transitório, que vigoraria o tempo que fosse necessário para consolidar o projeto político dos militares. As Constituições de 1946 e de 1967 – alterada pela Emenda Constitucional no 1/1969 – e os atos institucionais editados durante o regime eram tidos pelos militares como normas fundacionais, a partir das quais se construiu o ordenamento jurídico da ditadura.24


  




  Nesse contexto de profundo autoritarismo, sistematização de um aparato repressivo, o controle sobre a imprensa representava uma importante estratégia para garantir legitimidade e silenciar o dissenso e a oposição. A censura – nos meios de comunicação, nas artes, nas universidades... – torna-se uma prática sistemática de cerceamento das liberdades individuais e de controle social, buscando garantir legitimidade à ditadura que se instalava e mascarar a sanha autoritária que se iniciava. Mesmo considerando que a censura, como prática sistemática, ganhará forças a partir do Ato Institucional n.º 5, devemos destacar que muitas




  

    ações repressivas foram cometidas pelo governo contra a imprensa e contra jornalistas entre 1964 e 1968. Assim ocorreu com [o jornalista] Hélio Fernandes, que teve seus direitos políticos cassados durante dez anos e, por críticas ao ex-presidente Castelo Branco, quando da sua morte em 1967, foi aprisionado na Ilha de Fernando de Noronha.25


  




  Podemos afirmar que a censura se estruturou a partir de "dois campos institucionais distintos": de um lado, a preocupação com a decadência moral da sociedade brasileira, que se expressava, por exemplo, no controle sobre a pornografia e o erotismo exibidos no teatro, nas novelas e no cinema, do outro lado, a censura política à imprensa tinha por foco as atividades de cunho jornalístico e a publicação de reportagens que pudessem atingir autoridades ou as estruturas de sustentação do regime.26




  No entanto, Robert Darnton faz o alerta de que "identificar a censura com coerções de todo tipo é trivializá-la", uma vez que existem diversos outros mecanismos de constrangimento levados a cabo tanto pelo Estado quanto por outros agentes de fora de sua esfera – como o mercado, por exemplo, ou a própria autocensura, que torna as relações entre censores e censurados bastante difusas. Contudo, o autor busca compreender a censura a partir dos mecanismos oriundos do poder coercitivo estatal, "ou outras autoridades constituídas, como organizações religiosas, em certos casos".27




  No Estado do Amazonas, o golpe civil-militar de 196428 trouxe rápidas consequências e logo a repressão se abateu sobre o meio político. Na ocasião da deflagração do golpe civil-militar, o Amazonas era governado por Plínio Ramos Coelho, que enfileirava o terceiro mandato consecutivo do PTB no governo do Estado. De imediato se estabelece uma profunda desconfiança de que, com a chegada dos militares ao poder, o governador eleito em 1962 permaneceria muito pouco tempo no cargo.29 Tal desconfiança era legítima e se fundamentava, tanto em questões referentes ao clima político vivenciado no país quanto a questões de política interna. Na primeira lista dos 102 nomes que tiveram seus direitos políticos cassados após o Ato Institucional n.º 1, divulgada em 10 de abril de 1964, já constavam os nomes de Gilberto Mestrinho, ex-governador do Amazonas (1958-1962), mas eleito deputado federal por Roraima, e do deputado federal Almino Monteiro Alvares Afonso, eleito pelo PTB em 1962. Almino Afonso havia sido o candidato mais votado para a Câmara dos Deputados pelo Amazonas, reelegendo-se com 13.870 votos e exercendo a função de líder do PTB na Câmara. Foi Ministro do Trabalho e da Previdência Social de João Goulart.30




  No mês seguinte, foi a vez do deputado Arlindo Porto (PTB) ter seu mandato cassado após reunião ordinária da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), tendo sido preso logo em seguida. A Câmara Municipal de Manaus também realizou um expurgo, cassando o mandato dos vereadores Manoel Rodrigues da Silva, ex-dirigente do Sindicato dos Estivadores, e Nathanael Rodrigues, todos eleitos pelo PTB, além do suplente Othon Mendes.31 Os sindicatos, como o Sindicato dos Estivadores, sofreram intervenção militar.32 No mês de junho, o governador Plínio Ramos Coelho teve seu mandato cassado, seus direitos políticos suspensos por dez anos e, meses depois, teve sua prisão decretada por ordem do governador Arthur Cézar Ferreira Reis.




  A repressão e a censura logo se estabeleceram no Estado: a relação de Arthur Cézar Ferreira Reis com os demais poderes da República logo se azedou, chegando ao ponto do governador, no auge desses conflitos, ordenar a ocupação militar do parlamento estadual. Da mesma forma, os conflitos com o Judiciário se intensificaram, sobretudo após as disputas decorrentes da decretação de um Habeas Corpus que favorecia o ex-governador Plínio Coelho, preso a mando de Arthur Reis.33 Nesse mesmo contexto, os jornais O Trabalhista e A Gazeta – que serão estudados ao longo deste capítulo – foram fechados por ordem do governador Arthur Cézar Ferreira Reis e seus redatores foram enquadrados na Lei de Segurança Nacional. Devemos observar que o fechamento destes dois jornais não pode ser classificado como um caso isolado, uma vez que outras publicações também sofreram com a censura e com a repressão no Estado. Podemos citar o caso da revista Cinéfilo – analisada em outro capítulo desta obra – que foi empastelada em maio de 1969, após o lançamento de sua quarta edição, que trazia a seguinte manchete: "Censura: Sim ou Não?".34 Embora o fechamento dessa revista tenha ocorrido após a decretação do Ato Institucional n.º 5, de dezembro de 1968, é possível perceber que seus articulistas vinham manifestando seu descontentamento com o aparato coercitivo e com a perseguição às liberdades artísticas há algum tempo. Em julho de 1968, no primeiro número da revista – meses antes, portanto, da decretação do AI5 –, Márcio Souza escreve um artigo intitulado Prática de um cinema para um país em guerra, no qual afirmava o seguinte:




  

    Os artistas que cederem à censura, não só traíram, como também assumiram um procedimento degradante. O radicalismo do serviço de censura é um traço da época. Nunca tivemos tanta consciência e vontade de ser livre, nem a repressão, nunca foi tão forte e bem armada como a de hoje.35


  




  Embora consideremos que, a partir do AI-5, a intensidade e a sistematicidade da censura sobre a imprensa se amplificam, não se pode negligenciar a censura que ocorre nos primeiros anos da ditadura. Para Carlos Fico,




  

    a partir de dezembro de 1968, com a edição do AI-5, houve uma intensificação da censura da imprensa, pois o decretum terribile permitia praticamente tudo. Desde então, a censura da imprensa sistematizou-se, tornou-se rotineira e passou a obedecer a instruções especificamente emanadas dos altos escalões do poder.36


  




  Devemos ressaltar, contudo, que "a censura sempre esteve ativa no Brasil, e formas diferenciadas dela persistem mesmo hoje, quando está formalmente abolida".37 Há uma tradição paternalista de controle do Estado tanto sobre a diversão e o entretenimento quanto sobre a circulação das informações que, de forma mais velada ou mais explícita, perpassa boa parte da trajetória republicana do país.38




  Diferentemente da censura que se estabelecia sobre as diversões públicas, os mecanismos de controle sobre a imprensa que tinham o objetivo de controlar o acesso à informação se efetivaram por meio de práticas não oficializadas e sigilosas. Para Kushnir, a referência à própria censura era um dos temas mais censurados pelo aparelho repressivo da ditadura militar, como uma forma de preservar a legitimidade do regime.39 Tal observação nos ajuda a compreender as razões do desagravo da censura local em relação à revista Cinéfilo, com sua capa em tom de denúncia à censura no país.




  No Brasil, bastante representativo é o caso do periódico Correio da Manhã, conhecido por suas emblemáticas manchetes de apoio à deposição de João Goulart e ao golpe em curso, porém alguns dias após o golpe, passou a ser considerado um adversário do regime, sofrendo represálias e sanções tais como a apreensão de exemplares que trouxessem matérias consideradas contrárias à imagem dos militares, asfixia financeira, não concessão de empréstimos, desautorização da veiculação de anúncios ligados ao governo ou a órgãos públicos e planejamento e execução de invasões e ataques à bomba à sede do veículo de comunicação até que, em 1974, acabou por encerrar suas atividades.40




  Neste capítulo, buscaremos apresentar a trajetória de dois periódicos amazonenses que, logo nos primeiros meses da ditadura militar, sofreram com o autoritarismo e com a repressão que já se instalavam no país e, particularmente, no Estado do Amazonas: são os periódicos A Gazeta e O Trabalhista, que tiveram suas portas fechadas em agosto de 1964 por ordem do então governador Arthur Cézar Ferreira Reis. Ambos exerceram um importante papel no período que antecedeu o golpe de 1964 e foram partícipes das disputas intestinas da classe política amazonense, tendo suas trajetórias entrecruzadas por rivalidades e antagonismos.




  1. A Gazeta: noticioso independente




  O jornal A Gazeta foi fundado dia 23 de janeiro de 1949 e, até o ano do seu fechamento, em 1964, desempenhou um compromisso com a notícia e fincou laços políticos que se romperam e se estabeleceram em momentos estratégicos da história política da cidade. A imprensa, dentro do quadro em que nós conhecemos, é um fenômeno moderno, que se estabeleceu dentro das demandas de cada tempo e ocasionou uma dinâmica nas informações. O periódico protagonizou momentos importantes para a história da cidade e trouxe nomes que até hoje são lembrados ao lado do crescimento de Manaus. O jornal, bastante representativo no contexto da cidade, passou por diferentes fases: entre 1949 e 1954 esteve sob a direção de Avelino Pereira e Álvaro de Melo. Depois disso, o jornal foi assumido por Arthur Virgílio Filho41 até 1958 e, de 1959 até 1964, de propriedade da empresa Difusão S/A, da qual também fazia parte o jornal O Trabalhista. Embora ambos pertencessem à mesma empresa, eram dirigidos por pessoas, características e abordagens diferentes, chegando a travar calorosas discussões políticas. Segundo Umberto Calderaro, "naquele tempo, o jornalismo era mais voltado para o panfleto. E era um Deus nos acuda, feito à base de insultos. Era um rasgar de ondas".42




  Ao analisar comparativamente os dois periódicos – A Gazeta e O Trabalhista – a partir de 1958, observamos que, enquanto o jornal A Gazeta enaltecia todas as atividades e realizações de Gilberto Mestrinho, o periódico O Trabalhista era utilizado como um veículo de informação e de propaganda do ex-governador Plínio Ramos Coelho.43




  Gilberto Mestrinho surgiu em um momento importante da cidade de Manaus e isso pode ser assistido por meio do periódico A Gazeta, que durante muitos anos firmou um compromisso com a figura de Mestrinho e com o cenário político amazonense, sobretudo em um momento estremecido da sociedade, que foi assombrada pelo espectro do Golpe Civil-militar. De sobrenome único, Gilberto Mestrinho de Medeiros Raposo nasceu no dia 23 de fevereiro de 1928 e viveu boa parte da sua infância no município de Lábrea. Viveu a sua adolescência na cidade de Manaus e sua vida política se estabeleceu muito cedo, sendo efetivada por sua participação em movimentos estudantis dentro da escola. Finalizou os seus estudos no Colégio Dom Bosco, mas não ingressou na universidade, pois teve que atender à demanda do seu próprio sustento. Aos 28 anos, Mestrinho já estava a serviço da política amazonense, ao ser nomeado, em 1956, prefeito da cidade de Manaus pelo então governador Plínio Ramos Coelho.




  No dia 30 de janeiro de 1960, era notícia no jornal A Gazeta a inauguração da cumeeira da mais nova maternidade da cidade de Manaus, tendo por nome Balbina Mestrinho, mãe de Gilberto Mestrinho. Nesse mesmo espaço, o jornal estampava a seguinte manchete: Um Ano de Realizações: Govêrno de Gilberto Mestrinho, um marco de progresso.44 A notícia dava destaque a obras desenvolvidas durante seu governo, tais como o hospital Getúlio Vargas, mercados, grupos escolares e quadras poliesportivas. Ao mesmo tempo que A Gazeta enaltecia a construção da maternidade, O Trabalhista estampava a seguinte manchete: Maternidade Balbina Mestrinho: motivo para roubalheira e demagogia. A notícia trazia fortes denúncias sobre o processo de contratação da obra, apontando superfaturamento.




  

    A imprensa do Sul, a imprensa local e os que desejam viver nas verbas governamentais, afirmam que Manaus nunca teve u'a Maternidade e que as mães amazonenses pariam na rua, sem a menor assistência e aos cuidados tão somente de parteira, incapazes. (...) Acontece que Manaus possui uma maternidade exemplar, mantida pela SESP e anexa à Santa Casa de Misericórdia. (...) Isso por si só, desfaz a demagogia dos lambedores do governador. (...) A verdade nua e crua em derredor da Maternidade Balbina é esta: a pedra fundamental foi posta pelo governador Plínio Coelho, o material custou três vezes o valor real. A construção está pelo olho da cara e só tem fachada, além do que as parturientes estão passando no meio de luxo aparente.45


  




  Os ataques à figura de Gilberto eram respondidos por meio do jornal A Gazeta. Ao jornal, Mestrinho declarou que sentia muito por todas as investidas do outro periódico e que todos os envolvidos mereciam a sua "integral confiança e solidariedade". Em raras ocasiões seus editores faziam uso de palavras indecorosas ou bombardeavam o jornal O Trabalhista da mesma forma que este o fazia.




  Em uma coluna chamada "Você Sabia" no jornal O Trabalhista, em 12 de dezembro de 1961, o editor faz menção de forma pejorativa ao jornal "A Gazeta". Já outra coluna, escrita pelo pseudônimo João de Deus, tinha como título da matéria "A Renúncia". O texto era destinado a uma possível renúncia do governador Gilberto Mestrinho, que se caso ele tomasse essa decisão, nenhum mérito seria atribuído:




  

    Sonhamos em ver um dia Mestrinho sem o título de Governador ou qualquer outro título efetivo, a exemplo de Plínio (...) Renuncia, Gilberto! E não estás fazendo mais que tua obrigação. Lembra-te de que em tua posse disseste que se tivesse um dia de brigar com Plínio, preferias renunciar. Então cumpre tua promessa ao menos no fim. Dá uma pincelada de honra no quadro teórico de tua desgraçada carreira política.46


  




  Vale destacar que as disputas em torno da sucessão presidencial no ano de 1960 foram bastante acirradas, e um quadro bastante complexo se estabeleceu a partir da articulação de uma campanha que incentivava o voto em torno dos nomes de Jânio Quadros e João Goulart, o que ficou conhecido como movimento Jan-Jan. No Amazonas, tal ruptura provocou uma forte disputa entre as principais lideranças do PTB estadual, Plínio Ramos Coelho e Gilberto Mestrinho, levando-os a um rompimento da aliança estabelecida desde a nomeação de Mestrinho para a prefeitura de Manaus, durante o primeiro mandato de Plínio Coelho, e a uma violenta troca de acusações por meio da imprensa.47




  Em janeiro de 1962, ano de eleições para o Executivo estadual, uma matéria intitulada O que foi o governo do Sr. Plínio Ramos Coelho comenta sobre o desprazer da sociedade amazonense com a possibilidade de seu retorno ao governo, pois as questões administrativas não estavam bem ajustadas no período: o sabonete, a pasta de dente, o guarda-chuva passaram a ser artigos de luxo com o aumento do imposto de importação, logo, aumentava para o povo também. Desde o governo de Álvaro Maia, a situação econômica da cidade de Manaus já estava preocupante e o sistema adotado pelo Estado na época não favorecia e nem creditava a devida importância para a produção local, ocasionando uma diminuição nas taxas de impostos em cima de produtos que eram importados, diferentemente da produção local, que pagava, a duras penas, o valor até duas vezes maior. Por esse motivo, fez-se necessária uma reforma para reestruturar a economia da cidade, e essa situação demonstra a pouca habilidade de Plínio para as demandas internas e burocráticas. Ele, dentro da sua formação como advogado trabalhista, desempenhava um bom papel, mas para questões administrativas, como é comentado por Mestrinho em entrevista, ele não tinha muitas experiências e isso era uma das principais críticas em matérias produzidas pelo jornal A Gazeta até metade do ano de 1962.




  A partir do mês de agosto de 1962, o jornal passou a apoiar Plínio Ramos Coelho, e não houve nenhuma justificativa da parte dos editores para essa mudança. Em colunas estreitas, iniciou-se uma propagação massiva e incentivos à candidatura de Plínio ao governo, colocando-o como o candidato que representava os anseios do povo. Como é visto em um quadrante no jornal A Gazeta: "GILBERTO quer PLÍNIO no Governo".48




  De fato, com a aproximação das eleições de 1962 para o governo do Estado do Amazonas e com a possibilidade de firmar um terceiro mandato trabalhista, a reaproximação entre Mestrinho e Plínio era extremamente necessária para a consolidação do PTB no Amazonas. Possivelmente não havia outro candidato trabalhista que pudesse ter o peso eleitoral e a popularidade do ex-governador. Ao mesmo tempo, seria improvável um sucesso eleitoral sem o apoio de Gilberto Mestrinho. Assim, o então deputado federal Arthur Virgílio Filho ficou responsável pelo movimento de pacificação do Amazonas e pela reaproximação entre os dois desafetos políticos. Arthur Virgílio havia sido colega de Plínio Ramos Coelho no curso de Direito na Universidade de Manaus e, posteriormente, ambos foram eleitos para a Assembleia Legislativa na mesma legislatura. Sobre esse contexto, Mestrinho afirma que




  

    O Plínio tinha me botado na política e eu admirava muito ele, mas ele tinha muito ciúme e com isso ele ficou sozinho. Um dia, o Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Filho, que era deputado federal, me procurou e disse-me: olha, Gilberto, não briga com o Plínio. Mas ele era muito difícil.49


  




  Assim, a despeito das fissuras que a disputa presidencial provocou na relação entre os dois políticos, Gilberto Mestrinho manifestou seu apoio à candidatura de Plínio Coelho para o governo do Estado do Amazonas não sem alfinetar o antigo padrinho político e desafeto: "Depois de derrotá-lo duas vezes [...] vou lançar a candidatura do sr. Plínio Coelho à minha sucessão, na convenção do PTB".50




  No âmbito político, as relações se restabelecem e se dissolvem rapidamente: figuras políticas que antes se confrontavam, agora apoiam-se. Em 1962, foi inaugurada a Casa do Povo, um local organizado para a concentração do comitê central da candidatura de Plínio Ramos Coelho. Nesse espaço, reuniam-se os líderes trabalhistas e simpatizantes das políticas de Gilberto e Plínio. Foi um momento célebre para os dois políticos, que teceram elogios mútuos e declararam uma sociedade amazonense avante para o progresso. São inúmeras as colunas veiculadas no jornal A Gazeta que propagavam o apoio a Plínio e que qualificavam a relação dele com Mestrinho. A vitória já era considerada certa! Em uma coluna dizia-se:




  

    A vitória de Plínio será completa, confirmando aquilo que afirmamos em edição anterior: Plínio Coelho vencerá no centro da cidade. O que ocorre na Saldanha Marinho e da Epaminondas está se verificando em tôda cidade. O povo está satisfeito com o governador Gilberto Mestrinho. Sabe dos benefícios que recebeu com as administrações trabalhistas. E a vitória a 7 de outubro será de Plínio Coelho.51


  




  O resultado da eleição apontou para a consolidação do prestígio do PTB no Estado: Plínio Ramos Coelho foi eleito para o terceiro mandato do PTB no Amazonas, fazendo 54.800 votos, contra 42.878 de Paulo Pinto Nery. O partido conseguiu eleger seus dois senadores: Antovila Mourão Vieira e Arthur Virgílio Filho Álvaro Maia novamente fora derrotado em uma eleição, o que confirma a queda gigantesca em seu prestígio. Nessa mesma eleição, Gilberto Mestrinho se filiou ao PST e se elegeu deputado federal pelo território de Roraima. A vitória eleitoral de Plínio Ramos Coelho representou a consolidação da hegemonia trabalhista no Estado do Amazonas, uma vez que, com aquela vitória, o PTB enfileirava três mandatos consecutivos e (aparentemente) fragilizava a oposição alvarista.52




  Com o golpe de 1964, o nome de Gilberto Mestrinho estava na primeira lista de cidadãos que tiveram mandatos e direitos políticos cassados em decorrência do Ato Institucional n.º I, em 10 de abril de 1964. Em 14 de junho, foi a vez do governador Plínio Ramos Coelho (PTB) ter seu mandato cassado e seus direitos políticos suspensos por dez anos. Mesmo com a deposição, o ex-governador não teve descanso e acabou sendo preso em virtude das denúncias de corrupção. No mesmo dia da prisão do ex-governador Plínio Coelho, os jornais A Gazeta e O Trabalhista, ambos pertencentes ao grupo Difusão, foram fechados por ordem do então governador Arthur Cézar Ferreira Reis, sendo seus redatores enquadrados na Lei de Segurança Nacional. Seu redator-chefe, Manoel José Antunes, foi preso e recolhido ao quartel da milícia.53




  2. O Trabalhista: disputas políticas e o golpe civil-militar no Amazonas




  O periódico O Trabalhista circulou no Estado do Amazonas entre os anos de 1960 e a 1964, embora tenha circulado por um curto período, em 1945. Notabilizou-se como um dos mais importantes jornais do Amazonas, participando de forma efetiva da vida político-partidária do Estado até agosto de 1964, quando, por ordem do governador Arthur Cézar Ferreira Reis, foi obrigado a encerrar suas atividades, mesmo destino do jornal A Gazeta, ambos de propriedade da empresa Difusão S/A. Entre os anos de 1960 e 1962, sua sede ficava localizada na Avenida Getúlio Vargas, n.º 891, Centro. Nesse período, o jornal tinha a seguinte tabela de preços:




  

    assinatura para o país, anual – Cr$ 1.000,00 e semestral – Cr$ 600,00, para a entrega a domicílio em Manaus a assinatura custava, anual – Cr$ 1.500,00 e semestral Cr$ 800,00 e o preço do exemplar era de Cr$ 10,00.54


  




  A partir de 1963, o periódico muda de endereço e sua sede passa a ser na Rua Saldanha Marinho, n.º 465/437, Centro, e tinha as seguintes tabelas de preços "assinatura anual Cr$ 5.000,00, semestral Cr$ 3.000, número avulso Cr$ 50,00 e numero atrasado Cr$ 60,00".55




  O periódico era editado pelo líder trabalhista Plínio Ramos Coelho, governador eleito do Amazonas em duas ocasiões (1954 e 1962). No entanto, a fundação do periódico coincide com um momento de ruptura entre as principais lideranças petebistas – Plínio Coelho e Gilberto Mestrinho – e vai se tornar importante porta-voz das posições políticas do então ex-governador.




  Diante da disputa sucessória de 1960 à presidência, as divisões que ganharam corpo em todo o país atingiram em cheio o Estado do Amazonas e provocaram uma forte ruptura entre suas lideranças políticas. As principais lideranças do PTB adotaram posições antagônicas durante o processo de disputa eleitoral, levando a um rompimento entre Plínio Ramos Coelho (governador do Amazonas entre 1954 e 1958) e Gilberto Mestrinho (eleito governador em 1958). Enquanto Mestrinho, seguindo as orientações da cúpula do partido, apoiava a candidatura de Henrique Lott (PSD), Coelho apoiava a dobradinha Jânio-Jango.




  A despeito de Mestrinho ter entrado na vida política pelas mãos de Plínio Coelho – que, em setembro de 1956, indicara seu nome para prefeito de Manaus e, logo após, para Secretário de Economia e Finanças no governo estadual –, naquele momento, as relações entre eles já pareciam bastante desgastadas. Na ocasião da escolha do nome que o partido indicaria para a sucessão ao governo do Estado em 1958, já podemos observar indícios de que Plínio e Mestrinho já se encontravam em lados opostos, disputando posições de liderança na cúpula do PTB.56




  Contudo, as disputas entre Mestrinho e Plínio irão se incendiar por ocasião da campanha presidencial de 1960. Mesmo com a nomeação para a prefeitura de Manaus, Plínio Ramos Coelho apoiou a dobradinha Jânio-Jango, enquanto Gilberto Mestrinho seguiu as orientações da cúpula do partido e apoiou a candidatura de Henrique Lott. Essa divisão acarretou um rompimento pessoal entre eles e gerou intensas disputas políticas e troca de acusações. Gilberto Mestrinho, que assumira a organização da campanha pró-Lott no Amazonas, repetidamente argumentava que renunciaria ao cargo de governador do Estado caso seu candidato fosse derrotado.




  O periódico O Trabalhista começou a ser editado no ano de 1960 em meio às tensões políticas provocadas pela proximidade do pleito presidencial de 1960. Para deixar claro seu apoio à candidatura de Jânio Quadros à presidência da República, Plínio Ramos Coelho utilizava o periódico O Trabalhista, fazendo forte campanha em favor da eleição da dupla Jan-Jan. Em documento intitulado Nona Carta aos Trabalhadores, o ex-governador afirmava acreditar na vitória de Jânio Quadros e João Goulart por considerar que o candidato apoiado pelo PTB, Henrique Lott, era um dos generais que exigira a renúncia de Getúlio Vargas em 1954. Ademais, o periódico imputava a Jânio Quadros um nacionalismo que estaria ausente no candidato Henrique Lott, atribuindo a Jânio Quadros o papel de continuador da obra de Getúlio Vargas. No documento, Plínio afirmava:




  

    Creio na vitória de Jânio Quadros e de João Goulart porque o ex-Governador paulista realizou no maior parque industrial da América do Sul tudo quanto Getúlio Vargas sonhara para o Brasil ao construir Volta Redonda, ao fundar a Fábrica Nacional de Motores, ao disseminar pelo Território Nacional Escolas Técnicas e João Goulart deu aos trabalhadores como vice-presidente da República tudo quanto a reação de Juscelino Kubitschek não pode evitar – reclassificação do funcionalismo federal, Lei Orgânica de Previdência Social, continuando, pois, a inolvidável obra de Getúlio Vargas.57


  




  É extremamente simbólico observar que, na capa que trazia a Nona Carta aos Trabalhadores, a carta testamento de Getúlio Vargas estava transcrita integralmente em primeiro plano, com uma foto de Getúlio Vargas no caixão e com os seguintes dizeres: "Este é o sétimo signatário da Carta Manifesto dos Generais e que levou Getúlio ao suicídio". Coelho fazia referência ao fato de Lott ter sido um dos signatários do Manifesto dos Generais, de 22 de agosto de 1954, documento pelo qual 19 generais de exército, entre eles Castelo Branco e Henrique Lott, exigiram a renúncia de Getúlio Vargas.




  A partir da análise de uma sátira política intitulada, Carta a um Cumpade, publicada no jornal O Trabalhista, podemos observar as intensas disputas e rivalidades que se originaram da divisão interna no PTB amazonense e da forte animosidade entre Plínio Ramos Coelho e Gilberto Mestrinho. A sátira apresentava a conjuntura política da seguinte forma:




  

    Nu mês di utubro vai tê as enleições pra presidente. Dois homen istão querendo o gaio: JANU e LOTI. Tudos dois ambos tem o cumpade JANGU como cumpanheiro. Como podes vê, ta di cuiér pro cumpade JANGU. O nigócio bomba é a briga Du professo [Gilberto Mestrinho] com o cumpade Prinio. A briga é grussa, cumpade. O disafuro é midonho. Pur causa disso, o professo jogou na rua u cumpade Prinio i a cumade Nazaré. Inté os amigos do Prinio istão indo pru balatal. A cusa istá isquentando. Cum esses óios que Deus mi deu, fui oiá u cumício Du prufessô i di Dna. Edina (ela é fia do marechá Loti). Não Gustei. Tinha puçá genti i não istava animado. O qui esses óio viu fui muito cumunista. Benza Deus? Dispôs dei uma ispiada nu cumício Du Prinio. Nem lhe cunto. Gente era mato. Vivas a Prinio – Jani e Jangu era mesmo qui peixe em cardumi. Inté parecia carnavá. Pelos qui meus óio viu, axu a vassura vai varrê os Lotis (O Trabalhista, 24/8/1960).


  




  Na sátira, podemos observar a proporção que a disputa entre o professor Gilberto Mestrinho e o compadre Plínio Coelho alcançou no Estado do Amazonas. Por meio de seu jornal, O Trabalhista, Plínio constantemente fazia referência às críticas feitas por Mestrinho e seus correligionários ao seu governo. Afirmava ele que os "panfletários e áulicos do governador e o próprio governador andam dizendo cobras e lagartos do governo Plínio Coelho, espalhando infâmias, difundindo calúnias, derramando mentiras".58




  A sátira faz menção, ainda, à demissão de Plínio Ramos Coelho da prefeitura de Manaus no auge destas disputas, em agosto de 1960 ("o professo jogou na rua u cumpade Prinio"). O próprio Mestrinho havia indicado o correligionário para o cargo, em janeiro do mesmo ano, em meio a especulações de que a indicação de seu nome representava um compromisso com a candidatura do Marechal Lott, uma barganha política visando neutralizar sua adesão ao movimento janista.59




  Em resposta à sátira política publicada n'O Trabalhista, o Jornal do Commercio publicou um artigo em forma de carta intitulado Compadre Plínio. A carta ironizava a opção de Plínio em apoiar o candidato Jânio Quadros dizendo que




  

    Com a vitória de Lott, haverá uma pausa até a próxima campanha política, em 1962. Aí é que eu quero ver, não é, compadrezinho? O Sr. ainda vai ser candidato? Por que partido? Pela UDN, não é, compadre?.60


  




  As disputas entre Mestrinho e Plínio tornavam-se cada vez mais agudas. Em manifesto do movimento Lott-Jango, Plínio Coelho era apresentado como o inimigo número um do funcionalismo amazonense, enquanto Gilberto Mestrinho era o grande defensor do funcionalismo público. O manifesto salientava que, para prestigiar Mestrinho, os servidores deveriam lutar pela vitória de Lott, já que deveriam lembrar-se que foram "miseravelmente esbugalhados em seus legítimos direitos graças à arbitrariedade de um mau governante como o Dr. Pata Choca (Plínio Ramos)". Além de ser chamado de Plínio Pata Choca, o ex-governador era tratado como o "doidinho que desgovernava o Estado".61 O Jornal do Commercio, claramente identificado com Gilberto Mestrinho, afirma que as desavenças entre ambos iniciaram no governo de Mestrinho, pois Plínio só queria que Mestrinho agisse com sua licença, "queria que o prof. Gilberto Mestrinho fosse o seu boneco".62




  Embora Jânio Quadros tenha vencido as eleições presidenciais de outubro de 1960, tendo recebido 48% dos votos do eleitorado contra 32% dados a Henrique Teixeira Lott e 20% a Ademar de Barros, no Estado do Amazonas a vitória foi de Lott.63 Apesar dos esforços de Plínio Coelho, seu candidato recebeu apenas 23.812, contra 32.324 do candidato pessedista. Decerto, o candidato do PSD contou com o apoio de importantes lideranças políticas locais – como Gilberto Mestrinho e Álvaro Maia –, com o claro apoio do maior jornal em circulação no Amazonas – o Jornal do Commercio – e com a utilização da máquina pública, instrumentalizada a favor de Henrique Lott pelo governador Gilberto Mestrinho.64




  Mesmo após o desfecho da campanha eleitoral de 1960, as desavenças entre Gilberto Mestrinho e Plínio Ramos Coelho prosseguiram e o periódico O Trabalhista continuou veiculando severas críticas a Mestrinho e ao Executivo estadual. Por ocasião da inauguração da maternidade Balbina Mestrinho, o periódico fez severas acusações de superfaturamento no processo de conclusão da obra, que levava o nome da mãe do governador Gilberto Mestrinho.




  

    Maternidade Balbina Motivo para roubalheira e demagogia




    Não precisa ser profeta para adivinhar o pensamento e os de um governo como do senhor Gilberto Mestrinho, cuja exaltação não decorre de uma obra administrativa que tenha conquistado o coração do povo e sim as facilidades com que ele abre os cofres do tesouro estadual do Amazonas para propaganda publicitária de sua administração. Quem tem oportunidade de pelo Brasil afora conhece a vontade e a sede de alguns picaretas da imprensa em vir ao Amazonas, em dar a sua bicada no já fabuloso e lendário "novo Amazonas" do mui ilustre governador Mestrinho.65


  




  Por ocasião da primeira eleição para a prefeitura de Manaus, as disputas entre Gilberto Mestrinho e Plínio Ramos Coelho intensificam-se ainda mais: Plínio Coelho coloca seu nome na disputa naquela que seria a primeira eleição para o cargo após o período getulista,66 quando a prefeitura era uma indicação do governo do Estado. No entanto, Gilberto Mestrinho apoiou a candidatura do jornalista Josué Cláudio Souza. Em meio à disputa, o periódico O Trabalhista fazia constantes denúncias de perseguição e de tentativas de intimidação:




  

    O desespero dos governistas mais e mais vem se acentuando neste quase fim de campanha. E já passaram agora da simples ameaça para a provocação direta. Esperam com isso, certamente que de nossa parte haja uma reação para então poderem justificar os atos de violência que têm caracterizado esse governicho em todos os momentos. Exemplo dessa atitude vergonhosa e antidemocrática, é o que vem acontecendo com os volantes do governador, pagos pelos cofres públicos, cujos encarregados não só passam dizendo impropérios e infâmias rua afora, como também param os veículos em frente a residências de correligionários do líder Plínio Coelho proferindo desaforos e imprecações.67


  




  A despeito das fissuras que a disputa presidencial provocou na relação entre Plínio e Mestrinho, Gilberto Mestrinho manifestou seu apoio à candidatura de Plínio Coelho para o governo do Estado do Amazonas, não sem antes alfinetar o antigo padrinho político e desafeto, fazendo referência às vitórias do Marechal Henrique Lott no Amazonas (nas eleições de 1960) e de Josué Cláudio Souza, para a prefeitura de Manaus:




  

    Depois de derrotá-lo duas vezes, a primeira no pleito presidencial e a segunda na eleição do prefeito de Manaus, vou lançar a candidatura do sr. Plínio Coelho à minha sucessão, na convenção do PTB".68


  




  Em outubro de 1962, com o apoio do então deputado federal Arthur Virgílio Filho, responsável pelo movimento de pacificação do Amazonas, Plínio Ramos Coelho elegeu-se mais uma vez governador do Amazonas, derrotando Paulo Néry, apoiado pelo PSD e pela UDN. O trabalhismo amazonense se consolidava no cenário político local, enquanto a oposição se desarticulava.69




  Após o golpe civil-militar de 1964 e a deposição do governador Plínio Coelho, o periódico O Trabalhista – juntamente com o periódico A Gazeta – é fechado pelo governador Arthur Cézar Ferreira Reis. O procurador do Estado, Leandro Tocantins, declarou que o fechamento dos dois jornais "foi um imperativo das conclusões do inquérito policial-militar que enquadrou os seus diretores e redatores incursos na Lei de Segurança Nacional". O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas, Miranda Braga, que era secretário dos jornais interditados, foi enquadrado na Lei de Segurança Nacional (LSN) e se encontrava foragido da justiça. Seu redator-chefe, Manoel José Antunes, foi preso e recolhido ao quartel da milícia. Tal atitude levou a Associação Amazonense de Imprensa (AAI), sob a presidência de Aristophano Anthony, a redigir um ofício endereçado ao governador, apelando para que os dois jornais que se encontravam ocupados pelas forças da Polícia Militar fossem autorizados a voltar a circular normalmente. O presidente da AAI recebeu em resposta do senador Arthur Virgílio, um documento no qual prestava sua solidariedade a "todos os jornalistas amazonenses atingidos pela medida arbitrária do governador Arthur Reis".70 O senador Desiré Guarani atribuiu o fechamento dos periódicos à publicação de um ofício do Tribunal de Contas da União indicando nomes de pessoas que teriam deixado de prestar contas de verbas recebidas da SPVEA quando Arthur Reis era superintendente, o que caracterizaria uma pequena vingança pessoal contra Plínio Ramos Coelho, governador à época.71




  Considerações Finais




  Neste capítulo, buscamos analisar dois periódicos amazonenses que tiveram importante circulação no Estado, até serem fechados por ordem do governador Arthur Cézar Ferreira Reis, nos primeiros meses da ditadura militar no estado – A Gazeta e O Trabalhista. Na análise, foi possível perceber as trajetórias destes dois jornais e demonstrar que ambos estiveram presentes em boa parte das disputas políticas ocorridas no estado do Amazonas, principalmente entre 1960 e 1964. Tal envolvimento caracterizou-se como uma tomada de posição, uma vez que se o jornal O Trabalhista era quase um porta voz dos interesses de Plínio Ramos Coelho, mesmo que de forma menos explícita, o periódico A Gazeta era muito próximo de Gilberto Mestrinho, sobretudo a partir de 1960. Mesmo que ambos estivessem ligados ao Partido Trabalhista Brasileiro, as disputas intestinas dentro do partido foram grandes e ocasionaram rivalidades e rupturas entre as principais lideranças trabalhistas do Estado. Com o golpe de 1964, a "Operação Limpeza" vai incidir sobre o Estado e as lideranças trabalhistas – que perfilaram três mandatos em sequência e que haviam conquistado a hegemonia política no Estado72 – sofreram com cassações e perseguições: o ex-governador Gilberto Mestrinho teve seus direitos políticos cassados na primeira lista divulgada no contexto do AI-1 e o então governador Plínio Ramos Coelho foi deposto de seu cargo em junho de 1964 e, em agosto, teve sua prisão decretada por ordem de Arthur Cézar Ferreira Reis. Foi justamente nesse contexto de autoritarismo e repressão que os jornais O Trabalhista e A Gazeta – periódicos claramente identificados com o trabalhismo no Amazonas – tiveram suas atividades encerradas pelo governador Arthur Cézar Ferreira Reis. Além de ambos estarem alinhados com o Partido Trabalhista Brasileiro – o que por si só já justificaria o seu fechamento naquele contexto no qual o PTB havia se transformado no grande inimigo da 'Revolução' e no qual, pelo país afora, multiplicavam-se as prisões políticas de membros e simpatizantes do partido –, pesou sobre a decisão de fechamento o receio em relação à repercussão da prisão de Plínio Coelho. Vale ressaltar que a prisão do ex-governador e o fechamento dos periódicos ocorreram exatamente no mesmo dia: 10 de agosto de 1964. Arthur Reis temia que a cobertura jornalística da prisão do líder trabalhista pudesse ser utilizada como ferramenta de mobilização da opinião popular contra o autoritarismo do governo. Por fim, nos parece que discutir a censura e o cerceamento à liberdade de imprensa é uma tarefa urgente e necessária em tempos como estes, nos quais o flerte com o autoritarismo e com a ditadura é cada vez mais presente. Não foram apenas os jornais A Gazeta e O Trabalhista que foram atingidos pelo autoritarismo: era o início de um processo de silenciamento da imprensa e de controle sobre a informação e sobre as artes que duraria mais de duas décadas. Foi um golpe contra a imprensa brasileira e amazonense. Sofremos todos nós.


OEBPS/Images/titlepage.jpeg
César Augusto B. Queirés
ORGANIZADOR

HISTORIAS
IMPRESSAS

IMPRENSA E PERIODISMO
NA REGIAO NORTE
(1930-1988)






OEBPS/Images/cover.jpg
CESAR AUGUSTO B. QUEIROS
ORGANIZADOR

HISTORIAS
IMPRESSAS

IMPRENSA E PERIODISMO
NA REGIAO NORTE
(1930-1988)

VALER FAPEAM

EEEEEEE













